[Flávio Bittencourt]

Rangel Cavalcante conta Casos & Causos na revista Estados & Municípios

Uma estória da dupla do tipo Tom & Jerry: Adhemar de Barros versus Jânio Quadros, na disputa pela presidência, em 1960.

 

 

 

 

 

 

 

"ADHEMAR DE BARROS (1901-1969)
Ao longo dos anos 50, a vassoura de Jânio e o trevo de Adhemar de Barros protagonizaram o Fla-Flu da política paulista. Hegemônicos desde 1938, quando o filho de fazendeiros de Piracicaba foi nomeado interventor por Getúlio Vargas, os ademaristas não conseguiram resistir ao inimigo que prometia varrer a corrupção.
"

(http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/o-populismo-como-religiao)

 

 

 

 

 

 

"JÂNIO QUADROS: UM ATOR NA PRESIDÊNCIA!


By humberto | março 6, 2012 - 11:23 am - Posted in COLABORAÇÃO
 “Completamente injusta! Que ele bebia, bebia – e muito! – mas nunca o vi bêbado. Quando estava nos palanques, Jânio fazia aquela encenação do ator, mas canastrão! Cabelo despenteado, caído no olho, caspa no paletó… Mas vi, na viagem á Europa com ele, que aquilo tudo era teatro, uma maneira de ganhar voto. Eu estive dez dias com ele no navio.Bebíamos toda noite. Jânio bebia três vezes mais do que eu, misturava uísque com uma cerveja – Guiness – , forte pra burro. Mas,na intimidade,ao contrário do que ocorria no palanque, estava sempre bem-vestido, limpo, bem penteado, lúcido, bem articulado. Quando bebia, Jânio nem a fisionomia mudava. Era do ramo.

(http://humbertodealmeida.com.br/?p=2169 - 

HUMBERTO DE ALMEIDA, Eu Plural - "Crônicas. Fatos. Causos & Coisas")


 


                                                             OBRIGADO, REVISTA VEJA

                                                             OBRIGADO, HUMBERTO DE ALMEIDA!

                                                             OBRIGADO, RANGEL CAVALCANTE!

 

 

15.7.2012 - Os infelizmente já falecidos políticos Adhemar de Barros e Jânio Quadros eram como Tom e Jerry - Eles viviam às turras, lutando pelo poder em São Paulo. (EM 1960, ENFRENTARAM-SE ESSAS DUAS "VELHAS RAPOSAS" NA DISPUTA PELO PODER MÁXIMO DO EXECUTIVO BRASILEIRO: A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, e o Prof. Jânio, proclamando-se eficiente administrador público, cultor da gramática do idioma, moralista e honesto, venceu a disputa.)  F. A. L. Bittencourt ([email protected])

 

 

 

 

O COLUNISTA RANGEL CAVALCANTE,

DE ESTADOS & MUNICÍPIOS - A revista

de gestão pública mais lida do Brasil -,

RECONTOU, ÀS PÁGS. 66 - 67 DA

EDIÇÃO DE MAIO DE 2012 (nº 225)

 

"SUTILEZAS

 

Jânio Quadros e Adhemar de Barros formaram, sem dúvida, a mais perfeita dupla Tom & Jerry da política brasileira, ao mesmo tempo adversários e inimigos figadais. Nenhum dos dois perdia uma chance de esculhambar o outro. Durante a campanha pela presidência da Republica em 1960, da qual Jânio saiu vitorioso, Adhemar fazia um comício na cidade gaúcha de Vacaria e mandava brasa no adversário. A certa altura do inflamado discurso, discorria sobre as obras do seu governo em São Paulo, destacando a construção do Hospital Psiquiátrico do Pinel, para doentes mentais. E aproveitou para dar uma espetada em Jânio:

- Infelizmente não foi possível internar todos os doidos de São Paulo. Um deles escapou e vai fazer um comício aqui, amanhã!

No dia seguinte, era o comício de Jânio, que cuidou de dar o troco:

- Quando governei São Paulo, construí várias penitenciárias. Mas, mesmo assim, não conseguimos trancafiar nelas todos os ladrões do estado. Um deles escapou e fez um comício aqui, ontem! " (pp. 66 - 67)