Quer dormir tranqüilo?


 Então, não tome seu último cafezinho às vésperas de ir para a cama; não faça seus exercícios físicos, sua ginástica, próximos ao horário em que costuma pegar no sono; também, não convém encher a “pança” já morto de vontade de se aboletar em seu aconchegante colchão. 


Procure não se estressar muito, muito menos, minutos antes do momento em que tem por hábito ir deitar-se; brigas com os filhos ou com a patroa, nem pensar; com a sogra...hum!...não é de bom alvitre nunca. Não beba seu uisquinho nem a “cerva”, além da conta ou quase à hora de nanar, pois, dificilmente, terá um sono solto, legal, reparador.


 Tente ler um bom livro ou mesmo aquele de capa bonita e com cara de caro, que o amigo aconselhou ou com o qual o presenteou, porque já dizia o sábio Sandoval que qualquer leitura é melhor que nenhuma. O bom, certamente, o aliviará das tensões do dia corrido e o fará entrar em alfa sem problemas; o ruim o forçará a cair num sono profundo logo às primeiras páginas.


 Se sua esposa, namorada, “caso”, amante, concubina ou amasiada estiver disposta, dê a ela o melhor ou tudo de si; em contrapartida, meu velho, a noite será curta para o maravilhoso sono de vocês dois.


Vá para a cama pensando em como seria bom se, ao acordar no dia seguinte, se descobrisse como um dos sorteados da mega ou da dupla sena acumulada.


 Quer, mesmo, dormir tranqüilo?


 Assista a um bom filme. Converse com seus amigos, ainda que seja por telefone; brinque com seus filhos numa boa. Cace conversa com sua mulher; porém, se ela estiver muito chata ou você sem “saco”, aí é ideal esperar um pouco: vá tomar um banho morno, ingira um copo d’água; faça suas orações, se é crente em um ser superior; medite, relaxe, respire fundo. Não vá teimar em buscar reconsiderações, explicações ou justificativas, principalmente, existenciais, no final da noite. Se queria filosofar ou deliberar sobre sua vida pregressa ou futura, por que não aproveitou o dia que passou? Olhe lá! Não queira descascar todos os pepinos e abacaxis enquanto aguarda chegar o momento de cair nos braços de morfeu: possivelmente, não conseguirá uma coisa nem a outra.


 Não leve trabalho excedente para casa, muito menos queira fazê-lo para tentar atrair o sono. Vá para a cama imbuído da certeza de que, se mais não fez durante todas as horas anteriores, não foi por desleixo, mas porque descobriu que não precisava fazer além do que fora feito. Não tenha pressa em dormir. Acomode-se bem. Aclimate-se: ajuste as fontes de frio ou calor a seu gosto.


 Lembre-se de situações ou de cenários que lhe trazem sempre boas recordações. Sorria, sozinho, na penumbra de seu quarto ou com as luzes na luminosidade que mais aprecia. Feche os olhos, se isso lhe dá conforto.


 Procure tirar da imaginação cenas ruins que presenciou. Esqueça-se da tolice que foi ter contraído aquele empréstimo em consignação, sem a menor necessidade, apenas para “aproveitar” os juros baixos que o credor estava oferecendo.


 A propósito, se você quer, de verdade, dormir tranqüilo, tente não cair na conversa desses agiotas que vivem querendo lhe financiar os sonhos. Com enorme facilidade eles se transformam em pesadelos.


 Se o amigo acredita ser impossível seguir os conselhos que elencamos, fique sabendo que existem outros, tão ou mais eficazes que esses. Fique à vontade! Faça como melhor lhe convier, mas coloque isto na cabeça e o encare com muita seriedade: quem dorme um sono tranqüilo tem muito mais chance de ter um dia feliz.