O Palácio das Lágrimas de Clodoaldo Freitas no 9º Círculo Literário Virtual de Entretextos

O Portal Entretextos realiza no sábado, 21, às 16h, pelo Zoom, a 9a. edição do Círculo Literário Virtual Entretextos. Desta feita, o foco é a obra O Palácio da Lágrimas, de Clodoado Freitas. Para esta versão, o texto escolhido contará com estudo de Socorro Rios Magalhães, da Academia Piauiense de Letras. Crítica literária, doutora em Literatura, aposentada da Universidade Federal do Piauí e em atividade na Universidade Estadual do Piauí. Ao estudo, seguir-se-ão leituras de encantamento de Rios Magalhães, Whashigton Ramos, Aldaires Pereira e Dilson Lages Monteiro.

Clodoaldo Freitas (1855-1924), escreve Maria Lígia Fernandes Costa, "bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Recife e teve intensa vida profissional, destacando-se como jornalista, jurista, político e literato. Sua obra foi publicada à época na imprensa periódica e em revistas". Destacou-se, também, como um dos líderes que fundou, em 1917, a Academia Piauiense de Letras.

Na orelha da obra impressa, em resgate e edição da historiadora Teresinha Queiroz, Maria Lígia informa que "O Palácio das Lágrimas circulou pela primeira vez em folhetins no Diário do Maranhão, da cidade de São Luiz, em junho de 1910". Segundo ela, "Clodoaldo Freitas escreveu a narrativa com metas denunciativas, relembrando para seu público-leitor as torpezas e misérias de uma sociedade escravocrata e conservadora, bem como a crueldade constitutiva de um sistema de exploração de trabalho que aviltava a dignidade humana".

Para participar de Leituras Compartilhadas de O Palácio das Lágrimas de Clodoaldo Freitas (com estudo de Socorro Rios Magalhães), acesse, às 16h do dia 21.11: 

https://us04web.zoom.us/j/76832503060?pwd=aGphdDg5TG9lbVVhOS9aTVJFZG5OQT09

Sala: 768 3250 3060

Senha: vNVg7p

Já motivaram leituras compartilhadas no Círculo Literário Virtual  Entretextos as obras O morro da casa-grande (Dilson Lages), As pedras doentes da Rua do Fio (João Pinto), Poesia Reunida (L. Ruas), Um clarão dentro da noite (João Luiz Rocha Nascimento), Velas Náufragas  (Diego Mendes Sousa), Teresina na Literatura (edição temática sobre autores diversos), Rosa dos Ventos Gerais(Elmar Carvalho), A poesia de Mário Faustino (com estudo de Carlos Evandro Eulálio).

O projeto encerra o ano com mais dois círculos: Homens que iluminam de Cristino Castello Branco (a partir de estudo de Whashigton Ramos) e a Poética de João Cabral de Mello Neto.