O BRASILERO É  FROUXO: AMARELA DIANTE DE FASCÍNORAS

              CUNHA E SILVA FILHO

(Membro efetivo da Academia  Brasileira de Filologia - ABRAfil)

    Causa-me espécie,  infelizmente, constatar que  nem uma tropa da   Polícia  Militar e  contingente da Polícia Civil,    em dez dia, não tenham obtido sucesso na caçada a  um criminoso crudelíssimo,   um tal de Lázaro, um serial killer,  cabra da peste,    considerado  por  psicólogos e psiquiatras como "dangerosíssimo" ( empregando este termo à maneira  de um empréstimo de um   adjetivo tomado da língua inglesa e  habilidosamente aportuguesado, além disso,  com o concurso da inventiva  forma de o colocar no grau superlativo sintético em vernáculo: “ a dificílima e  'dangerosíssima' viagem. "  Esse estrangeirismo  foi   utilizado  pelo   poeta Carlos  Drummond de Andrade (1902-1987)) no lapidar  poema “O homem : as viagens”, publicado,  pela primeira vez,  se não me engano, no Correio da Manhã, Rio de Janeiro,  em novembro de 1969 .   

  Veja só: logo  Lázaro, um personagem do Novo Testamento,  a quem  Jesus Cristo, o Messias,  fez ressuscitar   para espanto geral   dos que  assistiam a mais um grande milagre   do Filho de Maria.  Pois é esse  degenerado  xará  que está perturbando numerosas famílias  do interior do Brasil,  agora  nas matas de Goiás,  fazendo o diabo  em tudo o  que encontra à sua frente  e aterrorizando as populações indefesas,

       Veja: um só  homem que,  pelo visto,    não é alto nem    musculoso.  Talvez nem saiba praticar   alguma luta marcial,  um  tipo reles -  que  isso seja dito  e repetido -,    que tem olhos de fera bruta e maldita,   talvez de um dos apavorantes   cães  dos  Baskervilles,   ou senão,  ainda pior,   em perversidades. Já nas costas carrega  alguns  crimes abomináveis, havendo, por último,       assassinado   uma família inteira  e  indefesa. 

      O tal Lázaro tem que ser capturado. Se estivéssemos em terras do Tio Sam,   haveria a captura e  de imediato  o “shooting  dead   without mercy,” sem  as  comezinhas prisões fajutas  nem brechas da lei, conforme  acontece, infelizmente,  ate hoje  em terras bruzudanguenses.

      Entretanto, há  um fato  digno de nota  a  mobilização de 400 (!) homens -,  sem se falar  nos apoios logísticos  (  helicópteros, cães farejadores, muito armamento e munições, as câmeras da  imprensa  televisiva acompanhando os passos da caçada ao Satanás com seus muitíssimos  sinônimos   registrados  no rico verbete  relativo  a este vocábulo  no  nosso precioso  Aurélio.  

      Esse    arsenal  bélico, essa missão heroica e apoteótica,  tendo em vista  a captura do  celerado,  de um único  homem  para um quase exército de homens fardados e bem armados,  até aos dentes,  homens fortes,  sendo alguns  de boa estatura,   constituem, assim, mais uma imagem justificadamente demonizada e   espetacularizada   na caçada  a  esse bandido de altíssima  periculosidade,  que anda amedrontando   e amarelando todos, inclusive homens, em uníssono,  numa frouxidão  de  cordeirinhos diante da  “besta  fera”   insaciável  para cometer novos e horripilantes crimes   contra os  fracos. 

     Poder-se-ia acrescentar, de lambujem, homens frouxos   acossados e espavoridos   pelo  medo   e terror implantados por um  homenzinho só, um  malvadeza, capeta em figura  de gente.    

      Segundo uma testemunha completamente tomada pelo medo e pavor  do cabra  mefistofélico,    parece ser esse tal de Lázaro  de outro mundo, quiçá  proveniente da Hades e da terra dos  vampiros  de Bram  Stoker (1847-1912), a Transilvânia.

      Homenzinho feio, maltratado,  com um bigode ralo     e exibindo cambitos e corpo meio  esquálido, mas    de fisionomia  carrancuda, sem estampa alguma, mais parecido com os   desgraçados e famélicos seguidores   de Antônio Conselheiro dos tempos dos revoltosos na Campanha de Canudos, competentemente narrados, descritos  e analisados  fabulosamente   na obra-prima da literatura brasileira,  que é Os sertões (1902),  de Euclides da Cunha (1866-1909).

   No entanto, eu, que lido com  literatura,  sobretudo  essa  tragédia de mortes  em série perpetradas pelo     tal  do Lázaro me leva a algumas associações indiretas, é claro,   me valendo, portanto,  de uma   digressão  passeando pela obra literária e    auscultando,  por exemplo,   livros como  "Grande Sertão: Veredas" (1956), esta    outra obra-prima de Guimarães  Rosa (1908-1967),   ou   alguns   livros de José  Lins do Rego (1901-1957),   ou de Raquel de Queirós (1910- ),  ou de outros autores  tratando do tema do cangaço,  precipuamente, mutatis mutandi,  de Lampião, rei do cangaço.

     Me refiro,  em particular, a  alguns personagens  tidos com  valentões  em Guimarães  Rosa que,  para resumo de conversa, iria localizar num conto magistral da obra "Sagarana" (1946), precisamente no conto “Corpo fechado,” que narra  as peripécias de um suposto   valentão, Manuel Fulô,  que,   na  enredo,   vai enfrentar  o  valentão  Targino.

     Ora,  os desencontros de valentia  de mistura com  fanfarronice    de Manuel Fulô  é que dão  o tom  entre o trágico-quixotesco  e o burlesco no que concerne ao “challenger” representado  por um dos supostos últimos valentões de uma galeria de membros da família dos “abastados” “Peixotos.” Entre os dois  e como resultado,    temos  um  bom  exemplo  de narrativa,  na qual    a vontade  de   heroísmo  e a  bufonaria   são   tristemente compensadas  pela  ilusão  ótica  desse bem arquitetado personagem  chamado  Manuel Fulô.

  Os desdobramentos da caçada  do diabólico tal Lázaro estão à nossa frente e só espero que o resultado  não imite a obra de arte literária. Que vença a caçada ao Demo.

NOTA: OBSERVANDO MAIS DADOS NA REPORTAGEM DO JORNALISTA CABRINI, TV RECORD, HOJE À NOITE, SOBRE O DEMONÍACO LÁZARO, VEJO QUE ELE, AGORA, ESTÁ MAIS CORPULENTO , PORÉM NÃO EXIBE, NA VERDADE, NENHUM TAMANHO DE UM HOMENZARRÃO.