Dr. Celso Barros Coelho, um erudito no sentido exato da palavra (1922-2023)
Dr. Celso Barros Coelho, um erudito no sentido exato da palavra (1922-2023)

DA REDAÇÃO

O Piauí perdeu hoje, 10.07, no início da tarde, uma de suas referências culturais. Faleceu no Hospital São Marcos Dr. Celso Barros Coelho aos 101 anos. Jurista notável, ex-deputado, notabilizou-se em todos os campos da atividade humana a que se dedicou: o magistério, a advocacia, a literatura e a política.

Professor  de Letras na Antiga Faculdade de Filosofia do Piauí (FAFI), embrião que originou a Universidade Federal do Piauí, Celso Barros Coelho abraçaria a advocacia na casa da quarta década de vida e se tornaria jurista renomado do País.

Toda a sua trajetória é marcada pela superação. Natural de Pastos Bons-MA, cidade a que dedica uma atenção especial, mantendo, inclusive, jornal impresso voltado à sua cidade-berço, Celso Barros, que foi seminarista em sua juventude, era um erudito. Tinha amplos conhecimentos no campo do Direito, da Literatura e da Filosofia.

Era membro da Academia Piauiense de Letras, instituição que presidiu entre 1998-2000. Autor de dezenas de livros, Celso Barros Coelho presidiu a OAB-PI.

Manifestando-se sobre a trajetória e a perda do ilustre jurista para o Piauí, a acadêmica da APL e ex-professora da UFPI, também ex-presidente da Ordem dos Advogados do Piauí, dra. Fides Angélica Veloso Omatti, disse que “o professor e acadêmico Celso Barros Coelho jamais será substituído, porque único em sua multiplicidade intelectual de excelência!".

Dra. Fides relembra que “sempre o saudava Celso Excelso, porque excelente em tudo que realizava”. Ela destacou que ele era um “ser humano inexcedível na arte de viver com otimismo, bom humor e muita atividade intelectual!”.

CELSO BARROS COELHO – POLÍTICA, TEMPO E MEMÓRIA”, artigo de Francisco Miguel de Moura

LEIA outras manifestações de apreço de membros da Academia Piauiense de Letras.

CONHEÇA A TRAJETÓRIA DE CELSO BARROS COELHO (PERSONALIDADE PIAUÍ, TV ASSEMBLEIA).

Assista a registro do velório em imagem feito pela TV Cidade Verde.

Veja a  cobertura de outros veículos de comunicação:

MEIO NORTE

CIDADE VERDE

G1

PORTAL CLUBE NEWS

GP1 - OBITUÁRIO

GP1 - VELÓRIO

180GRAUS

LUPA 1

PENSAR PIAUÍ

PORTAL ALEPI