Marcelo Eulálio lança "O sentido das coisas"

[Da Redação]

O sentidos das coisas (ensaios e crônicas). Esse é o título do novo livro do professor universitário, advogado e escritor Marcelo Martins Eulálio, colunista de Entretextos. A obra é edição da Editora Nova Aliança e já está disponível em uma das livrarias do grupo.

Sobre a obra, disse o escritor Eneas Barros: "Seus textos não agridem, não nos colocam em posição inferior, não nos menosprezam  nem nos puxam a orelha, mas apenas nos orientam sobre a importância da compreensão da vida, do entendimento das coisas simples que moldam nosso cotidiano e que, muitas vezes, não percebemos. E nos abrem os olhos para sentimentos adormecidos, os quais precisam despertar para tornar a vida melhor".

Para o professor e advogado Campelo Filho "Marcelo Eulálio constrói seus ensaios como um encadeamento, em camadas que se sobrepõem, e não como textos isolados. Pensando na ciência da lógica de Hegel, no sentido como categoria formal-lógica, O Sentido das Coisas precisa ter uma conclusão, e tem. Mas diferente da hipervisibilidade e da hipervigilância dessa sociedade da transparência de hoje, que exige uma exposição total e voluntária, onde os discursos narrativos deixam de existir. A conclusão, portanto, se revela de modo contemplativo", Campelo Filho, conclui afirmando que, na escritura de Eulálio,  "É preciso “fechar os olhos” para perceber que o sentido das coisas se confunde com o sentido da própria vida".

Segundo o crítico, ficcionista e filósofo Halan Silva, "o autor faz um tipo de crônica diferenciada,  faz crônicas filosóficas sobre a condição humana na perspectiva da contemporaneidade. O autor dialoga com vários filosofos de épocas variadas; a mensagem de esperança diante dos desafios da condição humanas. Talvez esse otimismo seja fruto da tempera e da formação cristã do autor".

O sentido das coisas (Editora Nova Aliança), de Marcelo Martins Eulálio, pode ser adquirido também online.