Mão Santa quer Assis Brasil na ABL

Mão Santa defende movimento para ter Assis Brasil na ABL.

Senador Mão Santa está conclamando os intelectuais do Piauí, a Academia Piauiense de Letras (APL) e a Academia Parnaibana de Letras (APL) a fazerem um movimento para a indicação do nome de Assis Brasil à  vaga deixada pelo empresário e bibliófilo José Ephim Mindlin na Academia Brasileira de Letras (ABL). Mindlin, homem que possuía a maior biblioteca privada do país, faleceu último domingo.

A ideia ocorreu quando da leitura de voto de pesar pelo senador Marco Maciel (DEM-PE), realizado da tribuna do Senado Federal esta semana. Mão Santa imediatamente pediu à  sua assessoria que levantasse a vida e obras do parnaibano Assis Brasil - autor de cerca de 113 obras - para repassar ao senador e pedir o voto do também imortal. Entre os clássicos de Brasil está ˜Beira Rio Beira Vida" e ˜Os que bebem como os cães".

Mão Santa disse que também vai pedir o apoio do presidente do Senado, José Sarney, que é da ABL. "Eu estou até lendo um livro do Sarney, 'Crônicas do Brasil Contemporãneo'", repassou. Relatando que será uma boa forma de puxar uma conversa e pedir o apoio para o parnaibano. "O  (voto) do Marco Maciel eu já pedi", falou. O democrata é membro da ABL desde 2003.

Assis Brasil x Paulo Francis

O escritor Assis Brasil já chegou a defender Clarisse Lispector e Samuel Rawet da acusação que partiu do polêmico jornalista Paulo Francis, de serem escritores ˜alienados" e não ˜engajados".

"Sempre defendi a tese de que todo escritor, todo artista, tem essa preocupação em sua obra, quer implícita ou explicitamente. O conhecimento em nosso país é muito limitativo. Fizeram a diferenciação entre 'engajado' e 'alienado' e pronto. E ainda hoje, quando as ideologias desapareceram, muitos continuam a 'pastar' nesse simplismo", falou.

Como crítico literário, Assis Brasil atuou intensamente na imprensa brasileira, especialmente no Jornal do Brasil, Diário de Notícias, Correio da Manhã e O Globo e na revista O Cruzeiro, de propriedade de Assis Chateaubriand, além da Enciclopédia Bloch e Revista do Livro.

O escritor também já ganhou inúmeros prêmios literários desde jovem.

Fonte: Portalodia.com