ELMAR CARVALHO

 

Na quarta ou quinta-feira da semana passada, recebi um telefonema do jornalista e escritor Deoclécio Dantas, em que ele me comunicava que o empresário e engenheiro Lourival Sales Parente se propunha a publicar um livro memorativo dos 100 de nascimento do psiquiatra Clidenor Freitas Santos. Nessa rápida conversa telefônica, o ilustre confrade me perguntou se eu poderia comparecer a uma reunião extraordinária na sede da Academia Piauiense de Letras, com a presença do mecenas, para tratarmos desse assunto. Disse-lhe do meu interesse de participar do encontro.

 

No sábado, às 10 horas, em reunião presidida por Reginaldo Miranda, com a presença do empresário Lourival Parente e dos acadêmicos Celso Barros Coelho, Paulo Nunes, Herculano Moraes, Jônathas Nunes, Humberto Guimarães, Nildomar da Silveira Soares, Oton Lustosa, Elmar Carvalho e o articulador da sessão, Deoclécio Dantas, fora outros que eu possa involuntariamente ter esquecido. Também esteve presente o jornalista Carlos Lobo.

Em sua explanação, o engenheiro Lourival Parente disse ter uma admiração antiga pelo médico Clidenor Santos. Falou um pouco de suas realizações e de um fato particular que mais realçava o apreço que lhe tinha. Reafirmou o seu desejo de publicar esse livro comemorativo de seu centenário. Vários acadêmicos apresentaram sugestões. Ficou acertado que será uma obra coletiva, com a colaboração de artigos e crônicas dos acadêmicos que desejarem participar da obra. Foi aclamado como seu organizador o confrade Humberto Soares Guimarães, que foi seu colega na psiquiatria, e que com ele conviveu durante muitos anos na Academia Piauiense de Letras.

 

O Dr. Lourival Parente manifestou o desejo de que a obra seja volumosa, impressa em papel de ótima qualidade, com boa apresentação gráfica e visual, inclusive com fotografias coloridas. Disse que envidará os esforços necessários para que o livro seja digno da memória do empresário e médico Clidenor Freitas Santos. Em conversa informal, o engenheiro demonstrou ter senso de humor, permeado por complacente auto-ironia. Os acadêmicos se mostraram entusiasmados com a proposta, e prometeram elaborar os textos.