Itamar e a nova Academia do Vale do Longá

Por José Alves Fortes Filho

 A Academia de Letras do Vale do Longá (ALVAL) continua com o seu processo de revitalização, sob o comando do médico cardiologista e acadêmico José Itamar Abreu Costa, um agitador cultural que sempre foi bem sucedido em todo projeto que tem desenvolvido. Basta ver o sucesso do Hospital Itacor, em Teresina, referência em qualidade e atendimento. Como retrata a sua marca: hospital de excelência do coração. Discípulo do professor E. J. Zerbinni, com quem trabalhador como seu assistente em São Paulo, cardiologista Itamar é a marca do bom humor e de amigo leal.

Sobre a ALVAL, nessa academia já registou a sua marca. Recuperou o prédio-sede da entidade em Barras, criou novas cadeiras, homenageando vultos da região. Tem visitado os municípos de abrangência geopolítica da Academia, promovendo reuniões culturais, como fez em Teresina, Altos, Campo Maior, Piripiri e Piracuruca; e por último promoveu eleição democrática, dia 17/12/11, para preenchimento da Cadeira 34, patronímica de José Fernandes de Carvalho, o grande poeta Zé da Prata, vulto de Altos, para qual foi eleito como titular o poeta longaense William Melo Soares, que já publicou mais de uma dezena de livros de boa qualidade. O projeto de Itamar para ALVAl em 2012 é um dos mais arrojados.Vem recebendo o apoio presencial de todos os acadêmicos e da comunidade que se faz presente aos encontros da entidade.

Legenda da foto: Os acadêmicos da ALVAL:  Dilson Lages (vice-presidente), Itamar Costa (presidente), José Fortes (diretor) e o acadêmico Frederico Rebelo (ex-presidente da ALVAL), em Teresina.