Hoje: Leituras Compartilhadas da Poesia de Adail Coelho Maia no Círculo Literário Virtual Entretextos

O Portal Entretextos realiza neste sábado, 12.12, às 16h, pelo Zoom, a 10a. edição do Círculo Literário Virtual Entretextos. Dessa feita, o obra em cena é a poesia de Adail Coelho Maia, reeditada em 2019, pela Academia Piauiense de Letras, sob o título de O Lira do Sertão (Sonetos). O Círculo contará com panorama da obra por Dílson Lages Monteiro, editor de Entretextos, com leituras de encantamento dos professores  Conceição Neri, Ernani Getirana, Osalda Pessoa e Josefina Ferreira. 

Sobre o autor, escreve o conterrâneo do poeta e escritor Gilvanni Amorim: "O poeta nasceu em São João do Piauí, em 1907. Autodidata, dedicou-se ao estudo do Direito e das disciplinas clássicas, tendo exercido o magistério em sua escola particular e a atividade de rábula, até ser acometido pela tuberculose, que o vitimou em 1962. Estudou também francês com os padres José Maria Lauth e Francisco Scholz, da paróquia São João Batista".

Em introdução à primeira edição de O Lira do Sertão, escreve o Pe. José Deusdará Rocha, responsável pela organização da primeira versão da obra: "O tema do nada ressoa em cada verso (...). O poeta se sente inútil e necessário, perdido e cheio de esperança. A verdade é que ele tem um sentido trágico da vida e poderia ser levado ao niilismo absoluto, porém, sua educação e sua féo impediram de prosseguir no caminho do nada".

Para participar de Leituras Compartilhadas de Adail Coelho Maia (com estudo de Dílson Lages Monteiro), basta clicar em:

https://us02web.zoom.us/j/85302027164?pwd=OWZpMDJPL0d4enc2L0VhRW9naDlwZz09

Para receber certificação do evento, é necessário preencher o formulário de inscrição:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfx5gkGplK9xZ-GJfl4yOf4Z_SoPEhX2WfMHqluBnqy3qgX_Q/viewform

Veja como foi o 9º Círculo Literário Virtual de Entretextos sobre O Palácio das Lágrimas de Clodoaldo Freitas (com estudo de Socorro Rios Magalhães):