Há 20 anos, morria J.J. Veiga

[Ascom Companhia das Letras]

 José J. Veiga nasceu no dia 2 de fevereiro de 1915, em Corumbá de Goiás. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde estudou na Faculdade Nacional de Direito. Foi comentarista na BBC de Londres e trabalhou como jornalista d’O Globo e da Tribuna da Imprensa, entre outros veículos. Aos 44 anos, estreou na literatura com Os cavalinhos de Platiplanto. Seus livros foram traduzidos e publicados em diversos países, entre eles Portugal, Espanha, Estados Unidos e Inglaterra, e pelo conjunto da obra ganhou o prêmio Machado de Assis, outorgado pela Academia Brasileira de Letras

.
“José J. Veiga desmonta a identificação mecânica entre o fantástico e o alheio, mostrando, ao contrário, que o fantástico não só está entre nós como é um efeito da constituição humana  um traço fundamental do próprio humano.”
José Castello
.
EM VÍDEO
 
Neste vídeo, Antonio Arnoni Prado, que assina o prefácio de A hora dos ruminantes, relembra histórias de José J. Veiga e comenta a sua obra.
 

Neste vídeo, Silviano Santiago faz sua leitura sobre os contos de Os cavalinhos de Platiplanto, primeiro livro de José J. Veiga.
 
.
CONHEÇA A OBRA

Sombras de reis barbudos
 
Uma cidade que recebe de braços abertos uma empresa que impõe a tirania em prol do bem comum é o mote deste romance que está mais atual do que nunca.
 

De jogos e festas
 
Três novelas de um dos mestres brasileiros do realismo fantástico. Três apostas na imaginação e no encanto imorredouro pela arte de contar boas histórias.
 

 


A hora dos ruminantes
 
A chegada de um grupo de homens e a invasão de dezenas de cães e de bois na pacata cidade de Manarairema altera a rotina dos moradores locais e coloca em evidência a imprevisibilidade da vida.
 

Os cavalinhos de Platiplanto
 
Usando reminiscências de infância, o narrador de Os cavalinhos de Platiplanto faz um passeio lírico e contundente pelos desejos e frustrações dos personagens.