FRAGMENTOS

FRAGMENTO 1

TEMPO E ETERNIDADE

   

                              Cunha e Silva Filho

    E o tempo passou célere, na sua marcha cronológica e inflexível. O tempo passou tão rápido,  num abrir e fechar  de olhos. De repente, se passaram  apenas 57  anos! É muito tempo! E a vida se confirma,  assim,  tão breve e necessitada de mais tempo.

    Porém, aquele  “mais”  é apenas uma vontade de imortalizar-se na condição de  mortal, condição esta que,    avassaladoramente,  nos invade  por dentro e por fora de nós mesmos,  salvo  o apanágio do Sentimento da Saudade. Este,  sim,  é  ETERNO e  nos  faz pensar que,  da mesma forma,   nascemos  para a eternidade; Ledo engano (que me desculpem o lugar-comum).

 (Rio de Janeiro,  setembro de 2021)

FRAGMENTO 2

MOCIDADE

Mocidade! Idade de entusiasmo, da esperança, tempo em que cada dia se renovam as forças que nos conduzem, espiritualmente,  ao grande dia,   o  da vitória,  o da conquista. Para que se  pensar  na Morte  quando há tantos anos , tantos dia e tantas horas, momentos,segundos para viver para estudar, para trabalhar, para sonhar(quantos sonhos  felizes quantos  sonhos a acalentados! Mocidade! Cheia de fé,   de meta,   de desejos titânicos Mocidade! Período  nos quais  sentimos  tão fortes quanto as  forças da Natureza, fase na qual  nos sentimos senhores do Universo. ( Rio de janeiro,agosto de 1971