FRAGMENTOS

FRAGMENTO 1

TEMPO E ETERNIDADE

   

                              Cunha e Silva Filho

    E o tempo passou célere, na sua marcha cronológica e inflexível. O tempo passou tão rápido,  num abrir e fechar  de olhos. De repente, se passaram   57  anos! É muito tempo! E a vida se confirma,  assim,  tão breve e necessitada de mais tempo.

    Porém, aquele  “mais”  é apenas uma vontade de imortalizar-se na condição de  mortal, condição esta que,    avassaladoramente,  nos invade  por dentro e por fora de nós mesmos,  salvo  o apanágio do Sentimento da Saudade. Este,  sim,  é  ETERNO e  nos  faz pensar que,  da mesma forma,   nascemos  para a eternidade. Ledo engano (que me desculpem o lugar-comum).

 (Rio de Janeiro,  setembro de 2021)

FRAGMENTO 2

MOCIDADE

Mocidade! Idade de entusiasmo, da esperança, tempo em que cada dia se renovam as forças que nos conduzem, espiritualmente,  ao grande dia,   o  da vitória,  o da conquista. Para que se  pensar  na Morte  quando há tantos anos. tantos dias e tantas horas, momentos, segundos para viver para estudar, para trabalhar, para sonhar (quantos sonhos  felizes, quantos  sonhos  acalentados! Mocidade! Cheia de fé,  de meta,  de desejos titânicos. Mocidade! Período  no  qual  nos sentimos  tão fortes quanto as  forças da Natureza, fase na qual  nos sentimos senhores do Universo. ( Rio de janeiro, agosto de 1971