[Flávio Bittencourt]
Conceitos da Comunicação de Massa (14)
Centopeia, desinformação para liquidar a carreira de um político, é uma ideia concebida por Bruce Sterling, de acordo com Bráulio Tavares.
(http://viajandonotremdadiversao.blogspot.com/2011/02/coordenacao-motora-fina.html)
Lacraia [OU CENTOPEIA] atacando um rato,
Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=HZIKRHTzD3g
BRUCE STERLING, EM
SETEMBRO DE 2004:
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Bruce_Sterling)
"Bruce Sterling
Michael Bruce Sterling (14 de abril de 1954, Brownsville, Texas) é um escritor estadunidense de ficção científica, mais conhecido por seus romances e sua obra seminal na antologia Mirrorshades, a qual definiu o gênero cyberpunk. Em 2003 ele foi designado professor da European Graduate School onde leciona cursos de verão intensivos sobre media e design. Em 2005, tornou-se o "visionário residente" do Art Center College of Design em Pasadena, Califórnia.
Ligações externas
(http://www.petcompre.com.br/produto.asp?brinquedo-de-latex-centopeia)
"COMO EVITAR SER VÍTIMA DO QUILÓPODE QUE SE CHAMA
CENTOPEIA OU LACRAIA? NÃO SEI, OS POLÍTICOS NÃO SABEM E
ACHO QUE ATÉ QUEM CRIA A CENTOPEIA PARA ARRASAR
COM HOMENS E MULHERES PÚBLICOS(AS) IGUALMENTE
NÃO SABE SE A INTRIGA VAI DAR CERTO. SÓ SEI QUE HÁ
POLÍTICOS QUE REZAM MUITO PARA ISSO NÃO ACONTECER
COM ELES. QUANDO SÃO ATEUS OU AGNÓSTICOS, EM VEZ DE
REZAREM, ELES TORCEM. REZANDO OU TORCENDO MUITO,
ELES NÃO QUEREM QUE A DESGRAÇA DESABE SOBRE
AS RESPECTIVAS CABEÇA DELES (sabe-se que desafetos e
inimigos políticos se divertem quando a pessoa que eles
tanto atacam "cai na teia" da absolutamente nojenta lacraia,
mesmo com todos conhecendo a evidência científica de que
LACRAIA NÃO TECE TEIA DE ARANHA)"
(Coluna "Recontando...")
HOMENAGEANDO BRUCE STERLING, DOS EUA, E
BRÁULIO TAVARES, DO BRASIL, A QUEM SE DESEJA
MUITA SAÚDE E VIDA LONGA
28.1.2010 - Bráulio Tavares ensinou, em artigo publicado em 2010, que o escritor americano de FC Bruce Sterling criou o conceito de Centopeia - Artigo de Bráulio Tavares, concernente. F. A. L. Bittencourt ([email protected])
"Escândalos sexuais
Bráulio Tavares
O escritor Bruce Sterling sugeriu o termo “centopéia” para descrever um tipo de crime (não sei se a palavra tecnicamente se aplica) que sempre existiu na política mas que se intensificou com a cultura digital. A centopéia é um conjunto de informações verdadeiras e falsas, misturadas e divulgadas de forma a liquidar a carreira de um político. Todo político tem as fraquezas de qualquer ser humano, agravadas pela embriaguez de poder de quem ocupa um cargo e imagina que continuará ali para sempre. Oportunidades não faltam, e, como dizia Oscar Wilde, “sou capaz de resistir a tudo, menos a uma tentação”.
A centopéia é geralmente um escândalo sexual habilmente preparado pelos adversários da vítima. Segundo Cory Doctorow, que divulgou a teoria no blog BoingBoing, “ela dá a impressão de ser espontânea e estar preocupada com valores morais, mas na verdade é planejada e está visando o poder”. Sterling a chama de centopéia porque ela é segmentada, age às escondidas, e é cheia de veneno. Os ingredientes principais são:
1) Uma vítima numa posição de poder. 2) Um(a) parceiro(a) sexual da vítima. 3) Informações vazadas sobre a conduta sexual da vítima. 4) Militantes online: blogs, listas de mensagens, websaites de vídeos. 5) Atrizes, cantoras ou modelos com algum tipo de envolvimento no caso, para atrair com seu glamour a atenção da massa. Diz Sterling: “um político que tenha um caso com uma mulher feia, gorda, de meia-idade e de origem proletária é praticamente à prova de centopéias”. 6) Políticos de oposição que afirmem estar chocados e peçam a imediata punição da vítima. 7) Mídia digital, tablóides, TV a cabo e redes de TV aberta (que serão exploradas exatamente nesta ordem). 8) Uma investigação policial ou o mero boato a respeito de uma. 9) Uma população feroz e devassa, que se enfurece com a mera idéia de que políticos possam ter o mesmo tipo de relações sexuais ilícitas que eles têm. 10) Aspectos que, quando ocorrem, dão sabor mais picante ao caso: uso de drogas, adolescentes molestados, líderes religiosos (líderes de campanhas anti-pornografia são especialmente vulneráveis a centopéias), venda clandestina de vídeos comprometedores, vazamento de emails e chats, computadores confiscados, roubo de celulares com câmara, grampos telefônicos, malas-diretas anônimas com DVDs difamatórios.
Em geral (diz Sterling) uma centopéia bem feita derruba um político em pouco tempo. Uma centopéia mal sucedida se dilui em mero boato maldoso. A maioria delas é visivelmente produzida por alguém, com revelações sendo liberadas numa sequência que obedece um plano estratégico. O BoingBoing cita exemplos de 2008 na Índia, Grécia, Polônia, Indonésia, África do Sul, Grã-Bretanha e EUA. Mas a centopéia parece se dar bem com o clima moral dos EUA, um país bifronte onde o Moralista e o Depravado moram parede-meia um com o outro, e adivinhem qual dos dois olha pela fechadura para saber o que o outro vive fazendo."
(http://www.portalentretextos.com.br/colunas/canta-ares/escandalos-sexuais,176,3955.html)
===
"Bebê de um ano é encontrado mastigando cabeça de serpente
Por Julian Stratenschulte | AFP – 23 horas atrás [ONTEM, 27.1.2012]
Imagem de uma cobra no noroeste da Alemanha em 2011. A cobra que Imad mastigou não …
Um bebê mastigou a cabeça de uma serpente em semi-hibernação, numa ação perigosa da qual o réptil não saiu ileso, informou nesta sexta-feira sua família, que mora em um povoado árabe do norte de Israel.
Ghadir Aleeyan, mãe do pequeno Imad, de 13 meses e seis dentes, ainda não pode acreditar: "estava preparando a mamadeira dele, e ao dar uma olhada para ele, vi que tinha uma serpente na boca. Comecei a gritar de terror", contou à AFP.
Alertados por seus gritos, outros membros da família e vários vizinhos foram ajudar, mas ninguém se atrevia a intervir, até que um vizinho decidiu tirar da boca da criança a serpente, que já estava meio morta.
"Quando a tiramos da boca, Imad começou a chorar", contou Yasmin Shahin, tia do bebê, que acrescentou que a cabeça da serpente tinha sido "seriamente mastigada".
O bebê foi levado para exame ao hospital Ramban de Haifa (norte), onde os médicos comprovaram que a serpente não o picou.
Segundo o médico Boaz Shacham, especialista da Universidade Hebraica de Jerusalém, se tratava de uma "hemorrhois nummifer" - conhecida como cobra corredora-, da família das colubridae, uma espécie não venenosa apesar de ter comportamento agressivo, pelo menos quando está acordada.
"Se não mordeu o bebê, provavelmente foi por causa do frio. No inverno, esses répteis não são muito ativos", explicou à AFP."
(http://br.noticias.yahoo.com/beb%C3%AA-ano-%C3%A9-encontrado-mastigando-cabe%C3%A7a-serpente-183317106.html)