--- É correta a colocação da vírgula antes de gerúndio, como na frase: “Recebemos a correspondência de Vossa Senhoria, solicitando informações”? Regina Barros, São Paulo/SP 
 
Há casos e casos. A colocação da vírgula antes do gerúndio é correta quando ele introduz uma oração reduzida equivalente a uma COORDENADA ADITIVA. Ou seja: em vez de usar E o verbo conjugado no tempo apropriado à frase, você usa a vírgula gerúndio (que não tem forma específica para presente, passado ou futuro; o tempo é dado pela oração principal). O sujeito do gerúndio é o mesmo da oração anterior. Vejamos, então, as mesmas frases nos dois estilos. São equivalentes:
 
COM VÍRGULA E GERÚNDIO
 
1)      O plano veio para estabilizar a economia, acabando com a inflação.
 
2)      Silvio Santos dá uma nova tacada com a reedição do programa, garantindo audiência com o elenco de bonitões e bonitonas.
 
3)      Produto largamente utilizado nas décadas de 70 e 80, durante os anos 90 o VM perdeu sua exclusiva característica, dando lugar às novas tecnologias que hoje se encontram à nossa disposição.
 
4)      Tibaldeschi residiu em SC de 1924 a 1940, dedicando-se ao ensino da língua e à inspeção escolar.
 
5)      Recomendou que continuassem com essa educação, mantendo-se laboriosos, honestos e dignos.
 
6)      Em 2000 ela mudou-se para Blumenau e casou-se imediatamente, abandonando mais uma vez o emprego.
 
COM “E” SEM A VÍRGULA
(A oração aditiva introduzida pela conjunção “e” não significa melhor redação, e até mesmo deve ser evitada quando no período já existe outro “e” próximo, como nas frases 4, 5 e 6.)
 
1)      O plano veio para estabilizar a economia e acabar com a inflação.
 
2)      Silvio Santos dá uma nova tacada com a reedição do programa e garante (assim/com isso) audiência com o elenco de bonitões e bonitonas.
 
3)      Produto largamente utilizado nas décadas de 70 e 80, durante os anos 90 o VM perdeu sua exclusiva característica e deu lugar às novas tecnologias que hoje se encontram à nossa disposição.
 
4)      Tibaldeschi residiu em SC de 1924 a 1940 e dedicou-se ao ensino da língua e à inspeção escolar.
 
5)      Recomendou que continuassem com essa educação e se mantivessem laboriosos, honestos e dignos.
 
6)      Em 2000 ela mudou-se para Blumenau e casou-se imediatamente e abandonou mais uma vez o emprego.
 
Diante disso, já se pode concluir que na frase proposta pela leitora não cabe a vírgula, pois não se trata de Recebemos a correspondência de Vossa Senhoria e solicitamos informações, mas sim de algo como Recebemos a correspondência de Vossa Senhoria na qual [V. Sa.] solicita informações. Há aí uma finalidade implícita: “para pedir informações”. Este é um dos casos em que não se coloca vírgula antes do gerúndio, isto é, quando ele configura e introduz uma oração ADVERBIAL FINAL, como nos seguintes exemplos:
 
Foi emitida nota oficial informando que o prazo de entrega do IR foi prorrogado.
 
Sempre escreve ao pai pedindo mais dinheiro.
 
A Associação de Proteção Animal enviou correspondência ao governador cumprimentando-o pela proibição da farra do boi.
 
O chefe telefonou ao secretário dizendo ser inadmissível tanto erro de português.
 
Decreto imperial concedeu permissão ao visconde de Barbacena para organizar uma companhia visando a exploração do carvão mineral no rio Tubarão.