Leituras compartilhadas: a poesia de L. Ruas
Leituras compartilhadas: a poesia de L. Ruas

O Deus de Ruas é simplesmente Deus!

Zemaria Pinto

Meteoros  no texto de  L. Ruas nada mais são do que rastros luminosos

Diego Mendes Sousa

O eu narcisico deseja ver a face do clown, porém o que vê é o reflexo de sua face

Marta Cortezão

A formação de Ruas aconteceu em Manaus, passou pelo Seminário da Prainha em Fortaleza e ainda foi ao Rio de Janeiro, em 52 e 53, onde Ruas fez parte do curso de Teologia. Ali, teve o privilégio de conhecer Manuel Bandeira. Em 54, em Manaus, ele foi ordenado padre.

Roberto Mendonça

Quem conheceu Ruas sabe que ele não era comportado: era um rebelde. Bateu de frente com o Estado, com a igreja, com tudo. Para vocês terem uma ideia, ele foi candidato único à Academia Amazonense de Letras e a Academia o rejeitou. O Ruas é um poeta maldito. Está acima dos poetas de seu tempo. Tinha uma cultura extraordinária...

Rogel Samuel

O 3º Círculo Literário Virtual de Entretextos, em 04.08., trouxe ao diálogo a poesia do amazonense L. Ruas.


Tendo como expositores, Zé Maria Pinto, Diego Mendes Sousa, Marta Cortezão e Roberto Mendonça, com participação especial de Rogel Samuel, o encontro voltou-se para a individualidade da 
obra de Ruas, explorando a escritura sob o prisma do encantamento. Além de apreciações críticas, a leitura como experiência ganhou lugar central ao longo de todo o evento.


Melhor do que descrever vozes, versos e visões é assistir a essa edição de Leituras Compartilhadas, 3º Círculo Literário Virtual de Entretextos.

 

O próximo círculo acontece em 18.07, às 16 pelo Zoom, e tem como tema Um clarão dentro da noite (contos), de J. L. Rocha Nascimento.