UMA CÓPIA DECALCADA E REMENDADA DE DONALD TRUMP

 

 CUNHA E SILVA FILHO

(DA  ACADEMIA BRASILEIRA DE FILOLOGIA. ABRAFil)

 

         O ATUAL MANDATÁRIO DA REPÚBLICA FEDERATIVA BRASILEIRA NÃO SE TOCA MESMO. A SUA ADMNISTRAÇÃO TRANSCORRE PARALELA A UMA SEQUÊNCIA DE NOTÍCIAS ESCABROSAS ENVOLVENDO NEPOTISMO E INCIDENTES OCORRIDOS NOS BASTIDORES INSIDIOSOS DA POLITICALHA DE UM EXECUTIVO DESORDENADO, IMPROVISADO E ACÉFALO.

         UM FUNDO FALSO APONTA, NO PALCO DO PALÁCIO DA ALVORADA, NA SUA "COPA E COZINHA," PARA USAR UM TÍTULO HOMÔNIMO DE UM LIVRO DO MEU PAI, CUNHA E SILVA (1905-1990), JORNALISTA PIAUIENSE. OS SEUS ARTIGOS PUBLICADS, EM QUASE SEIS DÉCADA,  NOS TEMPOS DE CAMPANHAS POLÍTICAS MAIS INFLAMADAS, DIRIGIAM- SE PRINCIPALMENTE A PARCELAS DS SOCIEDADE QUE TINHAM VISÃO MENOS AMPLA DOS REAIS E GRAVÍSSIMOS PROBLEMAS DO PÁIS.

      O BRASIL POLÍTICO É REINCIDENTE EM MAZELAS QUE, COM O TEMPO, SE TORNARAM CRÔNICAS - VERDADEIRAS EPIDEMIAS EM ALGUNS SETORES VITAIS DA VIDA SOCIAL: SAÚDE, EDUCAÇÃO, HABITAÇÃO, TRANSPORTE, SEGURANÇA PÚBLICA COM VIOLÊNCIA EXTREMADA. ESTA ÚLTIMA ATINGINDO OS MAIORES PICOS NOS ÚLTIMOS ANOS .

       ESSE FUNDO FALSO É O LOCUS SUPREMO, MARCIAL, COM FUMAÇOS DE DEMONSTRAÇÕES DE RELATIVA GENEROSIDADE E DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, TIPO BOLSA-FAMÍLIA ( EXPEDIENTE POPULARESCO, MESSIÂNICO, DEMAGÓGICO, ELEITOREIRO, VERDADEIRO CHAMARISCO PARA QUE O ELEITOR, O ILETRADO OU, MESMO QUE NÃO O SEJA, O ELEITOR QUE COMUNGA POR INTERESSE INDIVIDUALISTA DE " ESPRIT DU CORPS."  NO CASO SOBRETUDO DOS MILITARES, COM UM MANDATÁRIO CORPORATIVISTA  INVESTINDO, MÁXIME   NA MELHORIA  DE MELHORES SALÁRIOS PARA AS TROPAS E SOBRETUDO  SEUS  ALTOS ESCALÕES, COM AS ARTIMANHAS PRETENSAMENTE RESPONSÁVEIS OU COM SUPOSTOS  "BONS" PROPÓSITOS; .ENQUJANTO ISSO, AOS BARANABÉS  OS  AUMENTOS SALARIAIS  FICARÃO PARA AS CALDENDAS  GREGAS. PARTE CNSIDERPAVAEL DA  SOCEIDAADE  BRASILERIA VÃO EM SUAS ÁGUAS TURVAS E INCERTAS -  OS INCAUTOS E OS QUE ADEREM CEGAMENE A ESSE TIPO DE GOVERNO SÓ PORQUE TEM ESSE RANÇO CASTRENSE.

      ESSA FÓRMULA POPULISTA, COMO JÁ ALUDIMOS E AQUI O REITERAMOS MAIS INCISIVAMENTE, RENDE VOTOS, ASSIM COMO RENDEU VOTOS, POR MUITO TEMPO, PARA DECIDR AS REELEIÇÕES PETISTAS.

    A FORÇA DO VOTO VIA BOLSA-FAMÍLIA E DE OUTROS BENEFÍCIOS ELEITOREIROS É UMA DAS ESTRATÉGIAS MAIS FORTES NAS CAMPANHAS POLÍTICAS NO PAÍS, I.E., É A MESMA ESTRATÉGIA COADJUVADA PELAS MULETAS PODEROSAS E PELOS BENEFÍCIOS SOCIAIS DAÍ DECORRENTES.

    NA PRÁXIS, ELA TEM SE MOSTRADO INFALÍVEL, POR ASSIM DIZER - AINDA SENDO ENFÁTICO -, NA DECISÃO DE ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS A FIM DE ALCANÇAR O PODER NAS CAMPANHAS À PRESIDÊNCIA DAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES. QUER DIZER, DO REINADO DO LULISMO PARA CÁ.

       OS MARQUEIROS, ESPERTOS, LADINOS E MALANDROS COMO SÃO, DEVEM TER ACONSELHADO PRESIDENCIÁVEIS NESSE SENTIDO. OS CANDIDATOS, EM GERAL, SEGUIRAM AS MESMAS RECEITAS DE PUXADOR DE VOTO, QUE É O FAMIGERADO PROGRAMA BOLSA-FAMÍLIA, O  QUAL  FOI SEGURAMENTE CALCADO NUMA IDEIA , COM PROPÓSITO SÉRIO, BOLADA PELO SAUDOSO SOCIÓLOGO BETINHO.

     O PETISMO, SAGACÍSSIMO E MATREIRO, COMO SEMPRE FOI, VIU NESSA IDEIA UM COMO QUE "ERSATZ "QUE FAZ, AGORA, AS VEZES DO ANTIGO VOTO DE CABRESTO DO TEMPO DO CORONELISMO E MANDOISMO RURAIS.

      VOLTANDO À FIGURA DO CHEFE DA NAÇÃO TUPINIQUIM, QUE SE MOSTROU NA VIAGEM FEITA AOS EUA, SUBMISSO, VERGONHOSAMENTE, AO PRESIDENTE FAKE DONALD TRUMP, ELEITO SABE-SE COMO, OU POR FORÇAS OCULTAS VINDAS DALÉM MAR, OU POR INCOMPETÊNCIA DO POVO AMERICANO QUE AINDA PENSA SER O BRASIL UM PAÍS DE BOTOCUDOS, DE GENTE QUE AINDA VIVE EM SELVAS, JUNTO DE ANMAIS EXÓTICOS DA AMAZÔNIA, GENTE QE TALVEZ AINDA CONFUNDA O BRASIL COM A ARGENTNA...

    O MULTIMILIONÁRIO TRUMP (SONEGADOR CONTUMAZ DO FISCO DO TIO SAM E IMUNE PUNIÇÃO TANTO QUANTO TRUMP QUERIA SER O TODO PODEROSO SENHOR DO PLANETA TERRA, CUJO CENTRO DECISÓRIO MUNDIAL, SEGUNDO ELE, ESTARIA NOS EUA. PARTE CONSIDERÁVEL DA SOCIEDADE AMERICANA NELE CONFIOU O VOTO.

   CONTUDO, TRUMP É UM TREMPE. AO ASSUMIR O CARGO. FOI LOGO EXECUTAR SUAS TRUMPINAGENS A TORTO E A DIREITO: CONTRUIR UM MURO DA VERGONHA MANTENDO, ASSIM, OS EUA AINDA MAIS SEPARADO DO VIZINHO MÉXICO A FIM DE LIVRAR-SE DOS "MEJICANOS".

      MANDOU POLÍCIA AMERICANA BAIXAR O "CLUB" NOSS COSTADOS DOS POBRES NEGROS POBRES AMERICANOS; ENDURECER COM OS NEGROS E POBRES ATÉ MESMO USANDO O GOLPE SUJO, ASSASSINO E INÍQUO DE APERTAR O PESCOÇO DE UM "COLORED" AMERICANO ATÉ QUE ELE DISSESE "I CAN'T BREATHE(“Não posso respirar”), CUJO EPÍLOGO FOI A MORTE DO UM NEGRO AMERICANO.

      COMO  O GRUPO DE ORGANIZAÇÃO SUPREMACISTA     DE DIREITISTS E EXTREMISTAS DA KLU KLUX KLAN, O GOVERNO  FASCISTA  DO TRUMP DEIXOU   A PORTA ESCANCARADA PARA  AS CONHECIDAS   MALDADES  DE UMA ORGANIZÇÃO CRIMINOSA QUE VEIO À TONA     E SE SENTIU FORTALECIDA. AFINAL, TODA ESSA TRUMPAGEM /TREMPAGEM RESULTOU NO ALÍVIO QUE OS DEMOCRATAS SENTIRAM, GRACAS  A  DEUS,(NÃO, O "deus" DO TRUMP NEM O "deus" DO BOLSONARO,  SEU DECALQUE TUPINIQUIM E MACUNAÍMICO)   COM A VITÓRIA DO SIMPÁTICO E PRUDENTE DEMOCRATA BIDEN, GRAÇAS A DEUS.

      POR OUTRO LADO, A VITÓRIA DA EXTREMA-DIREITA AMERICANA COM TRUMP SERVIU DE COMBUSTÍVEL A FASCISTOIDE SOB SUPOSTA APARÊNCIA DE BOM MOCISMO MOSTRANDO OS DENTES ARISTOCRATICAMENT CUIDADOS.

      E O SORRISO ? NÃO É LÍDIMO, MAS TRESCALA FALSIDADE E DISSIMULAÇÃO, PISANDO FORTE COM BOTAS AINDA COM RANÇO DE ANOS DE CHUMBO. LÁ SE VAI O REI NU FAZENDO UMA TRÁGICÔMICA - TRISTE FIGURA! -, NUM DELIBERADO FAZ DE CONTA QUE ESTÁ  ADREDE INSTRUMENTALIZADO PARA UMA  POPULAÇÃO ENGANADA FACILMENTE COM AS MANIPULAÇÕES DAS MÍDIAS .

   MAS, NADA DE NOVO HÁ NO “FRONT OCIDENTAL”. A CAIXA DE PANDORA RESISTE A SOLTAR, DO SEU FUNDO, A ESPERANÇA, OU SEJA , A FORMA DE OBSTAR QUE A "ESPERANÇA" DE PANDORA VENHA A RESGATAR A NOSSA SOCIEDADE. HOJE, E PRINCIPALMENTE, A PARTIR DA REFREGAS DAS ELEIÇÕES ENTRE PETISAS E DIREITISTAS, FICOU NOSSA SOCIEDADE DE DESIGUAIS AINDA MAIS CLIVADA SOBRETUDO NA ÚLTIMA CAMPANHA PRESIDENCIAL.

    A ESPERANÇA, DILACERADA PELOS ATUAIS DONOS DO PODER, NEM DE LOGE PODE IDEALIZAR QUE UM NOVO PRESIDENETE VENHA LIBERÁ-LA E, DESSE MODO, FAZER UMA ABERTURA NA SOCIEDADE BRASILEIRA, NA QUAL POSSAM OS HOMENS DE BEM FECUNDAR IDEIAS DE JUSTIÇA SOCIAL PARA TODOS .

          QUE UM NOVO PRESIDENTE AINDA SURJA NO CENÁRIO POLÍTICO, MAS UM POLÍTICO DE FIBRA, COMPPETÊNCIA E PERFIL DE UM ESTADISTA CULTO, AREJADO E COM DISPOSIÇÃO DE ADMINISTRAR COM ESPÍRITO DE HUMANIDADE, PACIÊNCIA E PRUDÊNCIA. QUE SEJA UM MANDATÁRIO RESPEITADO PELA SOCIEDADE, HOJE DESUNIDA, E QUE QUE POSSA EMPREENDER UMA RIGOROSA MUDANÇA NO PENSAMENTO NACIONAL , SEM NACIONALISMOS PATRIOTEIROS, FORMADO DE VOZES DISSONANTES EU IMPEDEM SUCESSIVAMENTE O BEM-ESTAR DE UMA NAÇÃO TÃO CARENTE DE VALORES SUPERIORES, NÃO OS DESTE MANDATÁRIO NEGACIONISTA AVESSO AO DEWSNVLVIMENTO DASCIÊDNCIAS, DAS HUMANIDADES E DA CULTURA EM GERAL.

       O QUE DESEJAMOS COM SOFREGUIDÃO É UM CHEFE DA NAÇÃO ELEITO PELO SUFRÁGIO POPULAR LIDIMAMENTE DEMOCRÁTICO   QUE VENHA LIBERAR A ESPERANÇA HÁ A TANTO TEMPO ALMEJADA POR TODOS OS BRASILEROS DE BEM.

       NÃO PRESIDENTES GUINDADOS EMBORA AO PODER PELA VOTAÇÃO LIVRE, PACÍFICA E DEMOCRÁTICA, POSTO QUE COM ALGUNS DEFEITOS DE SUA PRÓPRIA NATUREZA, MAS REPETNDO, INFELIMENTE, UMA FÓRMULA ERRÔNEA E ANTIDEMOCRÁTICA DE MANUTENÇÃO DO "STATUS QUO" DAS FLAGRANTES E CRÔNICAS INJUSTIÇAS SOCIAS EM NOSSO SOFRIDO PAIS.

       ESSA PRÁTICA ESPÚRIA E VEXAMINOSA PARA O PAÍS, DIANTE DAS NAÇÕES MAIS CIVIILZADAS, JÁ SE TORNOU UMA PÉSSIMA TRADIÇÃO DA POLITICALHA NACIONAL. PRECISAMSO ERRADICAR DE  VEZ ESSE VEZO PREJUDICIAL DE UMA SOCIEDADE QUE VOTA MAL E, DEPOIS, SE ARREPENDE E, NUM OUTRA TENTATIVA,  NOVAMENTE VOTA MAL,  E, ASSIM, SUCESSIVAMENTE.

    OU SEJA, NUNCA VOTARÃO CERTO, PORQUE A NOSSA SOCIEDADE É MUITO DIVIDIDA, POLARIZADA SOBRETUDO ATUALMENTE. CLIVADA EM DIVISÕES SEM SAÍDA PARA UMA ANSIADA  DA MOBLIIDADE SOCIAL, COM POUCOS EXEMPLOS DE PESSOAS QUE CONSEGUEM FURAR, POR MÉRITOS PRÓPRIOS E UM ESFORÇO HERCÚLEO,  UMA QUASE INTRANSPONIBILIDADE DE ASCENSÃO SOCIAL E ECONÔMICA.

ME PARECE QUE OS ATUAIS DONOS DO PODER IMPLANTARAM, EM NOSSAS INSTITUIÇÕES, UMA CADEIA DE INTERLIGAÇÕES MAQUIAVÉLICAS NOS SOCAVÕES DE UMA CIDADE, QUER DIZER, NO SUBSOLO BRASÍLICO, NO QUAL MAQUINAÇÕES MEFISTOFÉLICAS, EM CONLUIO COM O CONDE DRÁCULA, TENTAM -  CUMPRE ENFATIZAR ,  PULVERIZAR O ESTADO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO.

URGE, POIS, IR FUNDO NESSA BARAFUNDA DIABÓLOCA TÃO OU MAIS ABOMINÁVEL QUE O INFERNO DE DANTE ALIGHIERI (1265-1321)I. SÃO FATOS APÓS FATOS DO ATUAL GOVERNO FEDERAL QUE VÃO SE DESDOBRANDO NUM DENOMNADOR COMUM QUE, À FALTA DE OUTRO TERMO, SERIAM AS MISTIFICAÇÕES E MALVADEZAS ( O NOSSO PAÍS TEM UMA LINHAGEM DE SENHORES MALVADEZAS QUE REMONTAM AO FINADO POLÍTICO BAIANO, ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES) DESSA DEMOCRACA PELA METADE QUE SINGULARIZA, PARA A TRISTEZA DOS BRASILEIROS DE BEM, A ATUAL CARA DA POLÍTICA E POLITICALHA NACIONAIS.