UM SITE PARA NINGUÉM BOTAR DEFEITO

“A thing of beauty is a joy for ever.

John Keats (91795-1821)

CUNHA E SILVA FILHO

(Da Academia Brasileira de Filologia (ABRAFIL) e da Academia de Letras do Médio Parnaíba (ALMP). Da União Brasileira de Escritores Seção Piauí, (UBE). Atualmente, escreve para a Revista romena ORIZONT LITERAR COTEMPORAN(OLC), em Bucareste.

PENSANDO NESSA PERGUNTA QUE A EQUIPE DO FACEBOOK FAZ, DIARIAMENTE, AO LEITOR- USUÁRIO DESSA REDE SOCIAL, TIVE UMA GRATA ALEGRIA – A DE ENTRAR NA MINHA COLUNA “LETRA VIVA” -, E PERCEBO QUÃO BEM FEITA FOI A MUDANÇA RADICAL DO FORMATO E DA MANEIRA DE FUNCIONAMENTOS DAS NOVAS POSTAGENS, ASSIM COMO FOI GRANDE O CONTENTAMENTO AO SABER QUE TEMOS, AGORA, A POSSIBIIDADE DE ACOMPANHAR , PARI PASSU, A ESTATÍSTICA RELATIVA AO NÚMERO DE LEITORES QUE, NO MÍNIMO, ABRIRAM NA MINNHA COLUNA.

JÁ VI E ENTREI EM ALGUNS BONS SITES, ATÉ INTERNACIONAIS COMO O wwww.academia, edu,com - Francisco da Cunha e Silva Filho., NO QUAL COLOCO OS MEUS TEXTOS MAIS EXTENSOS. SÓ NÃO COLOCO AS MINHAS TRADUÇÕES DE POESIAS EM INGLÊS,  FRANCÊS E ESPANHOL. SÓ AS POSTO NO SITE ENTRETEXTOS  E NO MEU BLOG  “AS IDEIAS NO TEMPO,” QUE, POR SINAL, É HOMÔNIMO DE UM DOS MEUS LIVROS.

OS MEUS TEXTOS MAIS EXTENSOS, ASSIM COMO ALGUNS MENOS EXTENSOS,  ESCRITOS EM INGLÊS, VENHO HÁ TEMPOS POSTANDO DE FORMA BILÍNGUE DA MESMA MANEIRA  QUE FAÇO NO MEU BLOG,  OU SEJA, AQUELES QUE, A MEU VER, JULGO TEREM ALGUMA RELEVÂNCIA. SÃO POSTADOS NESSE SITE ESTRANGEIRO. SÃO ESPECIFICAMENTE MAIS DESTNADOS AO UNIVERSO ACADÊMICO MUNDIAL.

SÃO NELE IGUAMENTE POSTADOS ENSAIOS, CRÍTICA LITERÁRIA, RESENHAS DE AUTORES BRASILEIROS. A MAIOR PARTE DELES SÃO AUTORES BRASTLEIROS, MÁXIME, OS PIAUINSES, ENTRE OUTROS, DÍLSON LAGES, ENÉAS ATHANÁZIO, JOSÉ RIBAMAR GARCIA, NATAN SOUSA, OTON LUSTOSA. MILTON BORGES, GEOVANE FERNANDES MONTEIRO, BERNARDO GUIMARÃES, MACHADO DE ASSIS, GUIMARÃES ROSA,  ROZA DE OLIVEIRA, MONTEIRO LOBATO,  ÉRICO VERÍSSIMO, ÁLVARO LINS, AFRÂNIO COUTNHO, ANTÔNIO, CANDIDO,  DA COSTA E SILVA,  MASSAUD MOISÉS, CARLOS NEJAR, ELMAR CARVALHO, ADRIÃO NETO.

ALÉM DESTES TEXTOS SOBRE ASSUNTO POSTADOS, INCLUEM-SE CAPÍTULOS DE TESE, DE LIVROS, OU MESMO, SE ASSIM ME DECIDIR FAZÊ-LO, PONHO UM LIVRO INTEIRO

NA MINHA PÁGINA DO SITE QUE CONTÉM MATERIAL GIGANTESCO ACERCA DE LITERATURA DE VÁRIOS PAÍSES E CONTINENTES QUE SE CONTAM AOS MILHÕES E NÃO PA RAM DE SURGIR NOVOS TEXTOS DIARIAMENTE.

SÃO "PAPERS" DE RENOMADOS PROFESSORES DE GRANDES E FAMOSAS UNIVERSIDADES PELO MUNDO AFORA. SÃO TEXTOS DE MESTRANDOS, DOUTORANDOS, DE "SCHOLARS", BRASILEROS E DE DIVERSAS NACIONALIDADES.

É UM MUNDO DE LIVROS E DE TEXTOS QUE SE ESPALHAM  PELA TERRA DEBATENDO TEMAS TEÓRICOS CULTURAIS DIVERSOS, IDEIAS, PRINÍPIOS, IDEOLOGIAS FAZENDO CITAÇÕES DE NOSSOS LIVROS,  ASSIM COMO CITAÇÕES DE SEUS  LIVROSEM QUALQEUR PARTE.

É O CASO DE MEU LIVRO "APENAS MEMÓRIAS "(RIO DE JANEIRO; QUÁRTICA EDITORA, 2016, . LANÇADO NO RIO DE JANEIRO E, EM SEGUIDA, EM TERESINA.  DELE FIZ OUTRA REVISÃO MAIS ACURADA E CRITEROSA, EXPURGANDO A EDIÇÃO PRÍNCEPS DE MUITAS E MUITAS GRALHAS CAUSADAS POR REVISÃO INSATISFATÓRIA,QUE PODERIA ATÉ SER MAL INTERPRETADA. POR LEITORES CAÇADORES DE ERROS E “DISPARATES DE TODOS NÓS" COMO IRONICAMENTE DIRIA O GRANDE CRÍTICO IMPRESSIONISTA, O SARCÁSTICO E DEMOLIDOR AGRIPINO GRIECO, AUTOR DO FAMOSO E AO MESMO TEMPO ENCANTADOR LIVRO "ZEROS À ESQUERDA". () .

O LEITOR QUE SE INTERESSAR POR ESSE LIVRO DE MEMÓRAIS, SÓ TEM QUE IR AO GOOGLE E USAR O URL QUE, CLICADO, VAI ABRIR NA PÁGINA ONDE SE ENCONTRA O MEU NOME POR EXTENSO.

ACOMPANHANDO O “ANALYTICAL" DA MINHA PÁGINA NO REFERIDO SITE, VEJO, DIARAMENTE, O TOTAL DE PAÍSES NO QUAIS AS MINHAS MEMÓRIAS FORAM LIDAS OU APENAS VISTAS. NOS ESTADOS UNIDOS, POR EXEMPLO, OBSERVEI QUE SOU MAIS LIDO DO QUE EM OUTROS PAÍSES. O NÚMERO É BEM MAIOR DOS LEITORES QUE PASSARAM OS OLHOS PELO MEU TEXTO.

VOLTANDO AO SITE ENTRETEXTOS, DESEJO ASSINALAR QUE FOI COMPLETAMENTE MUDADO EM TODO O SEU ANTIGO FORMATO. DESTE MODO,  FOI APERFEIÇOADO SUBSTANCIALMENTE EM TODOS OS ASPECTOS NO QUE TANGE ÀS FACILIDADES QUE SE POSSAM ENCONTRAR EM OUTROS SITES DESSA NATUREZA. ESTE NOVO FORMATO ATRAIRÁ, DESTARTE, MAIS A ATENÇÃO DO PÚBLICO-ALVO NO PAÍS OU MESMO NO ESTRANGERO.

O SITE ENTRETEXTOS FOI IDEALIZADO E É   DIRIGIDO PELO ESCRITOR PIAUIENSE DÍLSON LAGES MONTEIRO, RESPEITADO JOVEM AUTOR DAS NOVAS GERAÇÕES DE POETAS, FICCIONISTAS ENSAÍSTAS  E AUTORES DIDÁTCOS,  ENTRE OUTROS GÊNEROS,

JÁ BASTANTE CONHCIDO DENTRO E FORA DO SEU ESTADO DE ORIGEM, A SUA ESTREIA NO UNIVERSO DAS LETRAS SE DEU EM 2009 COM UIMA NOVELA DE TÍTULO "O MORRO DA CASA-GRANDE", LANÇAMENTO DA EDITORA E LIVRARIA NOVA ALIANÇA, DE TERESNA. PI.

OBRA ACERCA DA QUAL TIVE A HONRA E A VONTADE DE ESCREVER UM BREVE ENSAIO: A ESTREIA DE DILSON LAGES MONTEIRO NA FICÇÃO ORGINALMENTE PUBLICADO NO ENTRETEXTOS E NO MEUJ BLOG “AS IDEIAS NO TEMPO”.

ALÉM DE SUA INTENSA E AFANOSA ATIVIDADE EM VÁRIOS FLANCOS DA ARTE LITERÁRIA, DÍLSON LAGES EXERCE A FUNÇÃO DE PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA EM TERESINA. DE RESTO, UM PROFESSOR INTENSAMENTE VOLTADO  AOS AVANÇOS DA LINGUÍSTICA TEXTUAL E ANÁLISE DO DISCURSO ( VIDE O SEU LIVO DESTINADO AOS VESTIBULR INTITULADO "TEXTO ARGUMENTATIVO - TEORIA E PRÁTICA", EDIÇÃO DO AUTOR, 2007, 306 P.)

DÍLSON LAGES,ULTIMAMENATE, VEM SE INTERESSANDO POR GENEALOGIA, MAS AINDA EM FASE EMBRIONÁRIA. NO MEU MODESTO ENTENDER, PENSO QUE, NESTA DIREÇÃO, COMO O FEZ O GRANDE CRÍTICO ANTONIO CANDIDO, TEM DEMONSTRADO VIVO ENTUSIASMO, MESMO FASCÍNIO, PELA GENEALOGIA.

NO EXEMPLO DE ANTONIO CANDIDO, O BRILHANTE CRÍTICO DE "FORMAÇÃO DA LITERATURA BRASILEIRA" TINHA FAMILIARIDADE COM AS RAÍZES DE MUITAS FAMÍLIAS E MOSTRAVA TER BOA RETENTIVA PARA CITAR NOMES E CIRCUNSTÂNCIAS DE VIDA DE MUITAS FAMÍLIAS DE SEUS AVOENGOS MAIS REMOTOS.

EXEMPLO DISSO FOI UMA CONVERSA INFORMAL QUE TEVE COM ALGUNS POUCOS ALUNOS QUE FORAM SE REUNIR COM ELE E ESCUTÁ-LO COM MUITO RESPEITO E ADMIRAÇÃO.

ELE ERA UM PESSOA REALMENTAE ADMIRÁVEL E SIMPLES NO TRATO COM ALUNOS. RODEAMO-LO E PERGUNTAMOS MUITO SOBRE CRÍTICA LITERÁRIA E PRINCIPALMENTE ACERCA DO SEU CONHECIMENTO DE FAMÍLIAS ANTIGAS.

LOGO APÓS UMA CONFERÊNCIA FALANDO DA SITUAÇÃO DA CRÍTICA LITERÁRIA, COM O SALÃO DA FACULDADE DE LETRAS DA UFRJ APINHADO DE ESTUDANTES, EX-ALUNOS, PROFESSRORES, JORNALISTAS, ESCRITORES QUE LÁ CHEGARAM PARA ASSISTIREM A UMA CONFERÊNCA, PORQUANTO HAVIAM DELA TOMADO CONHCIMENTO PELA IMPRENSA QUE, NAQUELA MANHÃ, O EMINENTE CRÍTICO E TEÓRICO ESTARIA NO RIO DE JANEIRO PARA UMA PALESTRA.

NA FACULDADE DE LETRAS DA UFRJ. GENTE HAVIA ATÉ DO LADO DE FORA, À ENTRADA DA PORTA, EU INCLUSIVE, POIS CHEGARA TARDE E A CONFERÊNCIA JÁ SE INCIARA.

O SALÃO FICARA, EM SILÊNCIO TUMULAR, DURANTE TODA A FALA DO PROFESSOR CANDIDO, EX-PROFESSOR DE TEORIA LITERÁRIA E DE LITERATURA BRASILEIRA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). DIRIA MAIS, EM SILÊNCIO COMPLETO PORQUE OS PRESENTES AO LOCAL IRIAM ASSISTIR À PALESTRA. JÁ MENCIONDA, DO RESPEITADO CRÍTICO DE "LITERATURA E SOCIEDADE." ASSISTÊNCIA SELETA FORMADA DE PROFESSORES DA FACULDADE DE LETRAS E ADMIRADORES DO CRÍTICO DA MAGUM OPUS "FORMAÇÃO DA LITERATURA BRASILEIRA", CITADA ANTES.

O EVENTO OCORREU NO MEU TEMPO DE DOUTORANDO DE LITERATURA BRASILEIRA NA UFRJ. NA REALIDADE, UM DIA MARCANTE E ESPECIAL TAMBÉM PARA MIM.

O QUE OBSERVEI DA PALESTRA E SOBRETUDO DA REUNIÃO INFORMAL QUE, JÁ O REFERI LINHAS ATRÁS, TEVE CONOSCO NUM SALA DE AULA PERTO DO AUDITÓRIO, COMPOSTA DE PROFESSORES E MAIS DE DOUTORANDOS, EVIDENTEMENTE ERA A VIVACIDADE FORA DO COMUM DO CRÍTICO POR ASSUNTOS CONCERNTES A  GENALOGIAS.

VIA-SE VIVAMENTE VISTO QUE O "SCHOLAR", DA USP REFINADO E IMBATÍVEL MESTRE DE ANÁLISE DE TEXTOS LITERÁRIOS TANTO EM PROSA QUANTO EM POESIA, SEJA NACIONAL, SEJA ESTRANGEIRA. HAJA VISTA A SUA PEQUENA GRANDE OBRA "EM SALA DE AULA" ().TANTO FOI ASSIM QUE ABOCANHOU UM COBIÇADÍSSIMO PRÊMIO INTERNACIONAL. NÃO ME LEMBRO QUAL.

POR OUTOR LADO, E VOLTANDO AO ESCRITOR DÍLSON LAGES, ACREDITO QUE AINDA POSSA TRILHAR O CAMINHO DE ANTONIO CANDIDO COM O SEU INTERESSE E ENTUSIASMO  PARA FALAR SOBRE PESQUISA GENEALÓGICA.

UMA COISA LEVA A OUTRA. QUANDO, NUMAS DAS POUCAS VEZES QUE ESTIVE EM TERESINA, MUITO MOÇO AINDA, E LEVADO POR MEU PAI, QUE FORA CONVIDADO PARA A POSSE DO ESCRITOR JOSIAS CLARENCE CARNEIRO DA SILVA (1929-1992), CONHECIDO PELAS SUAS PESQUISAS GENEALÓGICAS, TOMARA ASSENTO, EM JANEIRO DE 1979, NA CADEIRA Nº36, CUJO PATRONO É ANTÔNIO ALVES DE NORONHA(1904-1962), COM O FALECIMENTO DE SEU PRIMERO OCUPANTE, DARCY FONTENELE ARAÚJO(1916-1974).

LEMBREI-ME BEM  DO NOME DE DARCY FONTENELE ARAÚJO,  MAGISTRADO E PROFESSOR CATEDRÁTCIO DE DIREITO COMERCIAL DA UNVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) E DE GEOGRAFIA DO LICEU PIAUINESE PORQUE, SEGUNDO FALAVA MEU PAI, ELE TECIA ELOGIOS AOS MEUS ARTIGOS JUVENIS PUBLICADOS EM JORNAIS DE TERESINA E JÁ AFIRMAVA QUE EU TINHA BOSSA PARA A CRÍTICA LITERÁRIA, O QUE MUITO ME HONROU. .

, DÍLSON LAGES TEM ENVEREDADO TAMBÉM PELA LITERATURA INFANTO-JUVENIL COM DOIS LIVROS MUITO BEM ESTRUTURADOS A ESSAS FAIXAS ETÁRIAS ESCRITOS NUMA LINGUAGEM DE ESTOFO POÉTICO-FICCIONAL QUE DÁ GOSTA DE LER, COMO SE DIZIA OUTRORA, “DE UMA SÓ ASSENTADA”.

NESSE GÊNERO FICCIONAL JÁ PUBLICOU DOIS LIVROS: "O RATO DA ROUPA DE OURO" (2013) (2015) E, "MEUS S OLHINHOS DE BRNQUEDO" (2015), AMBOS EDITADOS PELA NOVA ALIANÇA /ENTREXTO.

VALE ANOTAR QUE ESSES LIVROS FORAM BEM RECEBIDOS PELO APRECIADO CRÍTICO E EX-COLUNISTA DO JORNAL O GLOBO, JORNALISTA E ESCRITOR JOSE CASTELO,

ENTRETEXTO – GRAVEM BEM O NOME DESTE SITE– É UM IMPORTANTE SITE PARA QUEM GOSTA DE LITERATURA E DE CULTURA EM GERAL,

TODOS OS QUE GOSTAMOS DE LITERATURA, DE CULTURA,  ADMIRAMOS O SITE ENTRETEXTOS, O QUAL DISPÕE DE BONS COLABORADORES. DIRIA MELHOR, A MARCA DIFERENCIADORA DESSE SITE É O JONALISMO LITERÁRIO (DESIGNAÇÃO QUE, PELO MENOS, PARA MIM, VI PRIMERO SER USADA PELO SAUDOSO CRÍTICO JOSÉ GUILHERME MERQUIOR().QUER DIZER, A LITERATURA SERA, POR ASSIM DIZER, SUA “RAISON D’ÊTRE.”

POR CONSEGUINTE, O ENSAIO LITERÁRIO, O ARTIGO,  A CRÍTICA LITERÁRIA, A FICÇÃO CIENTÍFICA , ENTREVISTAS COM ESCRITORES JÁ CONSAGRADOS OU COM JOVENS E PROMISSORES ESCRITORES SÃO DA LAVRA DE UM BOM NÚMERO DE COLABOADORES. O ENRETEXTOS, CONTA AINDA    COM O  ARMAZENAMENTO DE  POSTAGENS RECENTES OU JÁ ARQUIVADAS ELETRONICAMENTE, EM FORMA DE E-BOOKS DE GRANDES AUTORES BRASILEROS OU ESTRANGEIROS.

TODO ESTE VARIADO ESPECTRO DE TEXTOS ARMAZENADOS SE ENCONTRA À DISPOSIÇÃO DOS LEITORES E PESQUISADORES NO PAÍS E NO EXERIIOR.

DESTARTE, ELE VAI SOMANDO LEITORES EM TODAS AS REGIÕES DESTE PAÍS DE DIMENSÕES CONITINENTAIS. O ENTRETEXTOS JÁ SE TORNOU UMA REFERÊNCIA SÉRIA DE COMPROMISSOS ÉTICOS COM A VERDADE CUTURAL, A QUAL, POR SI MESMA, IMPLICA UMA VERDADE ORIUNDA DO COMPOMISSO SOCIAL ENTRE AUTORES E LEITORES NOS DOMÍNIOS DA POESIA E DA FICÇÃO BRASILEIRA E ESTRANGEIRA, O QUE É EVIDENCIADO NA PARTE QUE ME TOCA, NA MINHA COLUNA "LETRA VIVA", NO MEU BLOG "AS IDEIAS NO TEMPO” , COM A MINHAS INÚMERAS TRADUÇÕES DE POESIA ESTRANGEIRA E NUM ESPAÇO ABERTO QUE RESERVO A ESTUDOS DE LITERATURA DE AUTORES PIAUIENSES, FORA OUTROS TEMAS QUE ME INTERESSAM COMO ESTUDIOSO, OU SEJA, QUESTÕES DE POLÍTICA NACIONAL E INTERNACIONAL.