Desenhos apavorantes cujo autor é Jeremy Hannigan:
Trecho do livro de P. Biskind sobre apavorante filme de W. Friedkin
Por Flávio Bittencourt Em: 29/12/2011, às 09H06
[Flávio Bittencourt]
Trecho do livro de P. Biskind sobre apavorante filme de W. Friedkin
"(...) Famílias que rezam unidas permanecem unidas e não têm encontros inconvenientes com o diabo (...)", escreveu Biskind.
Ruth Gordon winning Best Supporting Actress,
Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=oxsLNhH0yjA
"(...) Os números, de fato, foram espantosos. O Exorcista representou 15% da renda dos principais mercados em fevereiro de 1974. Quando os números da bilheteria começaram a chegar, Dick Lederer entrou na sala de Barry Beckerman, na Warner, jogou-os na mesa dele e disse: "Rapaz, a brincadeira acabou. tem caras em Nova York olhando para estes números e dizendo:'Dá pra fazer dinheiro assim com cinema, é?' Temos nos divertido muito e temos tido sucesso, mas agora, depois disto, a coisa ficou séria de verdade." Como O Poderoso Chefão, O Exorcista mudou a indústria. (...)"
(PETER BISKIND, página 234 da tradução brasileira livro COMO A GERAÇÃO SEXO-DROGAS-E-ROCK'N'ROLL SALVOU HOLLYWOOD: EASY RIDERS, RAGING BULL; Rio de Janeiro: Intrínseca, 2009, trad. de Ana Maria Bahiana)
Jason Miller (Father Karras)
(http://www.gonemovies.com/www/WanadooFilms/Thriller/ExorcistKarras2.asp)
(http://www.horrorphile.net/rosemarys-baby/)
RUTH GORDON, que interpretou a
idosa MAUDE no filme HAROLD AND MAUDE,
EM 1919
(ela ganhou um Oscar por sua atuação
em O BEBÊ DE ROSEMARY):
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Ruth_Gordon)
A GRANDE ATRIZ RUTH GORDON, LINDA, JOVEM
E ABSOLUTAMENTE NÃO-ADORADORA DO DIABO,
HAJA VISTA QUE SEMPRE FOI UMA PESSOA BEM NORMAL,
ELEGANTE, TALENTOSA, ENCANTADORA E DO BEM:
(http://i12bent.tumblr.com/post/1440476166/ruth-gordon-oct-30-1896-1985-was-a-brilliant)
"O BEBÊ DE ROSEMARY (EUA, 1968) NÃO FOI APENAS UM FILME SOBRE SENHORA
EM CUJO VENTRE SE GERAVA O FILHO DO DIABO - inacreditavelmente,
com a colaboração do próprio marido-homo-sapiens-cornus - MAS,
PRINCIPALMENTE, SOBRE A VELHA LOUCA QUE ALIMENTAVA,
COM O MÁXIMO CUIDADO, A JOVEM GRÁVIDA, uma vez que a atriz que
interpretou esse papel - o da horrenda bruxa-vizinha-muito-atenciosa -
foi Ruth Gordon. "
(Coluna "Recontando...")
CARTAZ CONCEBIDO PELO ARTISTA PLÁSTICO
JEREMY HANNIGAN A PARTIR DE DETALHE DE
FOTO DE CENA DO FILME O EXORCISTA (EUA, 1973):
(http://jeremyhannigan.tumblr.com/)
"(...) O Exorcista foi uma porrada. As pessoas desmaiavam, perdiam os sentidos e entravam em crise histérica. Os exibidores mantinham à mão lixeiras com areia para socorrer pessoas que não conseguiam manter o jantar no estômago. Os espectadores ficavam tão convencidos de que eles ou alguém que conheciam estava possuído pelo diabo que passavam a infernizar a Igreja Católica com pedidos de exorcismo. (...)"
(PETER BISKIND)
"Como a geração sexo-drogas-e-rock'n'roll salvou Hollywood":
esse é o nome do livro de Peter Biskind de onde foi extraído o trecho adiante transcrito, passagem essa do capítulo 7 (pp. 206 - 234), onde Biskind se debruça sobre o filme O Exorcista, de William Friedkin."
(Coluna "Recontando estórias do domínio público")
"GENTE EXISTE NO MUNDO QUE TEM MAIS MEDO DE
VIZINHA ATENCIOSA E ULTRA-DEDICADA DO QUE
DO PRÓPRIO DIABO"
(Coluna "Recontando...")
"COMA BOLO, ROSEMARY!"
(e o bolo era vitaminado com
enxofre):
Minnie with husband Roman (Sidney Blackmer) insist on more cake(http://www.horrorphile.net/rosemarys-baby/)
RUTH GORDON, QUE JAMAIS
PARTICIPOU DE COMPLÔS MEDONHOS
DE SEITAS DE ADORADORES DO DIABO
.
This past Saturday mark the 25th anniversary of Ruth Gordon's death. I had it marked in my calendar and everything, so deep and lasting an impression did the lady leave in her wake. I figured I had to do something in her honor, and since it's a performance etched on the inside of my skull it only seems natural to talk about her Oscar-winning work as Minnie Castavet in Rosemary's Baby (...)
(http://mynewplaidpants.blogspot.com/2010_08_01_archive.html)
"UMA LEITURA POSSÍVEL DA CONSPIRAÇÃO
ASSUSTADORA DE O BEBÊ DE ROSEMARY ESTABELECE
UMA LIGAÇÃO ENTRE O SOFRIMENTO QUE O COMPLÔ
QUE MATOU O PRESIDENTE KENNEDY CAUSOU NÃO
APENAS NOS EUA, MAS NO PLANETA TERRA COMO
UM TODO, E AQUELAS PESSOAS DOENTES
(personagens do livro e do filme) OBSESSIVAMENTE
INTERESSADAS NO CRESCIMENTO, NA SAÚDE
E NO NASCIMENTO DO FILHO DO DIABO"
(Coluna "Recontando...")
EM MEMÓRIA DA INESQUECÍVEL E FABULOSA ATRIZ
RUTH GORDON, que não era cabotina - pelo contrário! -
e exagerou na dose da interpretação da hipercuidadosa
vizinha-alimentadora (vitaminas com enxofre)
de senhora grávida em O BEBÊ DE ROSEMARY, uma
vez que uma idosa louca daquelas só poderia ser
maníaca, exagerada e... SUPER-HIPER-CUIDADOSA.
29.12.2011 - Famílias que rezam unidas permanecem unidas e não tem encontros inconvenientes com o diabo, ironicamente escreveu Peter Biskind, sugerindo que há um componente religioso-conservador tanto no livro de William Peter Blatty, quanto no filme de William Friedkin, baseado no assustador romance de Blatty - Trecho do livro de P. Biskind sobre O exorcista. F. A. L. Bittencourt ([email protected])
PETER BISKIND
ESCREVEU, NO
CITADO LIVRO:
"(...) Mas, para a maioria das pessoas, o filme funcionou. Era apavorante. Como Bonnie e Clyde e outros filmes da Nova Hollywood, O Exorcista dava as costas para a cultura terapêutica, liberal, do pós-guerra (no filme, o psiquiatra está perdido, claramente despreparado para resolver a questão, e Burstyn não tem outro recurso senão recorrer à Igreja). No lugar da ciência, o filme oferece uma espécie de medievalismo fundamentalista. Como O Poderoso Chefão, O Exorcista antevê a iminente revolução maniqueísta da direita, com Reagan resmungando sobre o Império do Mal. Satanás é o mau pai que se muda para a casa da divorciada MacNeil, tomando o lugar do pai-marido ausente. Famílias que rezam unidas permanecem unidas e não têm encontros inconvenientes com o diabo. (...)"
(P. 233)
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