LANÇAMENTO DO LIVRO "ROSA NUMINOSA" (2022), DE DIEGO MENDES SOUSA
LANÇAMENTO DO LIVRO "ROSA NUMINOSA" (2022), DE DIEGO MENDES SOUSA

LANÇAMENTO “ON-LINE” DO LIVRO “ROSA NUMINOSA” (2022) DO ESCRITOR DIEGO MENDES SOUSA REALIZADO EM 21 DE MAIO DE 2022.

 

O PORTAL ENTRETEXTOS realizou em 21 de maio de 2022 - sábado, às 17h, por intermédio da plataforma Zoom, com transmissão simultânea no Canal CÍRCULO LITERÁRIO VIRTUAL ENTRETEXTOS e pelo Facebook, o lançamento do livro “ROSA NUMINOSA” de autoria do poeta, advogado e memorialista DIEGO MENDES SOUSA. A obra totalmente poética é a décima primeira de sua carreira literária. Tem edição própria, com o patrocínio do Instituto Amostragem do editor João Batista Mendes Teles. A impressão pela Gráfica do Povo, de Teresina-PI.

O livro é dedicado ao advogado, professor e político piauiense José Francisco Paes Landim, intelectual muito amigo de Diego Mendes Sousa. Contém 116 páginas com os mais expressivos poemas contemporâneos. As doze ilustrações e a capa são do artista Paulo Moura. A assinatura prefacial é de Clauder Arcanjo, a primeira orelha foi escrita por Roberto Nogueira Ferreira e a segunda orelha pelo Ronaldo Costa Fernandes. A apresentação é da poetisa Noélia Ribeiro.

O lançamento on-line teve o painel historiográfico apresentado por Dílson Lages Monteiro, com leituras de encantamento de Antonio Cicero (Imortal da Academia Brasileira de Letras), Daniel Glaydson Ribeiro, Decio Machado, Francisco Carlos Pontes, Jairo Nunes Leocádio, Jailson Júnior, Rogel Samuel, Décio Torres Cruz, Adriano Gonçalves e o professor e médico renomado, Luiz Ayrton Santos Junior.

Com a presença de inúmeros amigos que estiveram o apoiando e deixando os seus abraços.  Destacamos: Antonio Cicero; Antonio Carlos Secchin (Imortal da Academia Brasileira de Letras); Décio Torres Cruz; Julio Lellis (cineasta brasileiro); Vanize Lemos; Altair Maria Sousa Marinho (a musa do poeta Diego); Cilsa; Luiz Otávio Oliani; Teresa Maria Fontenelle Sousa; Francisco Pereira da Silva Filho; Maria do Carmo Mendes Souza; Murilo Moreira Véras; Marcos Airton de Sousa Freitas; Adriano Espínola; Rossana Silva; Mardson Soares; Kori Bolívia; Josiel Barros; Rogel Samuel; Gisleno Feitosa; Glória Fontes Puppin; Cecy Barbosa Campos; Cesar A. S. Nascimento; Benjamim Santos, Jota Cunha, J. L. Rocha do Nascimento, Morgana Sales, Vanda Santana, Sérgio Nunes, Natanael Lima Jr.,  Alberto Araújo do Focus Portal Cultural e outros.

Sobre a obra, escreveu a poetisa Noélia Ribeiro: "Em Rosa Numinosa, o poeta Diego Mendes Sousa, com inusitado domínio, colhe o acontecimento poético nas memórias de infância, na natureza, no amor pela musa Altair e pelos amigos, na tristeza dos tempos atuais, para transmutá-lo em versos bem construídos, nos quais toda palavra importa à arquitetura imagética da obra".

O escritor Décio Torres Cruz disse: "São belos poemas escritos com muito esmero e que tocam lá no espaço mais profundo de nossa alma".

O poeta Isaac Melo, “Rosa Numinosa”: "um livro surgido no contexto pandêmico, e das novas premências da humanidade; e, de modo mais específico, da realidade amazônica vivida e sentida pelo poeta, ele que é, marcadamente, um poeta de “alma litorânea”."

 

LINK PARA ASSISTIR A GRAVAÇÃO COMPLETA:

https://youtu.be/Pbn11k_KJkY

 

UM POUCO SOBRE DIEGO MENDES SOUSA

 

O intelectual nasceu em Parnaíba-PI-Brasil, em 15 de julho de 1989. É escritor, jornalista, advogado, funcionário público federal, indigenista, ambientalista e promotor cultural.

Membro do PEN Clube do Brasil e detentor do Prêmio Castro Alves da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro (UBE-RJ), 2013, pelo conjunto da obra. Seus poemas foram traduzidos para o inglês, o espanhol, o francês, o grego e o romeno.

 

OBRAS PUBLICADAS:

Divagações (2006); Metafísica do Encanto (2008); 50 Poemas Escolhidos pelo Autor (2010); Fogo de Alabastro (2011); Candelabro de Álamo (2012); Alma Litorânea (2014); Coração Costeiro (2016); O Viajor de Altaíba (2019); Gravidade das Xananas (2019); Tinteiros da Casa e do Coração Desertos (2019); Velas Náufragas (2019); Fanais dos Verdes Luzeiros (2019) e Rosa Numinosa (2022).

A obra “Rosa numinosa” pode ser adquirida diretamente com o autor pelo contato: (86) 99451-5454.

As demais obras estão disponíveis no site da Editora Penalux:

https://www.editorapenalux.com.br/.../Diego_Mendes_Sousa

 

REPORTAGEM ESCRITA POR ALBERTO ARAÚJO, DO PORTAL FOCUS CULTURAL.

https://focusportalcultural.blogspot.com/2022/05/lancamento-on-line-do-livro-rosa.html