Zumbis racionais lutam para sobreviver neste notável mangá:

SOFRER E LUTAR: RED GARDEN 3

Miguel Carqueija

 

O terceiro volume do mangá "Red garden", de Kirihito Ayamure (Gentosha Comics, Japão, 2008; New Pop, Brasil, 2013) mostra bem o caráter extremamente sofrido das quatro protagonistas apanhadas em uma teia de horror em plena Nova Iorque do século XXI. A trama é gótica e fala de uma estranha maldição de família — o clã Dolores — e uma sociedade secreta — a das Animus — que existe basicamente para destruir os Dolores.

Kate é a mais sensível do quarteto. Ela se preocupa em fomentar uma verdadeira amizade entre as quatro zumbis — sim, pois todas elas morreram no primeiro volume e agora vivem em corpos artificiais — já que, no início, só o que as une é a amizade pela desaparecida Lise, amiga comum de todas. Para isso Kate precisa vencer a resistência das outras três, já mortificadas por serem obrigadas a lutar contra monstros incompreensíveis.

Essa questão da importância da amizade perpassa animês e mangás com uma mensagem recorrente: Sailor Moon, Ga-Rei, Rosário e Vampiro, Guerreiras Mágicas de Rayearth, Mai Otome, Blue Drop, nessas e em outras séries uma das prioridades está no significado da amizade, pela qual uma pessoa pode inclusive entregar a própria vida.

E no fim de contas, mesmo em "Red garden", cuja ambientação é adulta e mais crua que nos mangás e animês de feição adolescente aqui mencionados, é o sentimento de grupo e de apoio mútuo que convencerá as garotas a não se suicidarem (mesmo estando mortas) apesar do sofrimento extremo que experimentam.

Rio de Janeiro, 20 a 23 de agosto de 2013.