SALÃO DO LIVRO HOMENAGEIA ASSIS BRASIL

O IV Salão do Livro do Piauí, de 1 a 6 de junho, homenageia este ano Francisco de Assis Almeida Brasil. Nascido em Parnaíba em 1932, o autor escreveu mais de 100 livros, passeando por gêneros diversos, embora tenha se consagrado como romancista.  Residente no Rio de Janeiro, ele retorna ao Piauí após quase 10 anos e estará na solenidade de abertura da feira.

QUEM É ASSIS BRASIL
Francisco de ASSIS Almeida BRASIL nasceu em Parnaíba, Piauí, no dia 18 de fevereiro de 1932, cidade onde existe uma fundação cultural com o seu nome. Assis Brasil é membro da Academia Parnaibana de Letras. Recuando a carreira artística, Assis Brasil começou com teatrinho organizado por sua mãe em Parnaíba. Era uma espécie de vaudeville musicado e falado. A representação ficava a cargo de alguns garotos da cidade, revertendo o valor das entradas em benefício da igreja local. A mãe tocava piano e declamava, e ASSIS BRASIL, num trio fazendo o papel de engraxate, cantava e dançava, aos dez anos de idade.

Desde menino foi-se habituando à música, aos livros, sendo um mau aluno no colégio, mas um bom leitor. Enjoados do teatro, os meninos resolveram montar um circo no quintal da casa de ASSIS BRASIL, com palhaços e trapezistas e entrada paga. A mãe não se meteu, mas o pai, também dado às leituras, gostava de longe. Os primeiros estudos primário e parte do secundário, foram feitos no então Instituto São Luiz Gonzaga do professor José Rodrigues.

Aos 12 anos, ASSIS BRASIL foi como interno para o Colégio São João, em Fortaleza, no Ceará, onde terminou o ginasial e fez o científico. Aos 15 anos, influenciado pelo professor de português, e com tema por ele escolhido, escreveu seu primeiro texto literário, um apólogo intitulado O poste e a palmeira, inspirado num apólogo de Machado de Assis. Este trabalho foi publicado na Gazeta de Notícias em 1948. À época, uma crônica sua é publicada no jornal O Radical. Tal crônica lhe dá o tema para escrever o primeiro romance, Verdes mares bravios, publicado em 1953 no Rio de Janeiro, pela Editora Aurora, e reeditado em 1986 pela Melhoramentos de São Paulo com o título de Aventura no mar, e indicado para a área infanto-juvenil. O livro é ainda hoje comercializado.

Em fins de 1949, ASSIS BRASIL viaja para o Rio de Janeiro no navio Itaimbé da extinta Companhia de Navegação Costeira, indo trabalhar como Oficial Administrativo na Prefeitura de Duque de Caxias nos tempos de Tenório Cavalcanti. O segundo emprego foi de auxiliar de escritório numa imobiliária, Companhia Geral de Empreendimentos, que urbanizou a área de Piratininga em Niterói. Mais tarde foi Correspondente (redator) do setor de propaganda das casas Pernambucanas, enquanto estudava jornalismo, à noite, na Pontifícia Universidade Católica. As refeições eram feitas no Restaurante dos Estudantes, no Calabouço, localizado próximo ao Aeroporto Santos Dumont, foco de agitação política no período 1945-1955.

Em 16 de setembro de 1956, ASSIS BRASIL entra para a imprensa do Rio de Janeiro, já como crítico literário profissional do Suplemento Dominical do Jornal do Brasil, que iria abrigar as correntes vanguardistas e divulgar escritores da literatura universal e os brasileiros esquecidos, tais como Adonias Filho, Clarice Lispector, Autran Dourado, Geraldo Ferraz, João Cabral de melo Neto, sobre os quais ASSIS BRASIL dedicou estudos. Além da crítica literária, o escritor traduz ensaios sobre a obra de William Faulkner e contos de Carson McCullers, e escreve ainda para o cinema sob o pseudônimo de Castro Mussél. À época, Tristão de Athayde ganhava 600 cruzeiros por artigo e eu ganhava 2 mil", declarou ASSIS BRASIL numa entrevista.

O escritor, sempre um trabalhador intelectual, escreve para inúmeros outros jornais do país. Na época da maior repressão do regime militar, entre 1967 e1968, lecionava Técnica de Jornal na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e trabalhava como copidesque no jornal Tribuna da Imprensa. Tanto a universidade quanto o jornal eram sistematicamente invadidos pela polícia e pelo DOPS. Um dos temas de aula de ASSIS BRASIL, então, do ponto de vista político, foi o assassinato do estudante Edson Luís Souto no Calabouço. Também à época, em 1968, ASSIS BRASIL vendia livros na Feira do Livro da Cinelândia, tendo já publicado os três primeiros romances de sua Tetralogia Piauiense.

Conquistou, em 1965, o Prêmio Nacional Walmap com o romance Beira rio beira vida. A partir dessa década ganha outros prêmios e não pára mais de publicar livros, tendo chegado ao número 100 em 1998, com o livro de novelas O sol crucificado. ASSIS BRASIL já exerceu diversos cargos ligados à sua área, como membro do Conselho de Administração da EMBRAFILME e do Conselho de Literatura do Museu da Imagem e do Som. Pertence às seguintes entidades: Academia Parnaibana de Letras, Academia Piauiense de Letras, Pen Clib do Brasil e Sindicato dos Escritores Profissionais do Riode janeiro.

Em 1995, quando do lançamento de sua antologia A poesia piauiense no século XX, ASSIS BRASIL é agraciado com a Medalha do Mérito Conselheiro José Antônio Saraiva, no grau de Oficial, da Prefeitura Municipal de Teresina. Em 9 de agosto de1996, quando de sua posse na Academia Piauiense de letras, recebe do governo estadual a Ordem Estadual do Mérito Renascença do Puauí, no Grau de Cavaleiro. A solenidade de entrega foi realizada em Parnaíba, cidade natal do escritor, no dia 14 de agosto de 1996.

Em maio de 1997, ASSIS BRASIL recebe no Rio de Janeiro o Diploma de Personalidade Cultural da União Brasileira de Escritores, por serviços prestados à cultura brasileira. Ainda neste mesmo ano, no dia 11 de novembro, ASSIS BRASIL é incluído no Quadro de Sócios Correspondentes da Academia Espírito-Santense de Letras, a Casa Kosciuszki Barbosa Leão. No ano seguinte, o Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santeo concedeu-lhe o título de Sócio Correspondente, ambas as entidades em reconhecimento pela publicação de A poesia espírito-santense no século XX. Ainda em 1988, no dia 27 de agosto, ASSIS BRASIL é homenageado no Rio de Janeiro, pela União Brasileira de Escritores, com a Medalha Veríssimo de Mello, por sua organização da antologia A poesia rio-grandense no século XX.

No dia 27 de maio de 1999, o Conselho Estadual da Cultura da Bahia consigna votode congratulações a ASSIS BRASIL e à Fundação Cultural do Espírito Santo pela publicação da antologia A poesia bahiana no século XX. No dia 5 de junho do mesmo ano, em Parnaíba, ASSIS BRASIL inaugura as novas instalações da Fundação Cultural Assis Brasil, co a presença do governador do estado. O jornal O Capital de Aracaju entrega a ASSIS BRASIL, em 29 de julho de 1999, o diploma de Intelectual do Ano, como "reconhecimento público de Resistência ao Ordinário" e pela publicação de A poesia sergipana no século XX. Em 23 de setembro do mesmo ano, a Sociedade Amigas da Cultura, de Belo Horizonte, MG, outorga a ASSIS BRASIL o Diploma de Honra ao Mérito "em reconhecimento aos relevantes serviçosprestados à cultura mineira", quando do lançamento de A poesia mineira no século XX.

Em 5 de novembro de 1999, em teresina, PI, ASSIS BRASIL foi agraciado com a Medalha Ordem do Mérito Cultural Wall Ferraz, "pelos relevantes serviços que tem prestado à cultura piauiense". Em 13 de janeiro do ano de 2000, ainda em Teresina, após palestra sobre O Romance Brasileiro no Século XX, ASSIS BRASIL recebe a Medalha Cultural Lucídio Freitas, da Academia Piauiense de Letras.

O escritor é casado com ANITA RODRIGUES DE ALMEIDA BRASIL.

______________________________

A OBRA DE ASSIS BRASIL EM ORDEM CRONOLÓGICA

   1. Aventura no mar (Verdes mares bravios), Infanto-juvenil/Melhoramentos, São Paulo, 1955/1986.
   2. Contos do cotidiano triste, Contos/Universitária, Rio de Janeiro, 1955.
   3. Faulkner e a técnica do romance, Ensaio/Leitura, Rio de Janeiro, 1964.
   4. Beira rio beira vida, Romance/O Cruzeiro, Rio de Janeiro, 1965.
   5. A filha do meio-quilo, Romance/O Cruzeiro, Rio de Janeiro, 1966.
   6. Cinema e literatura, Ensaio/Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, 1967.
   7. O salto do cavalo cobridor, Romance/O Cruzeiro, Rio de Janeiro, 1968.
   8. Pacamão, Romance, Bloch Editores, Rio de Janeiro, 1969.
   9. Graciliano Ramos, Ensaio, Organizações Simões, Rio de Janeiro, 1969.
 10. Adonias Filho, Ensaio, Organizações Simões, Rio de Janeiro, 1969.
 11. Guimarães Rosa, Ensaio, Organizações Simões, Rio de Janeiro, 1969.
 12. Clarice Lispector, Ensaio, Organizações Simões, Rio de Janeiro, 1969.
 13. O Livro de Judas, Novela, Clube do Livro/Atual Editora, São Paulo, 1986.
 14. Ulisses, o sacrifício dos mortos, Novela, Livros do Mundo Inteiro, Rio de Janeiro, 1970.
 15. Carlos Drumond de Andrade, Ensaio, Livros do Mundo Inteiro, Rio de Janeiro, 1971.
 16. Joyce, o romance com forma, Ensaio, Livros do Mundo Inteiro, Rio de Janeiro, 1971.
 17. A nova literatura (O romance), Ensaio, Companhia Editora Americana, 1973.
 18. A volta do herói, Novela, Expressão e Cultura, Rio de Janeiro, 1974.
 19. Os que bebem com os cães, Romance, Nórdica, Rio de Janeiro, 1975.
 20. A rebelião dos órfãos, Novela, Artenova, Rio de Janeiro, 1975.
 21. Tiúbe, a mestiça, Novela, Atual Editora, São Paulo, 1975/1986.
 22. A vida não é real, Contos, Clube do Livro, São Paulo, 1975.
 23. A nova literatura (A poesia), Ensaio, Companhia Editora Americana, 1975.
 24. A nova literatura (O conto), Ensaio, Companhia Editora Americana, 1975.
 25. A nova literatura (A crítica), Ensaio, Companhia Editora Americana, 1975.
 26. O aprendizado da morte, Romance, Nórdica, Rio de Janeiro, 1976.
 27. O modernismo, Ensaio, Companhia Editora Americana, 1976.
 28. Deus, o Sol, Sheakespeare, Romance, Nórdica, Rio de Janeiro, 1978.
 29. Redação e criação, Didático, Nórdica, Rio de Janeiro, 1978.
 30. Dicionário prático de literatura brasileira, Paradidático, Ediouro, Rio de Janeiro, 1978.
 31. Tetralogia piauiense, reunindo Beira rio beira vida, A filha do meio-quilo, O salto do cavalo  cobridor e Pacamão, Romances, Nórdica, Rio de Janeiro, 1979.
 32. Vocabuléro técnico de literatura, Paradidático, Ediouro, Rio de Janeiro, 1979.
 33. Os crocodilos, Nórdica, Rio de Janeiro, 1980.
 34.O livro de ouro da literatura brasileira (400 anos de história literária), Paradidático, Ediouro, Rio de Janeiro, 1980.
 35. Um preço pela vida (Aventuras de Gavião Vaqueiro), Infanto-juvenil, Melhoramentos/Salamandra, São Paulo/Rio de Janeiro, 1980/1990.
 36. O primeiro amor (Aventuras de Gavião Vaqueiro), Infanto-juvenil, Melhoramentos, São Paulo, 1980.
 37. O velho feiticeiro (Aventuras de Gavião Vaqueiro) , Infanto-juvenil, Melhoramentos, São Paulo, 1980.
 38. O destino da carne, Romance, Nórdica, Rio de Janeiro, 1982.
 39. A viagem da vida, reunindo O seqüestro, A viagem proibida e A pena vermelha do gavião (Aventuras de Gavião Vaqueiro), Infanto-juvenil, Melhoramentos, São Paulo, 1982.
 40. A técnica da ficção moderna, Ensaio, Nórdica, Rio de Janeiro, 1982.
 41. Tonico e Carniça, Infanto-juvenil, Ática, São paulo, 1982.
 42. Mensagem às estrelas, Infanto-juvenil, Ediouro, Rio de Janeiro, 1983.
 43. Estilos e meios de comunicação, Paradidático, Ediouro, Rio de Janeiro, 1983.
 44. Ciclo de terror, reunindo Os que bebem como os cães, O aprendizado da morte, Deus, o Sol, Sheakespeare e Os Crocodilos, Romance, Nórdica, 1984.  45. O mistério de Kanitei, Infanto-juvenil, Ediouro, Rio de Janeiro, 1984.
 46. Zé Crrapeta, o guia do cego, Infanto-juvenil, Ediouro, Rio de Janeiro, 1984.
 47. O menino-candeeiro, Infanto-juvenil, Ediouro, Rio de Janeiro, 1984.
 48. Dicionário do conhecimento estético, Paradidático, Ediouro, Rio de Janeiro, 1984.
 49. Sodoma ests velha, Romance, Nórdica, Rio de Janeiro, 1985.
 50. Os desafios de Kaíto, Infanto-juvenil, Ediouro, Rio de Janeiro, 1985.
 51. O camelô São Joaquim, Infanto-juvenil, Atual Editora, Rio de Janeiro, 1985.
 52. A fala da cor na dança do beifa-flor, Infanto-juvenil, Companhia Editora Nacional, São Paulo, 1985.
 53. Contatos imediatos dos besouros astronautas (O memino do futuro), Infanto-juvenil, Nórdica/Vigília, 1985/1991.
 54. O destino é cego (Aventuras de Gavião Vaqueiro), Infanto-juvenil, Melhoramentos, São Paulo, 1986.
 55. A primeira morte (Aventuras de Gavião Vaqueiro), Infanto-juvenil, Melhoramentos, São Paulo, 1986.
 56. Na trilha das esmeraldas (Aventuras de Gavião Vaqueiro), Infanto-juvenil, Melhoramentos, São Paulo, 1986.
 57. Neném-Ruço, Infanto-juvenil, Atual Editora, São Paulo, 1986.
 58. Histórias do rio encantado, Contos, FTD, São Paulo. 1987.
 59. O cantor prisioneiro, Infanto-juvenil, Moderna, São Paulo, 1987.
 60. Arte e deformação (Como entender a estética moderna), Ensaio, Companhia Editora Nacional, São Paulo, 1987.
 61. O prestígio do Diabo, Romance, Melhoramentos, São Paulo, 1988.
 62. Pequeno pássaro com frio, Infanto-juvenil, Editora do Brasil, São Paulo, 1988.
 63. Novas aventuras de Zé Carrapeta, Infanto-juvenil, Record, Rio de Janeiro, 1988.
 64. Aventuras de Gavião Vaqueiro, reunindo A primeira morte e Na trilha das estrelas, Infanto-juvenil, Círculo do Livro, São Paulo, 1988.
 65. O mistério da caverna da coruja vegetariana, Infanto-juvenil, RHJ Livros, Belo Horizonte, 1989.
 66. Lobo Guará, meu amigo (Aventuras de Gavião Vaqueiro), Infanto-juvenil, Contexto, São Paulo, 1989.
 67. Nassau, sangue e amor nos trópicos, Romance histórico, Rio Fundo Editora, Rio de Janeiro, 1990.
 68. O mistério do punhal estrela (Aventuras de Gavião Vaqueiro), Infanto-juvenil, Scipione, São Paulo, 1990.
 69. Manuel e João, dois poetas pernambucanos, Ensaio, Imago, Rio de Janeiro, 1990.
 70. Perigo na missão Rondon (Aventuras de Gavião Vaqueiro), Infanto-juvenil, Moderna, São Paulo, 1991.
 71. Os esqueletos do Amazonas (Aventuras de Gavião Vaqueiro), Infanto-juvenil, José Olympio, Rio de Janeiro, 1991.
 72. Missão secreta na Transamazônica (Aventuras de Gavião Vaqueiro), Infanto-juvenil, RHJ Livros, Belo Horizonte, 1991.
 73. Villegagnon, paixão e guerra na Guanabara, Romance histórico, Rio Fundo Editora, Rio de Janeiro, 1991.
 74. Caminhos para a imortalidade, Ensaio, Hólon Editorial, Rio de Janeiro, 1991.
 75. Joyce e Faulkner, o romance da vanguarda, reunindo, atualizados, Faulkner e a técnica do romance e Joyce, o romance como forma, Ensaios, Imago, Rio de Janeiro, 1992.
 76. Vocabulário de ecologia, Paradidático, Ediouro, Rio de Janeiro, 1992.
 77. O tesouro da cidade fantasma (Aventuras de Gavião Vaqueiro), Infanto-juvenil, Imago, Rio de Janeiro, 1992.
 78. Tiradentes, poder oculto o livrou da forva, Romance histórico, Imago. Rio de Janeiro, 1993.
 79. Jovita, missão trágica no Paraguai, Romance histórico, Nótyra, Rio de Janeiro, 1992.
 80. Redação para o vestibular, Didático, Imago, Rio de Janeiro, 1994.
 81. A caçadora do Araguaia (Aventuras de Gavião Vaqueiro), Infanto-juvenil, Salamandra, Rio de Janeiro, 1994.
 82. O sábio e andarilho (Aventuras de Gavião Vaqueiro), Infanto-juvenil, Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1994.
 83. Quatro Orelhas: um guerreiro craô (Aventuras de Gavião Vaqueiro), Infanto-juvenil, Ao Livro Técnico, Rio de Janeiro, 1994.
 84. A poesia maranhense no século XX, Antologia, Imago, Rio de Janeiro, 1994.
 85. Coração de jacaré (Aventuras de Gavião Vaqueiro), Infanto-juvenil, Salamandra, Rio de Janeiro, 1994.
 86. Os habitantes no espelho, Infanto-juvenil, José Olympio, Rio de Janeiro, 1994.
 87. Os nadinhas, Infanto-juvenil, Scipione, São Paulo, 1995.
 88. A poesia piauiense no século XX, Antologia, Imago, Rio de Janeiro, 1995.
 89. teoria e prática da crítica literária, Ensaio, Topbooks, Rio de Janeiro, 1995.
 90. Yakima, o menino-onça (Aventuras de Gavião Vaqueiro), Infanto-juvenil, Saraiva, Rio de Janeiro, 1995.
 91. O segredo do galo-madrinha (Aventuras de Gavião Vaqueiro), Infanto-juvenil, Scipione, Rio de Janeiro, 1995.
 92. Paraguaçu e Caramuru: Paixão e morte da nação Tupinambá, Romance histórico, Rio Fundo Editora, Rio de Janeiro, 1995.
 93. A sabedoria da floresta (Aventuras de Gavião Vaqueiro), Infanto-juvenil, Scipione, Rio de Janeiro, 1995.
 94. A poesia cearense no século XX, Antologia, Imago, Rio de Janeiro, 1996.
 95. Os desafios do rebelde (Aventuras de Gavião Vaqueiro), Infanto-juvenil, Saraiva, Rio de Janeiro, 1996.
 96. A poesia goiana no século XX, Antologia, Imago, Rio de Janeiro, 1997.
 97. Jeová dentro do judaismo e do cristianismo, Ensaio, Imago, Rio de Janeiro, 1997.
 98. A poesia amazonense no século XX, Antologia, Imago, Rio de Janeiro, 1998.
 99. A poesia fluminense no século XX, Antologia, Imago, Rio de Janeiro, 1998.
100. O sol crucificado, Novelas, Imago, Rio de Janeiro, 1998.
101. A poesia norte rio-grandense no século XX, Antologia, Imago, Rio de Janeiro, 1998.
102. Corisco, o último cavalo selvagem (Aventuras de Gavião Vaqueiro), Infanto-juvenil, Saraiva, Rio de Janeiro, 1998.
103. A poesia mineira no século XX, Antologia, Imago, Rio de Janeiro, 1998.
104. A poesia sergipana no século XX, Antologia, Imago, Rio de Janeiro, 1998.
105. A poesia espírito-santense no século XX, Antologia, Imago, Rio de Janeiro, 1998.
106. A poesia baiana no século XX, Antologia, Imago, Rio de Janeiro, 1999.
107. Bandeirantes, os comandos da morte, Romance histórico, Imago, Rio de Janeiro, 1999.
108. Edição conjunta: Paraguaçu e Caramuru/origens obscuras da Bahia e Villegagnon/paixão e guerra na Guanabara, Romances históricos, Imago, Rio de Janeiro, 1999.
109. Edição conjunta: Nassau, sangue e amor nos trópicos e Jovita, a Joana DArc brasileira, Romances históricos, Imago, Rio de Janeiro, 2000.
110. A vida pré-humana de Jesus - O mistério da imortalidade, Ensaio, Imago, Rio de Janeiro, 2001.
111. Apocalipse - A espécie terminal, Ensaio, Imago, Rio de Janeiro, 2001.
112. Mário Faustino: Do Piauí para o mundo, Ensaio, Jornal Meio Norte, Teresina, 2001.
113. Herberto Sales: Regionalismo e utopia, Ensaio, Academia Brasileira de Letras (Coleção Austregésilo de Athayde), Rio de Janeiro, 2002.
______________________________


Para ler textos da fortuna crítica de Assis Brasil, clique no botão literatura do Piauí, à sua esquerda. Em seguida, localize o autor, consultando a letra "a"