0

 SAILOR MOON: A BATALHA ESPIRITUAL
Miguel Carqueija


Resenha do volume 8 do mangá “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon), de Naoko Takeushi. Editora Kodansha, Tokyo, 2004 (segunda edição); Editora JBC (São Paulo, 2014). Atos 36 a 39. Tradução: Arnaldo Massato Oka.

“Existem destinos que causam tanta dor... e existem pessoas que precisam viver para carregar esse destino consigo.”
(Chibiusa)
“Posso não ter tanta força quanto a Sailor Moon, mas vou lutar ao lado dela!”
(Chibiusa)
“Deve ser assim que se sente um pai ao levar a filha ao altar.”
(Mamoru Chiba)
“Chegou a hora de juntarmos as nossas forças!”
(Sailor Moon)
“Sailor Moon, você conseguiu despertar os poderes do lendário cálice sagrado e do cristal de prata. Agora está pronta para trazer a salvação a este planeta.”
(Sailor Saturno)
“Ó Cálice Sagrado! Vinde até minhas mãos! Reúna os poderes sagrados das Guerreiras da Justiça!”
(Sailor Moon)

Acontecimentos fatídicos e extremos sucedem-se no oitavo volume de “Sailor Moon”. Embora geralmente velado em símbolos, o caráter religioso da saga por vezes surge mais explicitamente. Assim é na introdução deste volume do mangá, nas páginas de arte a cores, quando encontramos uma surpreendente referência a Jesus Cristo: uma imagem de Sailor Moon, em seu traje branco de Princesa do Reino Lunar, de pé sobre uma coluna e tendo ao fundo a Lua crescente; e com as mãos postas em atitude de oração. A legenda diz: “E a sua luz sempre nos conduzirá, tal qual a luz-guia do Redentor.” A luz-guia é a Estrela de Belém.
Apesar de certo aspecto de ficção científica, as lutas que se travam neste universo ficcional ocorrem no plano metafísico e as armas materiais são substituídas por poderes preternaturais. Durante a fase “Infinito”, que se encerra neste volume, Sailor Moon é a portadora do Graal. Aliás é notável como se frisa o caráter sagrado da heroína: o cálice sagrado, o sagrado cristal de prata, a constante referência às almas das pessoas.
Quanto à recorrência de inimigos demoníacos desde Metalia, Sailor Saturno explica que o nosso mundo é a “terra escolhida”, daí o confronto entre forças do bem e do mal. Nesta fase os inimigos, chefiados por uma entidade conhecida como o “Pharaoh 90”, vêm da misteriosa Nebulosa Tau, situada em outro universo. Isto lembra os “Grandes Antigos” das histórias de H.P. Lovecraft e que também são provenientes de outro universo. Entretanto, tais seres possuem características claramente demoníacas.
Daí o aspecto apocalíptico da batalha travada sobre as ruínas do Colégio Mugen, quando a Princesa da Lua Branca chama todo o poder de que ela é capaz — sendo potencializada pela união das demais “sailors” — e penetra no portal dimensional que abre para a dimensão demoníaca.
Quando a japonesa Naoko Takeushi, então com apenas 24 anos, criou o universo ficcional das marinheiras-guerreiras da Lua, inovou realmente o gênero dos super-heróis, ramo da fantasia. Enquanto o mundo dos super-heróis norte-americanos, outrora ingênuo, foi degenerando cada vez mais para o ódio, a violência e a baixaria — já leram “Watchmen”? — Naoko desenvolveu uma heroína mística, doce e inocente, terna e bondosa, cercada por auxiliares que a amam profundamente. Conforme a situação, Usagi Tsukino (na dublagem norte-americana do desenho, consequentemente também na dublagem brasileira, tem o nome de Serena) pode tomar atitudes infantis, ridículas; mas de vez em quando está salvando o mundo de perigos terríveis.
E a lealdade de Sailor Moon para com as pessoas a quem ela ama é inabalável. Ela aqui se manifesta claramente em relação a Hotaru Tomoe (Sailor Saturno) a quem Usagi livra do estigma de ser a “arauto da destruição”. Saturno entende afinal que não despertou para anunciar a destruição da Terra, mas para ajudar a salvá-la; e numa sequência eletrizante, ela e Sailor Moon penetram na dimensão infernal levando de vencida o demônio que procura se apossar da Terra. Hotaru, porém, volta a ser um bebê, assim se purificando e sendo levada pelas sailors do Sistema Solar Exterior (Urano, Netuno e Plutão), que decidem criá-la para que, no futuro, ela torne a ser Sailor Saturno.
A saga é temperada com amenidades, como os sonhos das companheiras de Usagi: Ami (Mercúrio) pretende ser médica; Rei (Marte) deseja dirigir um dia o templo xintoísta de seu avô; Makoto (Júpiter) espera ser cozinheira e Vênus (Minako) sonha em ser cantora. Mas todas elas permanecerão com Sailor Moon.

Rio de Janeiro, 27 e 28 de novembro de 2014.

 

 

imagem do animê