Rio de las Amazonas (Norte - Revista Continental, ago. /1947. pp. 36-37 e 53)
Por Flávio Bittencourt Em: 07/03/2013, às 07H10
[Flávio Bittencourt]
Rio de las Amazonas (Norte - Revista Continental, ago. /1947. pp. 36-37 e 53)
O Prof. E. Rodríguez Fabregat, catedrático, distinto diplomata e político uruguaio, pesquisando no Rio de Janeiro sobre o caudaloso rio Amazonas, tornou-se amigo do Dr. Benjamin Lima, que seguidamente visitava.
"LINHAS DE UM EXTRAODINARIAMENTE BEM ESCRITO TEXTO SOBRE O AMAZONAS/
SOLIMÕES/MARANÕN LEMBRAM O PRÓPRIO RIO-MAR, PELO QUAL ÁGUAS E BOTOS
CORREM E NADAM, RESPECTIVAMENTE, EM DIREÇÃO AO OCEANO ATLÂNTICO E, NA
DIREÇÃO OPOSTA, ENCONTRAM A POROROCA, POR SOBRE ONDE SURFISTAS
PRIVILEGIADOS JÁ DESLIZARAM ORGULHOSOS, SONHANDO ACORDADOS, NUM
INACREDITÁVEL ESTADO DE FABULOSA VÍGILIA DESPORTIVO-RADICAL.
(Esta matéria é uma singela homenagem ao Professor Doutor Rodríguez Fabregat,
grande amigo de meu avô materno Benjamin Lima e, na véspera do Dia Internacional
da Mulher, às comissárias de bordo das empresas VASP, VARIG, PANAIR DO BRASIL,
CRUZEIRO DO SUL e das outras companhias aéreas brasileiras [entre elas, a PARAENSE,
a TABA - uma sigla marcariamente estupenda (Transportes Aéreos da Bacia Amazônica) -,
a LÍDER TÁXI AÉREO e todas as outras]"
(http://alum.mit.edu/travel/travel-world-mit/amazon-river-2011/itinerary-amazon-2011?destination=node/18487)
Youtube:
Enviado em 03/10/2011
Quinta-feira, 19/05/2011
A pororoca é o grandioso encontro da água doce com a salgada. O repórter Ernesto Paglia e sua equipe correm contra o tempo para não perder a oportunidade de ver o fenômeno.
W1TV SURF
http://www.w1tv.com.br
Youtube:
Enviado em 13/05/2010 O Cineasta da Selva, 1997, dir. Aurélio Michiles "A vida de Silvino Santos (1886-1970), que nascido em Portugal, apaixona-se pelo Rio Amazonas. Aos treze anos Silvino cruza o Atlântico na passagem do século em busca daquela Amazônia fantástica imaginada pelos europeus. Em 1913 realiza seu primeiro documentário de longa-metragem. Ele viveria sua aventura contracenando com grandes personalidades, testemunhando acontecimentos marcantes do fausto à queda do monopólio da borracha. Filmando essa Amazônia do início do século, ele se torna um mito da selva e um dos pioneiros do cinema no Brasil." www.superfilmes.com.br
IGARAPÉS DESEMBOCAM, POR EXEMPLO, NO GRANDE RIO NEGRO;
ESTE, POR SUA VEZ, DESÁGUA NO SOLIMÕES; PASSANDO O RIO SOLIMÕES
A SE CHAMAR RIO AMAZONAS; ASSIM DENOMINADO, ELE SEGUE O SEU CURSO,
CHEGANDO AO INFINITO OCEÂNICO:
(http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=879130)
"NOS TEMPOS EM QUE O PROFESSOR FABREGAT DIPLOMATICAMENTE REPRESENTAVA
O SEU PAÍS [O URUGUAI] NA ONU, OS AVIÕES DAS GRANDES COMPANHIAS AÉREAS -
E AS BRASILEIRAS PANAIR, VASP E VARIG ESTAVAM ENTRE ELAS - ERAM,
PRINCIPALMENTE, OS FABRICADOS PELA DOUGLAS AIRCRAFT COMPANY, INC., DE
SANTA MONICA, CALIFÓRNIA, E. U. A. (MAS HAVIA TAMBÉM OS FAMOSOS VISCOUNT,
DE PRODUÇÃO INGLESA, QUE CHEGAVAM, IMPORTADOS, PELO AR)"
[C R...]
O URUGUAI:
(http://www.guiageo-americas.com/mapas/uruguai.htm)
"Vickers Viscount
O Vickers Viscount é um avião turbo-hélice de médio-alcance fabricado pela Vickers-Armstrongs com início de suas atividades em 1953. Foi um dos mais bem sucedidos aviões da geração pós-guerra, sendo construídos no total 445 aparelhos. Era mais silencioso e tinha menos vibrações do que os outros aviões de sua época.
[editar]Especificações Técnicas
Comprimento: 26,11 Envergadura: 28,56 Altura: 8,15 Motores/Empuxo: 4x RR Dart Mk 525 (2100 ehp) Peso max. decolagem: 32.885 Velocidade de cruzeiro: 525km/h Tripulação Técnica: 3 Passageiros: 43
[editar]No Brasil
A Vasp encomendou cinco unidades da série 800, que em 1958 foram as primeiras aeronaves a reação a voar em nosso país. Anos depois a Vasp comprou mais 10 unidades da série 700. Eles foram operados até 1975, quando os últimos modelos da série 800 foram retiradas dos serviços da Ponte Aérea Rio-São Paulo. Foram vendidos à Pluna.
[editar]Exemplares em exibição
- Modelo 701 (Matrícula G-ALWF, Sir John Franklin) em exibição com as cores da BEA no Imperial War Museum Duxford, Cambridgeshire, Inglaterra.
- Modelo 701 (Matrícula G-AMOG, Sir Robert Falcon Scott) em exibição com as cores da BEA no RAF Museum Cosford, Shropshire, Inglaterra.
- Modelo 708 (Matrícula F-BGNU) em exibição com as cores da Air France no Museu do Automóvel e da Tecnologia de Sinsheim, Alemanha.
- Modelo 757 (Matrícula CF-THI) em exibição com as cores da Trans Canadian Airlines no Canadian Aviation Museum, Rockcliffe, Canadá.
- Modelo 789D (Número de série FAB2101) em exibição com as cores da Força Aérea Brasileira no Museu Aeroespacial, Campos dos Afonsos, Brasil.
- Modelo 806 (Matrícula G-APIM, Viscount Stephen Piercey) em exibição com as cores da British Air Ferries em Brooklands, Surrey, Inglaterra.
- Modelo 807 (Matrícula ZK-BRF, City of Christchurch) em exibição no Ferrymead Heritage Park, Christchurch, Nova Zelândia.
- Modelo 814 (Matrícula D-ANAM) em exibição com as cores da British Air Ferries em Flugausstellung Leo Junior na cidade de Hermeskeil, Alemanha.
- Modelo 818 (Matrícula VH-TVR, John Murray) em exibição com as cores da Trans Australian Airlines na Australian National Aviation Museum, Moorabbin, Austrália.
- Modelo 843 (Número de série 50258) em exibição com as cores da Força Aérea Chinesa no Beijing Aviation Museum, China.
- Modelo desconhecido (Matrícula PP-SRO VASP antigo G-ANHD da BEA) no Museu Eduardo André Matarazzo em Bebedouro/SP Brasil.
[editar]Operadores militares
Países que utilizaram o avião Vickers Viscount em suas Forças Aéreas:
África do Sul, Austrália, Brasil, China, Índia, Omã, Paquistão, Reino Unido, Turquia.
[editar]Ver também
[editar]Ligações externas
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Vickers_Viscount)