Blecaute: uma revista de literatura e artes é um periódico eletrônico de acesso gratuito editado em Campina Grande-PB, cujo número inaugural veio à lume no mês de novembro de 2008. Seu primeiro editorial, intitulado “Blecaute: a escuridão que nasce literária”, já expunha o caráter da revista, que se propõe a ser um veículo inovador de comunicação e divulgação do que vem se produzindo em termo de literatura na Paraíba, no Brasil e nos países lusófonos.

Como está expresso no editorial do seu quarto número, a “Blecaute pode ser considerada um espaço importante para a produção literária local, criada a partir da sensação de um ‘apagão literário’ em Campina Grande, e até mesmo no estado, onde muitos autores possuem suas produções de qualidade, mas não têm a oportunidade de expressar sua capacidade inventiva e criativa.”
 
Assim, ao longo de três anos de história, a revista foi sendo construída por escritores, poetas e ensaístas das mais diversas origens e, com isso, consolidando-se, também, como um espaço de sociabilização literária. Paraibana, mas não “cabra macho”: a Blecaute é da Paraíba e fala, através da internet, para o mundo, por diferentes formas e sotaques.

A revista é organizada/editada pelo Núcleo Literário Blecaute, formado pelos escritores Bruno Rafael de Albuquerque Gaudêncio, Janailson Macêdo Luiz e João Matias de Oliveira e pelo artista plástico Flaw Mendes. Os quatro são ex-alunos da Universidade Estadual da Paraíba, que descobriram, em seus dia-a-dias acadêmicos, que algo a mais os unia além da busca do conhecimento científico: o gosto pela literatura.



Como publicar

Os autores que se interessarem em divulgar suas produções na Blecaute devem enviá-las para o e-mail: [email protected]

Os arquivos devem ser compatíveis com o editor de texto Microsoft Office Word (2003 ou superior) e se enquadrar nas seguintes categorias:

• Poemas (devem ser enviados entre quatro a cinco poemas, com até cinco páginas no total);
• Contos (poderá ser enviado até um conto, com até oito páginas);
• Ensaios (poderão ser enviados até três ensaios sobre temas ligados a literatura e a arte, com até oito páginas cada);
• Dicas de Leitura (poderão ser enviados até três dicas de leitura, com até uma página cada, acrescidas de uma imagem − em boa resolução − da capa do livro sugerido).




Fonte:
http://sites.uepb.edu.br/revistablecaute/