(Miguel Carqueija)

Será 2011 o ano da Princesa da Lua Branca pelo mundo?

Está pipocando na internet (veja na pesquisa Google, Sailor Moon 2011) a grande novidade do relançamento mundial de Sailor Moon, a Princesa da Lua Branca, criação genial de Naoko Takeushi.

     Relembrando a história deste universo ficcional: em 1991 Naoko lançou o mangá "Codnome Sailor V", com a personagem Aino Minako, a Sailor Vênus, guerreira da justiça, acompanhada pelo gato branco e falante, Artemis.

     Em 1992 Naoko resolveu ampliar a história e inseriu Sailor Vênus num grupo cuja líder natural seria Sailor Moon (Tsukino Usagi), herdeira do Reino Lunar mencionado nas legendas mitológicas da Grécia e Japão. As outras seriam Amy Mizuno (Sailor Mercúrio), Kino Makoto (Sailor Júpiter) e Hino Rei (Sailor Marte). Também na equipe a gata mágica Luna, que acompanha Sailor Moon.

     Foram 3 volumes do mangá Sailor V, 18 de Sailor Moon e 200 episódios do seriado de animação, fora quatro especiais e 27 óperas, vindo depois, entre 2003 e 2005, a série de tv em ação viva, com 50 episódios e um especial em longa-metragem.

    O charme de Sailor Moon está na exaltação de valores como a pureza de coração, a lealdade, a amizade "in extremis", o senso de dever até a morte, o amor acima de tudo. "Sou eu quem protege as pessoas. E também sou uma sailor que nasce do amor". E assim, fica caracterizado o caráter messiânico da "Marinheira da Lua".

     Para o Brasil, anuncia-se para março ou abril o lançamento de uma coleção de DVD's de Sailor Moon, com episódios remasterizados. Os "moonies" do Brasil já estão sobressaltados na rede.