0

 PSYCHO PASS 7: AKANE CAÇA A ESQUARTEJADORA
Miguel Carqueija

Na sequência do extraordinário seriado japonês de animação “Psycho Pass” revelam-se mais coisas sobre o passado do ex-inspetor Kogami, agora simples justiceiro desde que o seu coeficiente criminal subiu perigosamente após o bárbaro assassinato de seu coloca Sasayama. O gênio do crime Makishima, que há anos dirige outros psicopatas dos bastidores, trabalha agora com a adolescente Oriyo Rikako, o monstro juvenil que está fazendo vítimas na Academia Ousou, colégio de garotas. Akane, Ginosa e a equipe estão fazendo o que podem... mas investigar leva tempo e a pista ainda não chegou à criminosa, que prossegue em sua ceifa. Como mulher sensível que é, Akane sofre engulhos cada vez que topa com cadáveres barbarizados. Mas não pensa em recuar. O monstro deve ser detido...

Resenha do episódio 7 (Simbolismo de blettila striata) do animê “Psycho Pass”, produzido por Koji Yamamoto e outros, e dirigido por Katsuyuki Motohiro – Production I.G., Japão, 2012-2013.

Na sequência do episódio 6, onde aparece a fria e suave Oriyo Rikako, o monstro juvenil, assistimos o justiceiro Kogami treinando rijo, preparando-se para os confrontos que virão. Sua idéia fixa é pegar o assassino de seu colega Sasayama. Akane, mais tranquila, deseja apenas fazer a justiça que estiver em suas mãos. Diversos nomes de criminosos vão surgindo: Toma Kouzaburo, suspeito de ter morto Sasayama, no crime não resolvido de três anos atrás; Choe-Gu Sung, cúmplice atual de Makishima e que ajuda no fornecimento de material para Oriyo, fazendo uso de passagens secretas na academia.
Cada vez mais percebemos que Makishima é um gênio do mal, capaz de desafiar um sistema ditatorial como o Psycho Pass, iludir a polícia, cometer seus crimes hediondos e ainda aliciar e manobrar outros criminosos igualmente perversos e frios, fornecendo-lhes os meios materiais para praticarem assassinatos brutais e gratuitos – matar por matar, para desafiar a ordem estabelecida.
E vamos entendendo também a motivação de Kogami Shiniya, o ex-inspetor e atual caçador, que foi rebaixado por ter o seu coeficiente criminal subido em função da revolta causada pelo assassinato de um colega (Sasayama), a impunidade do homicida e a vontade de fazer justiça com as próprias mãos. A determinação de Kogami irá aos poucos separá-lo da Inspetora Tsunemori Akane, que deseja seguir à risca a Lei. Duas pessoas que se respeitam mas que carregam em si fortes personalidades olharão a questão de maneira diversa, à proporção que se aproximam do confronto com o mega-vilão...


Rio de Janeiro, 18 de novembro de 2015