Carlos Evandro Eulálio, o último na tela, em palestra no Círculo Virtual Entretextos.
Carlos Evandro Eulálio, o último na tela, em palestra no Círculo Virtual Entretextos.

DA REDAÇÃO

A Academia Piauiense de Letras elegeu um novo integrante. Trata-se do professor e crítico literário Carlos Evandro Martins Eulálio. Eleito no sábado, 18, para a cadeira 38, que tem como patrono o poeta João Ferry e como último ocupante o crítico literário e professor M. Paulo Nunes, prof. Carlos Evandro vem, ao longo de uma extensa trajetória de devoção ao magistério, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior, dedicando-se a pesquisar e escrever sobre autores regionais nascidos no Piauí. Entre eles, Mário Faustino, sobre quem escreveu 2 livros, além de estudos inéditos em livro impresso. A posse de prof. Carlos na entidade acontecerá no primeiro trimestre de 2022, em data a ser estabelecida pela APL, que tem como presidente o jornalista e escritor Zózimo Tavares Mendes.

 

Carlos Evandro Martins Eulálio (1946) é teresinense, licenciado em Letras pela Universidade Federal do Piauí. Fez Mestrado em Educação, pela Universidade Federal do Piauí, em  1999; Aperfeiçoamento em Comunicação e Semiótica, pela PUC de São Paulo, em 1982; Especialização em Linguística Descritiva, pela Universidade Federal do Piauí, 1978; Especialização em Comunicação Contemporânea e Informação Visual, pela PUC de Minas Gerais – 2004.

 

O novo membro da Academia Piauiense de Letras atuou inicialmente no Ensino Médio, como professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Colégio Desembargador Antônio Costa (1973); na Unidade Escolar São Francisco de Assis (1973 a 1977) e no Pró Campos Vestibulares (1976).

 

Em nível superior, lecionou Latim e Teoria Literária na Universidade Federal do Piauí (1977 a 1991); Latim e Português Jurídico no Instituto Camillo Filho (2000 a 2018); Comunicação Empresarial na Faculdade de Administração da Uninovafapi (2012 a 2013) e Linguagem Forense na Escola da Magistratura do Estado do Piauí - ESMEPI (2011 a 2015), como professor convidado.

 

Atuou também como Professor Pesquisador Formador do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), na Universidade Federal do Piauí, ministrando a disciplina Língua Latina, para alunos do Curso de Letras, 2ª Licenciatura.  Ministrou cursos de Língua Portuguesa na Oficina da Palavra e na Escola do Legislativo Prof. Wilson Brandão.

 

Foi membro do Conselho Editorial Petrônio Portella (Secretaria de Cultura do Piauí -1984) e do Conselho Editorial da Revista Presença, ali colaborando como redator da página Poetas de Ontem e de Hoje (1983-1985). 

 

Como crítico literário, tem publicado artigos nas revistas Presença, Órgão do Conselho Estadual de Cultura do Piauí, e Cadernos de Teresina, da Fundação Monsenhor Chaves. Foi supervisor do Banco do Estado de São Paulo – Banespa (1969 – 1995). 

 

Atualmente é professor de Língua Portuguesa do Instituto Dom Barreto, em Teresina – Piauí, assina a coluna Ensaio & Crítica, no Portal Entretextos.

 

Carlos Evandro Martins Eulálio detém um conjunto considerável de ensaios inéditos sobre literatura piauiense, entre os quais, livro sobre o didatismo na poética de Mário Faustino,fruto de sua dissertação de mestrado de título "A educação pela poesia: o projeto pedagógico de Mário Faustino para poetas e críticos brasileiros, cuja defesa, em 1999, contou com a arguição do filósofo e contemporâneo de Faustino, prof. Benedito Nunes.

 

OBRAS PUBLICADAS

 

Mário Faustino Revisitado – Coleção Centenário da Academia Piauiense de Letras, Teresina : Academia Piauiense de Letras 2019.

 

Literatura Piauiense, em colaboração com Cineas Santos e Herculano Moraes Teresina : Editora Corisco, 1979.

 

Literatura Piauiense em Curso: Mário Faustino. Teresina, Corisco / Academia Piauiense de Letras, Teresina, 2000.

 

Latim Forense para Estudantes, Edição do Autor, Teresina, 2009.

 

Elementos de Língua Latina, Editora Nova Aliança, Teresina, 2013.
 

ACOMPANHE PALESTRA DE CARLOS EVANDRO EULÁLIO NO CÍRCULO LITERÁRIO VIRTUAL DE ENTRETEXTOS

 

 

´