André Carneiro prefaciou este nosso livro que aguarda uma editora

 

 

André Carneiro é um dos mais importantes escritores brasileiros da atualidade e, segundo algumas opiniões, o mais importante na área da ficção científica, inclusive com livros editados no exterior.

Uma de suas obras mais marcantes é "Diário da nave perdida", coletânea publicada em 1963 pela Edart (editora já extinta) e que apresenta alguns contos seminais da nossa FC, como "Noite da amor na Galáxia", "A escuridão" e a noveleta que dá título ao volume.

Bem mais recentemente, na década passada, as Edições Hiperespaço lançaram em formatinho a notável noveleta "Sem memória", que já entra no terreno da literatura de mistério.

Carneiro autorizou a divulgação de seu prefácio, enquanto não publicamos o livro.

 

 

O Despertar das Bruxas

Miguel Carqueija e Melanie Evarino

PREFÁCIO

André Carneiro

Tradicionalmente as histórias fantásticas na literatura estrangeira, em grande maioria sempre partiram do aproveitamento do folclore local ou universal.

No Brasil a literatura fantástica comumente se utilizava do mesmo recurso, e as crianças tinham como figuras fantásticas, gnomos, fadas, bruxas e semelhantes.

Acreditamos que o primeiro escritor de grande repercussão que alterou este paradigma foi Monteiro Lobato. Com Narizinho, Emília e toda sua trupe do Sítio do Pica-Pau Amarelo, nossos jovens leitores tomaram conhecimento de outras estranhas e mágicas figuras como o Saci-Pererê, Mula sem Cabeça, Boitatá, personagens típicos do folclore brasileiro.

Entretanto, recentemente alguns escritores tem obtido com habilidade resultados originais, desenvolvidos com personagens fantásticas exaustivamente conhecidas.

Este é o caso de “O Despertar das Bruxas”, onde Miguel Carqueija e Melanie Evarino juntaram seus talentos e escreveram um pequeno e instigante romance com aventuras inspiradas no folclore universal.

Apoiados por um enredo linear elegante e atrativo, os autores conduzem hipnoticamente o leitor a uma trama dinâmica e ao mesmo tempo simples.

A jovem personagem Edlaine, apesar de sua pouca idade, revela-nos uma maturidade acima da média, resolvendo situações dramáticas com notável sabedoria.

O estilo fluente tem um nítido clima brasileiro cuja identificação, os jovens leitores certamente podem observar em pequenos detalhes dos ambientes e personagens.

É um trabalho com características únicas que certamente atrairá fãs e possíveis continuações.