--- O que distingue o substantivo composto do adjetivo composto? Tiago Jeremias, Itaí/SP --- É correto escrever sócio-titular e sócio-dependente com hífen? Cristine Nolêto Alves, Brasília/DF

O substantivo composto e o adjetivo composto mantêm as características próprias do substantivo [dá nome aos seres] e do adjetivo [qualifica ou caracteriza os seres], o que determina uma formação diferenciada entre os dois.

O substantivo composto é formado principalmente por:

- SUBSTANTIVO + SUBSTANTIVO (às vezes com preposição no meio)
o hotel-fazenda, um hospital-dia, situação-problema, licença-maternidade, calcanhar-de-aquiles, bicho-da-seda, pé-de-vento, vale-refeição, público-alvo, tempo-limite, diretor-presidente

- SUBSTANTIVO + ADJETIVO ou adjetivo + substantivo
um cachorro-quente, o bóia-fria, algodão-doce, dedo-duro, alto-mar, má-fé, curta-metragem

- VERBO + SUBSTANTIVO
um bate-boca, o porta-aviões, guarda-sol, vira-lata, beija-flor, saca-rolhas, conta-gotas

O adjetivo composto é formado de dois ou três adjetivos, isto é:

- ADJETIVO + ADJETIVO
administrativo-financeiro, político-partidário, sócio-histórico-cultural, mexicano-brasileiro

CASOS SUTIS

Existem alguns casos, bem mais sutis, que podem confundir o redator, levando-o a não perceber que dois vocábulos podem estar formando um adjetivo composto. Isso ocorre quando o mesmo vocábulo funciona ora como substantivo, ora como adjetivo. Uma boa maneira de distinguir um do outro é observar o uso (às vezes implícito) do artigo, que sempre estará determinando o substantivo, e não o adjetivo. Vamos exemplificar a situação com as palavras ‘policial’ e ‘militar’.

SUBSTANTIVO [para melhor percepção do substantivo, grifamos o artigo também]:
Dizem que um policial está envolvido na trama.
O militar chegou cedo ao quartel.

ADJETIVO:
Será feita uma minuciosa investigação policial.
O material pertence à Polícia Militar.

SUBSTANTIVO E ADJETIVO juntos (não há um composto):
Será homenageado o policial militar que se sobressaiu na operação.

ADJETIVO COMPOSTO:
Abriu um inquérito policial-militar contra o então bispo de Volta Redonda.
Favor procurar o Destacamento Policial-Militar.

É importante lembrar que o adjetivo só se liga a um substantivo por hífen quando juntos formam nova unidade semântica, ou seja, quando perdem seu sentido literal e passam a transmitir nova idéia. Assim sendo, em relação à segunda pergunta, não há razão para unir com hífen “sócio titular” e “sócio dependente”, pois o adjetivo aí não perde seu sentido original: trata-se de um sócio que tem a característica de ser efetivo ou titular (assim com juiz titular e professor titular) e um sócio que depende de outro. O hífen não mudaria o sentido das palavras, da maneira como acontece com “cachorro quente” e “mesa redonda” contrapondo-se a “cachorro-quente” e “mesa-redonda”, por exemplo. Diferente é o caso de sócio-gerente, em que temos a união de dois substantivos: um sócio que é ao mesmo tempo gerente.

Como despedida da coluna Não tropece na Língua, vimos apenas um resumo da formação dos compostos. Informações mais completas sobre essa questão podem ser encontradas no livro “Só Palavras Compostas – manual de ensino e auto-aprendizagem”, disponível no sítio Língua Brasil. Feliz Natal e até 2006!