"Pegadas da Leitura" espalha livros por SP

João Augusto

Se um dos problemas pela falta de leitura do brasileiro é ainda a dificuldade de acesso aos livros, uma empresa de motoboys da cidade de São Paulo está trabalhando para mudar essa história.

Depois de instalar uma biblioteca na sede da empresa para seus funcionários, a Translig ampliou suas ações nessa frente pela cultura literária e criou o projeto Pegadas da Leitura, inspirado na iniciativa mundialmente conhecida como Bookcrossing.
 
Agora, os motoboys, que antes não tinham tanto contato com os livros e nem o hábito de leitura, passaram a espalhar esse prazeroso ato pelos mais variados pontos da capital paulista. Livros de todos os gêneros são deixados em locais públicos, como pontos de ônibus, metrôs, praças, orelhões, para que um novo leitor possa surgir dessa ação.

Até agora já são mais de 4.500 livros espalhados. Em cada obra, uma orientação: o livro não pode ficar guardado. A pessoa que o encontrar é incentivada a, depois de ler, deixar o livro novamente em um lugar público, para que outro leitor possa nascer daí.

A Translig também informa um e-mail para que os leitores mandem uma mensagem contando o que acharam do livro, para estimular a troca de informações sobre cada obra.

Para que os projetos sigam adiante, a empresa tem uma campanha permanente de arrecadação de livros. Para ajudar nessa cruzada, mande e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 2537-7133, que o livro será retirado para doação. Se preferir, leve pessoalmente à empresa, que fica na rua dos Pinheiros, 1.220, Pinheiros. Ou ainda visite e conheça o site: http://www.translig.com.br.

Com informações da agência Brasil que lê