Para ilustrar homenagem a Waldemar Batista de Salles

Uma resenha produzida pelo escritor amazonense que morreu.

 

 "Passeio em Igapó, no Município de Careiro, Amazonas.
Foto de Cleiton Costa, São José dos Campo, SP
"

(http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/sua-foto/sua-foto-maio-2009-467751.shtml?foto=17p)

                                        

                                        

                                         A Waldemar Batista de Salles, ainda sob o impacto da

                                         triste notícia de seu falecimento,

                                         Rogel Samuel,

                                         Zemaria Pinto e

                                         à memória de Ulysses Uchôa Bittencourt, meu pai

 

26.1.2010 - Não é apenas com uma foto amazônica, mas também com um texto do ilustre paraibano-amazonense falecido, que se procura aqui ilustrar as homenagens dos Profs. Rogel Samuel e Zemaria Pinto - O romancista, poeta e teórico da literatura Rogel Samuel homenageou ontem, 25.1.2010, neste Entretextos, a memória do escritor amazonense Dr. Waldemar Batista de Salles. Mas R. Samuel está viajando e, em Minas Gerais, longe de sua biblioteca, não contou com a possibilidade material de textualmente ilustrar a respeitosa e emocionada nota que publicou sobre o lastimável evento. É por isso que reproduzo um texto de W. B. Salles, qual seja, a resenha desse autor a respeito da coletânea de crônicas Raiz (1985), de Ulysses Bittencourt (Manaus-AM, 1916 - Rio de Janeiro-RJ, 1993). U. Bittencourt foi grande amigo de Batista de Salles, uma das personalidades a quem é dedicada sua coletânea seguinte, póstuma, Patiguá, publicada em 1993, cuja edição ajudei a organizar, seguindo as orientações deixadas por escrito por meu saudoso genitor, que foi confrade, na Academia Amazonense de Letras, do erudito que faleceu. Como adiante se poderá constatar, o Prof. Zemaria Pinto, responsável pelo blog baré O FINGIDOR, também informou a respeito do falecimento do pranteado W. B. Salles.  Flávio A. L. Bittencourt

 

===

WALDEMAR BAPTISTA DE SALLES

Síntese biográfica, por Almir Diniz

"Nascido na cidade Alagoinha, no Estado da Paraíba, a 24 de setembro de 1913, filho de João Baptista de Salles e d. Maria Amélia de Salles, o dr. Waldemar Baptista de Salles chegou ao Amazonas muito moço, a tempo de fazer os seus estudos primários no Colégio D. Bosco e o secundário no mesmo Colégio e no Ginásio Amazonense Pedro II. Contador pela Escola de Comércio Sólon de Lucena; engenheiro-agrônomo pela Escola de Agronomia de Manaus; e advogado pela Faculdade de Direito do Amazonas.  Especialização em Manaus e no Rio de Janeiro. Professor assistente II, da Faculdade de Direito do Amazonas. Foi procurador da Fazenda do Estado, e secretário de Estado da Fazenda.

A 26 de abril de 1969 foi eleito para Academia Amazonense de Letras, cadeira 40, de Paulino de Brito, na qualidade de fundador. Empossado a 25 de julho de 1969 na presidência de Djalma Batista, saudado por Mendonça de Souza.

Além de farta produção esparça, nos jornais de Manaus, o dr. Waldemar Baptista de Salles tem, publicados, os seguinte títulos:  Pétalas Rubras, 1956; Aspectos Geográficos do Amazonas, 1966; Uma Voz Dentro da Noite, 1975; Geografia Econômica do Amazonas, 1971; O Amazonas – o meio físico e suas riquezas naturais, 1967 (5 edições); Nosso Tempo, 1980" (p. 106). 

DINIZ, Almir (Almir Diniz de Carvalho). Acadêmicos - Imortais do Amazonas - Dicionário biográfico. Manaus: Uirapuru, 2002.

===

NOTA DE ZEMARIA PINTO (*) (http://www.blogger.com/profile/01887565611203258937)

"segunda-feira, 25 de janeiro de 2010 

 

Waldemar Baptista de Salles (24/09/1913-24/01/2010) 

.
Faleceu ontem o membro da Academia Amazonense de Letras, professor, agrônomo e advogado, ex-secretário de Estado da Fazenda, Waldemar Baptista de Salles, autor, entre outros títulos, de O Amazonas – o meio físico e suas riquezas naturais.

Waldemar Baptista de Salles foi fundador da cadeira 40, cujo patrono é Paulino de Brito.
 

(http://www.fotoseimagens.etc.br/foto-imagem_vitoria-regia_3288.html)

 

"Vitória Regia e um Amigo

Autor Roberto Mendes

(http://br.olhares.com/vitoria_regia_e_um_amigo_foto2652038.html)