(Miguel Carqueija)

Há muito os brasileiros não encontram tanta razão para se alegrar.

 

Tenho para mim que a visita do grande Papa Francisco trará boas consequências ao nosso país, e por longo tempo. É como se ele tenha acendido uma luz há muito apagada ou oculta, a luz da Fé, da Esperança e da Caridade, as virtudes teologais da Cristandade.

A Jornada Mundial da Juventude já é reconhecida como o maior evento de todos os tempos no Rio de Janeiro, e dava gosto ver aquela multidão de todas as idades, das crianças aos velhos, aqueles olhares brilhantes, aquelas faces radiantes com tanta pureza, entusiasmo, uma explosão de fé, e a fé, sabemos disso, leva a essa efusão de alegria.

Aliás, algumas das moças mais belas que eu vi em minha vida estavam lá, igualmente radiantes. E que belo exemplo foi o do menino de 9 anos que abraçou o Pontífice e declarou sua vocação sacerdotal. Como da moça que afirmou: "Eu sou evangélica, eu não sou católica, mas estou aqui porque amo o Papa Francisco!" 

E eu, embora tenha comprado o bilhete do metrô, afinal não pude ir por razões de saúde (o clima do Rio, naqueles dias, não ajudou em nada). Conformei-me em vê-lo pela televisão (principalmente na Canção Nova).

Um homem santo, humilde, inteligente e corajoso (que deu trabalho aos seguranças), claro em suas palavras, carismático, que nos trouxe Cristo, a Virgem Maria, os belos valores do Catolicismo, a Religião do Amor.

Não haveremos de esquece-lo.