O novo rei da Holanda
Por Flávio Bittencourt Em: 30/04/2013, às 15H51
[Flávio Bittencourt]
O novo rei da Holanda
Deus salve Willem-Alexander!
"Holanda tem novo rei
tornou-se hoje o primeiro rei holandês em mais de 100 anos, depois de a acarinhada rainha Beatriz ter abdicado formalmente do trono em nome do filho. “Querida mãe, hoje abdicaste do trono. Depois de trinta e três anos emocionantes e intensos. Em meu nome e da rainha, e em nome de todos vós, agradeço-lhe intensamente", disse o novo rei.
Visivelmente emocionada, a monarca pôs fim ao seu reinado numa cerimónia transmitida em directo para a televisão nacional e assistida de perto por cerca de 20 mil holandeses trajados da cor nacional, o laranja.
“Estou feliz e agradecida por vos introduzir o vosso novo rei, Guilherme Alexandre”, disse Beatriz da varanda do Palácio Real na praça principal de Amesterdão, depois de oficializada a assinatura e perante uma multidão que clamava ‘Obrigado Bea’ a alta voz.
Passado o testemunho, a monarca abandonou simbolicamente a varanda para dar lugar ao novo rei, à sua mulher, a agora rainha Máxima, e às suas três filhas, entre elas Catarina Amália, agora princesa de Orange e herdeira do trono.
A ex-rainha torna-se assim Princesa Beatriz e o seu filho torna-se o primeiro Rei da Holanda desde a morte de Willem III, em 1890. Com 46 anos, é o monarca mais novo da Europa.
Afirmando-se como um rei do século XXI, Guilherme Alexandre deixou claro que não quer ser um rei de ‘protocolo’ mas um rei que deixa o seu povo à vontade.
A mudança na família real surge numa altura delicada de crise europeia, com a Holanda a registar uma taxa de desemprego crescente, de 6,4%, que, apesar de ser mais baixa do que a média europeia (10,9%), ultrapassa bastante os números registados nos últimos anos.
AP/SOL"
(http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=74029)
30.4.2013 - F.
"30/04/2013 09h31 - Atualizado em 30/04/2013 11h18
Holanda faz cerimônia de entronização para seu novo rei
Willem-Alexander foi vestido com o manto real ao lado da mulher, Máxima.
Cerimônia religiosa marca oficialmente seu reinado após sua mãe abdicar.
A cerimônia de entronização do novo rei da Holanda, Willem-Alexander, aconteceu nesta terça-feira (30) na igreja medieval Nieuwe Kerk (Igreja Nova), que foi coberta de flores coloridas. A cerimônia marca o início oficial do reinado de Alexander, que assumiu a coroa holandesa após a abdicação de sua mãe, Beatrix.
Nessa mesma Igreja, o primogênito da rainha se casou com Máxima Zorreguieta, de origem argentina, há pouco mais de 11 anos.
"Juro que defenderei e guardarei sempre com todas minhas forças a independência e a integridade do território do Reino", disse o novo rei perante os Estados Gerais (Parlamento) e o restante das autoridades do país, incluído o atual primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte.
Como explicou a Casa de Orange, na Holanda um “novo rei não é coroado, mas investido”. Monarcas holandeses nunca são coroados, porque, na ausência de uma Igreja oficial, não há um clérigo disponível para realizar a coroação. Mas a coroa existe, e ela ficou sobre uma mesa ao lado do novo rei durante toda a cerimônia, junto com outras joias da monarquia.
Mais cedo, A rainha Beatrix da Holanda abdicou oficialmente ao trono. A cerimônia aconteceu no Salão de Moisés, no Palácio Real de Amsterdã, capital da Holanda.
"Dou lugar a uma nova geração. Meu filho assume a responsabilidade desta função", disse Beatrix, de 75 anos, que voltou a ser princesa dos Países Baixos, em um breve discurso.
saiba mais
Visivelmente emocionada, Beatrix assinou a abdicação após 33 anos de reinado. Automaticamente, o príncipe Alexander passou a ser o rei da Holanda e sua mulher, Máxima, a rainha consorte. Eles são os primeiros herdeiros europeus que assumem o trono no século XXI.
"Willem-Alexander estará acima dos partidarismos e será sensível às necessidades atuais. Para isto precisa do apoio de seu povo", afirmou na segunda-feira (29) em um discurso Beatrix, que voltou a ser princesa da Holanda.
Willem-Alexander e Máxima estavam acompanhados de suas três filhas. A mais velha, Catalina-Amalia, de 9 anos, é agora princesa de Orange, herdeira do trono holandês.
Milhares de holandeses se aglomeram na praça em frente ao Palácio Real para se despedir da rainha Beatrix.
"Neste momento, a monarquia pode estimular o respeito à democracia e estimular a coesão eintegração social", destacou a agora princesa Beatrix.
"Na entronização, o rei jura a Constituição para proteger a liberdade. As leis democráticas são sancionadas pelo rei e ele estimula a sociedade e todos os seus grupos. O poder ou a ambição pessoal não podem dotar hoje de conteúdo a Monarquia, que só pode existir como serviço à comunidade", completou.
"Querida mãe. Hoje abdica após 33 anos no trono, aos quais te agradecemos por tudo que fez. Em nome da rainha, eu agradeço por todo o apoio prestado à coroa", disse o novo rei Willem-Alexander, de 46 anos, em tom solene, mas muito emocionado, ao saudar a multidão na varanda do Palácio.
A festa de despedida da rainha começou na noite de segunda-feira (29). Milhares de convidados, entre eles membros das casas reais europeias, compareceram no baile de gala no renovado Rijksmuseum.
Novo rei
Willem-Alexander se converte no primeiro rei da Holanda dos últimos 123 anos, formando o casal real mais jovem das monarquias ocidentais.
“Ele é um homem de uma nova geração completamente preparado para seu novo papel", disse Fred de Graaf, presidente do Senado da Holanda. “Tem uma grande experiência internacional”, acrescentou.
Segundo pesquisa da rede de televisão “Nos”, divulgada um dia antes da entronização, 69% dos holandeses acreditam que Willem-Alexander será um bom rei. Um ano atrás, a aprovação era de 59%.
O príncipe foi um dos primeiros a se casar por amor com uma jovem sem sangue azul, e que além disso não era holandesa, mas sul-americana.