Miguel Carqueija

     Quando Walt Disney faleceu, em 15 de dezembro de 1966, deixou uma grande sensação de vazio no mundo, e de irrealidade. Parecia incrível que ele tivesse ido. Não chegara a idade muito avançada: 65 anos. Cineastas podem viver bem mais. Entretanto, sua obra é tão extensa que talvez ninguém a tenha superado. Eu obtive uma lista que apresenta mais de 700 títulos.

     Disney possui o condão de ter realizado mais obras-primas que qualquer outro. Quase se poderia dizer que todos os seus filmes são obras-primas. Quem assiste com atenção, por exemplo, o clássico "A bela adormecida", de 1959, pode constatar o perfeccionismo do produtor. A estétice disneyana era perfeita, bem como a nobreza das suas obras. Num artigo que escreveu, dizia ele, que seus estúdios já haviam produzido toda espécie de filmes, "exceto os sem mensagem moral". Esta preocupação, hoje tão rara em Hollywood, mostra porque até hoje Walt Disney é exemplar e seu nome continua venerado pela humanidade.

     O baú de Walt Disney ainda não foi concluído. Após sua morte, algumas obras póstumas foram sendo finalizadas; depois este processo rareou. "A pequena sereia", de 1989, "A bela e a fera", de 1991, "Aladim", de 1992, e "Fantasia 2000", ainda são aproveitamentos de projetos que Walt deixou. Idem para "Destino", que uniu Walt Disney e Salvador Dali na década de 1940 e, por alguma razão, não fôra concluído. A finalização deste projeto deu-se em 2003, por Roy edward Disney, sobrinho do cineasta.

     Mas ainda restam outros projetos, como o de "Don Quixote de la Mancha", o romance clássico de Cervantes que Disney pretendia filmar em desenho animado. Ainda espero que a Disney realize este plano.

     Quem gosta de cinema de arte, deve procurar os filmes de Walt Disney que continuam sendo o que de melhor existe nesse aspecto.