WASHINGTON RAMOS

                   

     É com esse título que me lembro de Firmino Filho, o ex-prefeito de Teresina recentemente falecido. Falaram-me da fotografia de seu corpo na calçada do prédio onde ele trabalhava. Faço questão de não a ver.

     Guardo, em minha memória, outra fotografia sua, que muito me tocou, exibida na primeira página do jornal MeioNorte. Nela, Firmino está descalço, com as calças arregaçadas, com água um pouco acima dos tornozelos, gesticulando e falando com alguém numa casa pobre, num de nossos bairros carentes. Não me lembro da data dessa imagem. Sei que foi em um inverno rigoroso aqui em Teresina, com muita chuva e inundações. Faz uns quinze ou vinte anos que vi essa foto colorida e não a esqueço. Não a guardei. Não sei se alguém a preservou, ou se ainda está nos arquivos do MeioNorte. Sei que ela é um documento histórico que exemplifica a atuação de um gestor preocupado com os mais humildes.

     Recordo-me também do Firmino ciclista, que pedalava sozinho e às vezes em grupo. Cheguei a pedalar a seu lado durante alguns minutos, em uma data comemorativa, parece que num aniversário de Teresina. Falei-lhe da necessidade de melhorias no bicicletário da Prefeitura, localizado na rua Areolino de Abreu. Ele pediu que eu falasse com a chefe de uma seção na SDU- Norte para que o problema fosse resolvido.

     O Firmino pedestre é aquele que, numa de suas campanhas eleitorais, percorreu Teresina a pé, envolvendo-a de Norte a Sul, de Oeste a Leste e a Sudeste. É ainda aquele que fez a pé os cerca de 800 km do Caminho de São Tiago de Compostela.

     Neste mundo cada vez mais cheio de carros e motoristas impacientes e arrogantes, admiro pessoas como o Firmino, que pedalam e caminham. Elas nos lembram que precisamos de cidades mais humanas, projetadas também para ciclistas e pedestres, e não apenas para automóveis e caminhonetes.

     Este texto talvez tenha alguma informação equivocada, pois foi escrito com base em lembranças pessoais, para dizer que é este o Firmino que guardo em minha memória: Firmino ciclista, Firmino pedestre, Firmino do bem.