[Flávio Bittencourt]

O blog português O projector do Sótão enfocou Stroszek, de Werner Herzog

Stroszek, um kafkiano filme de Herzog, marcou a história do cinema universal.

 

 

 

 

 

"ELE, STROSZEK, PEGAVA SEU ACORDEON E

SEU XILOFONE E TOCAVA E CANTAVA

PARA QUE OS HABITANTES DE CONDOMÍNIOS

CHEGASSEM À JANELA E, DEPOIS DE OUVI-LO, JOGASSEM ALGUM

DINHEIRINHO, COM O QUAL CONSEGUIA SOBREVIVER, MAS,

NOS EUA, PARA ONDE STROSZEK MIGROU, EXERCER ESSE TIPO

DE ATIVIDADE ARTÍSTICA, LUPEM-ECONÔMICA, ERA IMPOSSÍVEL,

COMPLETAMENTE IMPOSSÍVEL."

(COLUNA "Recontando...")

 

 

 

 

Stroszek (Trailer),

Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=cNVnlk6q1es

 

 

 

"A SEQUÊNCIA DO LEILÃO DO TRAILER ("caminhão-casa", digamos) - E AQUI NÃO SE FALA DE TRAILER DE FILME, MAS DA RESIDÊNCIA SOBRE RODAS DOS NOSSOS HERÓIS-PERDIDOS -, EM STROSZEK FAZ COM QUE ALGUMAS PESSOAS CHOREM E OUTRAS GARGALHEM NA SALA DE PROJEÇÃO: o território é francamente kafkiano, COMO SE PODE CONFIRMAR VENDO ESSE TRECHO, QUE CONFIRMOU A ELEVAÇÃO DO CINEASTA ALEMÃO W. HERZOG A UM PANTEÃO DE GLÓRIA ARTÍSTICA ONDE ESTÃO MÉLIES, EISENSTEIN, VERTOV, CHAPLIN, FELLINI, WELLES, DE SICA, PASOLINI, ROCHA E OUTROS GÊNIOS DA HISTÓRIA DO CINEMA:

http://www.youtube.com/watch?v=SmOZrAazd5c&feature=related"

(COLUNA "Recontando estórias do domínio público")

 

 

 

 

Werner Herzog Stroszek extract Bruno S song,

Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=PcRlZlD4nUg 

 

 

 

 

25.8.2011 - Stroszek conseguiu a proeza de muito aproximar-se da literatura de Kafka e do cinema de Jacques Tati ao mostrar pessoas completamente perdidas no seio da loucura de uma cultura capitalístico-tardia - Ou as coisas são fáceis ou são muito difícieis para quem se vê jogado no seio da selva capitalista-consumista-louca.  F. A. L. Bittencourt ([email protected])

 

 

 

O PROJECTOR DO SÓTÃO (PORTUGAL)

APRESENTOU-NOS AS SEGUINTES

CONSIDERAÇÕES, EXCELENTES,

SOBRE O FILME STROSZEK, DE

W. HERZOG:

"Terça-feira, Novembro 07, 2006

 

Stroszek  

Bruno Stroszek é o personagem principal deste filme, realizado por Werner Herzog em 1977.
Bruno sofre de atrasos psico-intelectuais e é liberto de uma cadeia, onde tinha sido encarcerado devido às zaragatas que frequentemente arranjava, dado o seu estado mental. Nesse momento conhece Eva, uma prostituta, por quem imediatamente se apaixona, e Scheitz um velho delirante e castiço, seu vizinho.
Bruno é, de certa forma, uma personagem carente e sensível. É músico nas horas vagas e toca deambolando pelas ruas. Não tem noção das coisas mais elementares, é nayf e deixa-se enganar com uma facilidade tremenda por quem quer que seja.
Bruno, Scheitz e Eva viajam para os Estados Unidos em busca do sonho Americano e não tardam a encontrar uma realidade bem diferente da que esperavam. Encontram a América real, fria, desumanizada.
O que ao princípio parecia esperançoso, torna-se o retrato do sonho desfeito e da ilusão permanente, em que o espaço para as quimeras é parco perante a urgência de viver, ou melhor, sobreviver...

 
Vejo Stroszek como um filme, de certa maneira, neo-realista. Com efeito, Herzog capta a realidade no seu estado mais miserável e crú. Bruno Stroszek está para Herzog como Edmund para Rosselini ou Antonio para De Sica.

Este filme é uma crítica ao mundo dos números, ao mundo em que o dinheiro se torna necessário e o bom coração um peso. Uma crítica à América do sonho sonhado, que a realidade destrói e torna pretérito.

Estamos habituados a ver os grandes realizadores fazerem enormes exigências aos actores. Veja-se, a título exemplificativo, Polanski e Adrien Brody, ou Von Trier e Bjork. Pega-se num argumento com o cunho pessoal do "auteur" e o actor tem que se enquadrar na personagem previamente delineada. Aliás, é isso que vulgarmente distingue um actor de um amador, a capacidade de ser muitos eu's, de representar, de fingir, de ser o que não se é.

Ora, Herzog é completamente distinto neste aspecto, prendendo-se à naturalidade do actor como forma de construção da personagem. Não é já a personagem que faz o actor, mas o actor que faz a personagem. Quantas vezes Herzog irritava propositadamente Klaus Kinsky, quantas vezes o filmou sem ele saber? Onde estaria o Aguirre que conhecemos sem um Kinsky possesso e irritado?

Em Stroszek a história é quase a mesma, mas com alguns elementos que complicam a questão. Senão vejamos:

  • Bruno Stroszek é o personagem, Bruno S. o actor.
  • Bruno Stroszek esteve preso várias vezes, Bruno S. deambulou por hospitais psiquiátricos até aos vinte e três anos.
  • Ambos têm problemas mentais.
  • Ambos são músicos.

Existe quase uma fusão entre o personagem e o actor, forma que Herzog vê como a melhor para atingir a naturalidade que procura, sem que com isso desvirtue o dramatismo, não o tornando perfeito, mas real. Acrescente-se que Herzog tem por hábito usar actores amadores, assemelhando-se a Pasolini neste aspecto.

A finalizar, uma curiosidade. Terá sido este o filme que Ian Curtis viu antes de se suicidar e é interessante o paralelismo que se pode estabelecer entre Curtis e Stroszek. Curtis suicidou-se uns dias antes de iniciar a primeira tourné nos Estados Unidos, depois de ver um filme sobre alguém que vai para América à procura de muito e não encontra nada. Interessante, tão só...

Vale a pena ver a ingenuidade de Bruno, a alienação de Scheitz e o oportunismo de Eva, à deriva por um mundo que não foi feito para eles e não lhes reserva o melhor dos desfechos. O final tem tanto de extasiante como de bizarro, mas é bonito, naquilo que parece ser uma metáfora, das mais bem conseguidas na história do cinema.

Herzog no seu melhor! 

 
 

3 projecções:

 
 
Francisco Mendes disse...

A transparência da interpretação suplanta o naturalismo, enquanto visionamos uma representação de si mesmo, também como figura alegórica para uma determinada metáfora pessoal existencial.
O paralelismo entre entre Curtis e Stroszek é realmente incontornável.

Cumprimentos.

 
 
Ursdens disse...

Entendo o que queres dizer e, de certa forma, até concordo. Mas acho que a intenção do Herzog é precisamente atingir a naturalidade por via da intepretação actor/pessoa e da simbiose dos dois conceitos. Ora, essa simbiose é, parece-me, a figura alegórica de que falas.

Quanto à questão Curtis/Stroszek, concordo contigo, não que o Curtis se tenha suicidado por causa do Stroszek, mas porventura terá sido a machadada final...

Saudações Bloguísticas!

 
Anónimo disse...

Onde eu acho este filme ???


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