Matrioshkas incomuns
Por Flávio Bittencourt Em: 21/11/2010, às 06H38
[Flávio Bittencourt]
Matrioshkas incomuns
As bonecas tradicionais da Rússia, que levam sorte a seus possuidores, vão sendo colocadas umas dentro das outras e podem servir de suporte material a variações artisticamente criativas.
" 'Colocado nesse transe histórico, pagarei com a vida a lealdade do povo, e digo-lhes que tenho certeza que a semente que entregamos à consciência digna de milhares e milhares de chilenos não poderá ser apagada definitivamente.'
As proféticas palavras acima são do ex-presidente chileno Salvador Allende, transmitidas por uma rádio, um pouco antes do líder socialista morrer em defesa do que acreditava. Clique aqui e leia o discurso na íntegra. (...)"
(http://www.latinoamericano.jor.br/memoria_viva_allende.html)
O PRESIDENTE SALVADOR ALLENDE, LOGO ANTES DE SER ASSASSINADO,
RESISTINDO EM ARMAS NO PÁLACIO DO GOVERNO CHILENO
(SÓ A FOTOGRAFIA HISTÓRICA EM BRANCO-E-PRETO,
SEM A LEGENDA ACIMA REDIGIDA:
http://www.latinoamericano.jor.br/memoria_viva_allende.html)
"(...) Durante as eleições presidenciais do Chile nos anos 70, [O POETA PABLO] Neruda abriu mão de sua candidatura para que Allende vencesse, pois ambos eram marxistas e acreditavam numa América Latina mais justa o que, a seu ver, poderia ocorrer com o socialismo. De acordo com Isabel Allende, em seu livro Paula, Neruda morreu de tristeza em setembro de 1973, ao ver dissolvido o governo de Allende. (...)"
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Pablo_Neruda)
O POETA CHILENO PABLO NERUDA,
HOMENAGEADO EM SELO POSTAL, COMEMORATIVO,
DA ALEMANHA
(http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Stamp_Pablo_Neruda.jpg)
(http://amamosbiscuit.blogspot.com/2008/10/boneca-karateca-de-biscuit.html)
MANDALA: CÍRCULO SAGRADO ou CÍRCULO MÁGICO, o mundo ideal
"(...) Le mot mandala signifie «Cercle sacré» ou «Cercle magique». Semble-t-il, il représente le monde idéal. Sa forme géométrique a un centre et une périphérie. Le premier symbolise la concentration et la seconde, elle se réfère à l’organisation. Chaque mandala a comme contenu un Mantra, soit l’âme du mandala. (...)".
(http://www.productionmyarts.com/blog/category/couleur)
"Folclore é um género [A GRAFIA É DO PORTUGUÊS DE PORTUGAL] de cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração".
(http://dani61.blogs.sapo.pt/2697.html)
"Vanguarda
Vanguarda (deriva do francês avant-garde) em sentido literal faz referência ao batalhão militar que precede as tropas em ataque durante uma batalha. Daí deduz-se que vanguarda é aquilo que "está à frente". Desta forma, todo aquele que está à frente de algo e portanto aquele que está à frente do seu tempo em uma atitude poderia se intitular como pertencente a uma vanguarda.
Desta dedução surge a definição adotada por uma série de movimentos artísticos e políticos do fim do século XIX e início do século XX. Os movimentos europeus de vanguarda eram aqueles que, segundo seus próprios autores, guiavam a cultura de seus tempos, estando de certa forma à frente deles. Muitos destes movimentos acabaram por assumir um comportamento próximo ao dos partidos políticos: possuíam militantes, lançavam manifestos e acreditavam que a verdade encontrava-se com eles.
Muitos outros artistas e movimentos artísticos, posteriores, por sua atitude semelhante a das vanguardas europeias canônicas, poderiam ser referidos pelo termo vanguarda, sendo usual, porém, utilizarmos o termo somente para os artistas participantes daquelas, especialmente para fins didáticos. Octavio Paz utiliza o termo para definir toda estética considerada "fundadora", que representa uma ruptura nos padrões artísticos de sua época. (...)".
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Vanguarda)
A Matrioska suffering from acute radiation sickness.
A work by Jaime Pitarch for The Rest of Now, an exhibition which runs until November 2 in an ex-aluminium factory in Bolzano, Italy, as part of the Manifesta Biennale. |
(http://we-make-money-not-art.com/archives/art/index.php?page=6)
(http://www.productionmyarts.com/blog/category/couleur)
"Quinta-feira, 6 de agosto de 2009
Matrioskas
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Dedoushka-no_bg.jpg)
(http://www.thisnext.com/item/7E99FCFB/0B3BF9DA/personalized-nesting-dolls)
EM RESPEITO ÀS PESSOAS QUE SE DEDICAM À
MANUFATURA DAS IMPRESSIONANTES BONECAS RUSSAS
CONHECIDAS COMO MATRIOSHKAS E EM MEMÓRIA
DO SAUDOSO POETA CHILENO PABLO NERUDA (1904 - 1973),
COLECIONADOR DE MATRIOSHKAS,
QUE FOI AGRACIADO COM O PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA,
EM 1971,
DO ESCRITOR BRASILEIRO, MEMBRO DO PARTIDO COMUNISTA - E
DEVOTO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS -,
ÁLVARO MOREYRA (1888 - 1964), DA ACADEMIA BRASILEIRA,
QUE COLECIONAVA BURRICOS EM MINIATURA,
E DE
SALVADOR ALLENDE, estadista de Latinoamérica,
QUE MORREU LUTANDO
21.11.2010 - A idéia de folclore como suporte de inovação de avant-garde é algo teoricamente relevante - O problema é que pessoas de linha conservadora ficam um pouco contrariadas com variações que ferem leis estéticas (para elas "imutáveis") de artes tidas como tradicional-populares. Ainda assim, as variações vão surgindo e - que me desculpem os conservadores - sugiro aqui "UM ASTRONAUTA DENTRO DO OUTRO" (ou uma astronauta dentro da outra, talvez), por exemplo, como exemplo de possibilidade protoinovadora - na esteira do PAPAI-NOEL-MATRIOSHKA, cuja fotografia acima está exposta - no fabuloso mundo das belas matrioshkas, do qual aqui despretensiosamente se fala, nesta descansada folga domingueira. F. A. L. Bittencourt ([email protected])
"Bonecas da sorte / Matrioskas
Rendeiras
foto: Bonecas da sorte – “Rendeiras”. (2006) Acrílica s/ Tela e colagem. 28 cm x 24 cm.
O Quadro atualmente se encontra na casa de praia da Laís, que o colocou em uma moldura de madeira em estilo rústico, valorizando tanto o colorido da imagem como o seu recanto no Imbé – RS
Mais Matrioskas
foto: Bonecas da sorte – “Lavadeiras”. (2006) Acrílica s/ Tela. 28 cm x 15 cm.
foto: Bonecas da sorte – “Pescadoras”. (2006) Acrílica s/ Tela. 28 cm x 15 cm.
Estes quadros fazem parte de uma coleção e estão em SC
"Vogue Russia 10 anos
27 nov
Olha que fofo! Para celebrar seus 10 anos, a Vogue Russia convidou 31 grifes para desenhar matrioskas, aquelas bonequinhas típicas do país.
Apesar de toda a tradição, elas realmente ganharam a cara de cada uma dessas marcas, perdendo todo o ar inocente e pueril para encarnar Cavalli, por exemplo, ou o minimalismo de Margiela.
Pós-post: Achei o restante das páginas da Vogue Russia no blog da Simone Monte.".