Manual para escrever bem no vestibular

No segundo semestre do ano começa o trecho final na corrida para os vestibulares. Pensando na redação, o bicho papão desses exames, o professor Dilson Lages lança um manual que pretende guiar os alunos no aprendizado de escrever bons textos. O livro “Texto Argumentativo para o Vestibular – Teoria e Prática”, traz nas suas 255 páginas o mais necessário no que se refere à construção de uma boa redação. Dílson é professor de Leitura e Produção de Textos em Teresina há 15 anos, especialista em Língua Portuguesa e edita online a Revista Literária Entre-textos (ano IV) e o Blog do Laboratório de Redação.


Antes de ser um livro de dicas para vestibulandos, a ênfase da obra é descrever o processo de construção do texto tanto para o leitor como para o redator, aliando de maneira proporcional explicações teóricas a exercícios”, explica o autor que estrategicamente lança a publicação em um período em que a rotina de estudos para o vestibular se acirra. O livro custa R$ 20,00 e está disponível noCurso do autor, no Edifício Baloon Center - Av. Pedro Almeida 60, sala 2, São Cristóvão, em Teresina

O livro divide-se em dez módulos teóricos e mais dez módulos práticos. O autor explica que ele foi concebido dessa maneira porque “a concepção de linguagem nele vigente visa levar o estudante a construir seu próprio ponto de vista”. “Ensejar condições para o indivíduo construir seu próprio conhecimento é credenciá-lo a redigir com autoria e, também, torná-lo mais apto a se constituir como um sujeito autônomo”.


O professor Dilson Lages explica que “Texto Argumentativo para o Vestibular” aplica “contribuições de campos variados da lingüística; valoriza de modo especial as relações in-tertextuais e concebe a escritura de textos como prática de construção de sentidos; uma competência que põe em relevo fatores lingüísticos, socioculturais e cognitivos”.


Nessa linha, o autor aposta em “sólidos exercícios de leitura compreensiva e de argumentação; exercícios que somente se completarão após a produção e, sobretudo, a reescritura dos textos do aluno”.


Dílson Lages Monteiro é professor de Leitura e Produção de Textos em Teresina há 15 anos. Especialista em Língua Portuguesa (Puc-SP/Dom Barreto). Poeta com vários livros editados. Edita na Internet, com periodicidade mensal, a Revista Literária Entre-textos (ano IV) e o Blog do Laboratório de Redação.

Publicado originalmente no Diário do Povo, em 7. 08.2007.

Veja entrevista de Dílson Lages no Canal de Vídeos 45TV

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