[Flávio Bittencourt]
Maio de 1960: soviéticos derrubam U-2 espião e o piloto salta de paraquedas
A Guerra Fria entre as potências ocidentais e a União Soviética foi repleta de incidentes.
"AS SUPERPOTÊNCIAS GOSTARIAM MUITO DE MANTER CERTOS
FATOS SOB RIGOROSO SIGILO, MAS ELES - os fatos - CAEM NO DOMÍNIO PÚBLICO,
PARA ALEGRIA DO POVÃO, QUE QUER SABER, EM DETALHES, CONTEÚDOS
DE INFORMES DITOS, de acordo com o jargão de arapongas [ESPIÕES
GOVERNAMENTALMENTE CONTRATADOS E TREINADOS], ' CLASSIFICADOS' "
(COLUNA "Recontando estórias do domínio publico")
"CLASSIFIQUEMOS FATOS SENSACIONAIS
DA ESPIONAGEM MUNDIAL:
'classifiquemo-los' (EM OUTRO SENTIDO DO TERMO)
para que todos conheçam os fatos que nós, o povão,
desejamos (deseja) conhecer! "
(IDEM)
"(...) um [AVIÃO MILITAR DOS EUA] U-2 foi derrubado sobre a cidade de Sverdlovsk [URSS] por um míssil terra-ar, em 1º de maio de 1960. (...)"
(http://culturaaeronautica.blogspot.com/2009/10/francis-gary-powers-e-o-incidente-do-u.html)
"[A MISSÃO ESPIÃ, PERIGOSÍSSIMA E CINEMATOGRÁFICA, em 1.8.1960] foi conduzida pelo Capitão Francis Gary Powers, então com 31 anos de idade. A base de operações de Powers era Incirlik, na Turquia. O alvo era Sverdlovsk (atual Ekaterimburgo), onde os soviéticos mantinham bases e indústrias estratégicas tão secretas que o acesso à cidade era vedado até mesmo a cidadãos russos de outras cidades sem uma permissão oficial.
A aeronave cumpria sua missão em Sverdlovsk quando foi atingida por um míssil terra-ar S-75 Dvina, denominado SA-2 pelos americanos. (...)"
(http://culturaaeronautica.blogspot.com/2009/10/francis-gary-powers-e-o-incidente-do-u.html)
O LENDÁRIO ESPIÃO RUSSO
RUDOLF ABEL,
DE CHAPÉU, TERNO, GRAVATA
E ÓCULOS, que foi preso
em Nova Iorque e se tornou
"moeda de troca" para os EUA
conseguirem resgatar Gary Powers:
(http://www.spymuseum.com/pages/agent-abel-rudolf.html)
O AVIADOR E OFICIAL DE
INTELIGÊNCIA DA CIA
GARY POWERS, que os homens
de N. Kruschev conseguiram pegar
com a boca na botija (aereamente espionando),
terminada a não-alvejada por fuzil, nem por metralhadora,
descida espetacular de paraquedas em solo russo:
(http://www.sixtiescity.com/Mbeat/mbfilms23.htm)
ESPANTOSO SELO COMEMORATIVO DA
URSS (1990) QUE HOMENAGEOU O
ESPIÃO DA TEMIDA KGB (agência
de Governo de espionagem e
repressão política anti-inimigos-do-regime-político-soviético),
CUJO CODINOME ERA RUDOLF ABEL
(1903 - 1971):
(http://en.wikipedia.org/wiki/Vilyam_Genrikhovich_Fisher,
onde se pode ler:
"Soviet intelligence officer Rudolf Abel
[NOME VERDADEIRO: VILYAM GENRIKHOVICH FISHER],
on the 1990 USSR commemorative stamp")
|
Francis Gary Powers, posing in front of the KNBC Channel 4 "TeleCopter"
|
(http://www.check-six.com/Crash_Sites/Powers-N4TV.htm)
ANTES DE 1960, UM POUCO DE NOVEMBRO DE 1963:
Robert Groden at Dealey Plaza: The Real JFK Story
(ROBERT GRODEN EM DEALEY PLAZA:
A ESTÓRIA REAL DE JFK), em inglês,
Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=VlrW8cq23DQ&NR=1
INTEGRANTES DO CONJUNTO MUSICAL IRLANDÊS (Dublin)
DENOMINADO U2:
(http://www.starpulse.com/Music/U2/gallery/U2BANDMM001/)
FOTO DE DAVID FERRIE (isso não está definivamente comprovado,
mas não é impossível que seja verídico...) NO DIA DO ASSASSINATO,
SENDO QUE, SE NÃO SE SABE EXATAMENTE SE ELE atirou,
PARECE SER COMPROVADO QUE ELE ESTAVA NO COMPLÔ:
JFK Assassin caught on Camera
(ASSASSINO DE JFK CAPTADO POR CÂMARA [fotográfica],
novembro de 1963),
em inglês,
Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=4f3mlbrwXjg
"(...) Há uma relação direta entre incidente do [AVIÃO-ESPIÃO, AMERICANO, em agosto de 1960] U2 e o fim da 'Cruzada pela Paz' do [ENTÃO] presidente dos EUA Eisenhower (...)"
(TRECHO DA NARRAÇÃO INICIAL DO DOCUMENTÁRIO DO
SEGUNDO LINK DE VÍDEO DO YOUTUBE ADIANTE
INDICADO)
"A MANCHETE JORNALÍSTICA TALVEZ TENHA SIDO, depois:
ESPIÃO AMERICANO É TROCADO POR ESPIÃO RUSSO,
haja vista que um deles era da CIA e o outro, da KGB"
(COLUNA "Recontando estórias do domínio público")
Mayday Mayhem: The U-2 Incident of 1960,
em inglês,
Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=yCoXJ_bDGTM
"PRENDEU O GOVERNO CHEFIADO POR V. EXCIA.
UM GRANDE ESPIÃO INIMIGO? TRATE-O COM
URBANIDADE E RESPEITO, PORQUE O GOVERNO ADVERSÁRIO -
quem sabe? - PODERÁ ESTAR HUMANAMENTE TRATANDO
DO ESPIÃO QUE VOSSA EXCELÊNCIA TERÁ FURTIVAMENTE PLANTADO
NO TERRITÓRIO DELES, QUE, NO CASO DE TER SIDO CAPTURADO,
PODERÁ ESTAR RECEBENDO COMIDA DECENTE (com sucos e sobremesa)
E SEMPRE NA HORA CERTA, JORNAIS NO IDIOMA DO ARAPONGA PRIVILEGIADO,
APRECIADOS LIVROS DE IAN FLEMING E ATÉ OPORTUNIDADE DE ASSISTIR
A PROJEÇÕES DE FILMES EM LONGA-METRAGEM EM CÓPIAS DE 16 MM
(isso havia naquela época e um dos projetores americanos era o
barulhento Revere, hoje peça de decoração de salas residenciais
e vitrines de lojas chiques em Shopping Centers como o NOVA AMÉRICA
OUTLET SHOPPING, em Del Castilho, Rio - RJ)
PARA UMA CIVILIZADA ESPERA DE TROCA DE
AGENTES DE INTELIGÊNCIA E CONTRAINTELIGÊNCIA A SER REALIZADA
NA HORA CERTA - mas não permita que ele assista a noticiários televisivos,
porque nunca se sabe exatamente o que neles aparecerá -, contendo
misericordiosamente os seus agentes que, para "mostrar serviço", querem
arrancar rápida e dolorosamente informações sensíveis do oficial agora
sob a assustadora custódia das Forças Armadas de seu poderosíssimo País"
(IDEM)
Ocasião de respeitosa homenagem a Robert Groden, competente
teórico da conspiração promovida para o ASSASSINATO DO PRESIDENTE JOHN KENNEDY -
que seja a ele permitido teorizar livremente, publicar, e vender seus livros em Dallas, onde
houve o magnicídio de nov./1963! -, em sentida homenagem à gloriosa memória de JFK,
que ELES COVARDAMENTE MATARAM - e por isso serão sempre
desonrosamente lembrados - e para o promotor público
Jim Garrison, que acusou o abominável Ferrie -,
EM MEMÓRIA (de Garrison, não de Ferrie)
30.7.2011 - Em 1962, quase eclodiu a Terceira Guerra Mundial, no auge da crise dos mísseis de Cuba - Antes, contudo, a captura pelos russos, em 1.8.1960, do piloto Francis Gary Powers foi também um evento espetacular da assim chamada Guerra Fria. (Os EUA pegaram o Coronel da KGB Vilyan Fisher - famoso espião russo nos EUA, conhecido como "Rudolf Abel " - e entregaram ao Governo da URSS, para que Gary Powers pudesse voltar são e salvo para sua Pátria, onde teve de se explicar a possivelmente carrancudos e irritadiços superiores hieráquicos a respeito de certos que procedimentos obrigatórios que decidiu, em frações de segundos, não realizar: ele não se matou, uma vez que, afinal, "a vida é bela", talvez mesmo em prisão da temida KGB, pós-stalinista, contudo.) F. A. L. Bittencourt ([email protected])
JONAS LIASCH APRESENTOU
O SEGUINTE ARTIGO, NO BLOG
CULTURA & AERONÁUTICA:
"Quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Francis Gary Powers e o incidente do U-2
A Guerra Fria entre as potências ocidentais e a União Soviética foi repleta de incidentes, entre os quais o mais grave, sem dúvida, foi a Crise dos Mísseis, em 1962, quando o Presidente John Kennedy mandou um ultimato a Nikita Khrushchev para que a URSS removesse os mísseis nucleares de médio alcance instalados pelos soviéticos em Cuba. Essa crise deixou o mundo inteiro em suspense e quase provocou uma "guerra quente" entre americanos e soviéticos.
Um dos mais notáveis incidentes da Guerra Fria envolveu o mesmo tipo de aeronave que descobriu os mísseis em Cuba: o Lockheed U-2. Esse notável e curiosamente simples jato monomotor assemelhava-se mais a um planador do que a um avião militar de combate. Era desarmado, e carregava como equipamento principal câmaras fotográficas de alta resolução.
O grande trunfo do U-2 era a sua altitude de cruzeiro, acima de 85 mil pés, o que, assim pensavam os americanos, tornava-o imune ao ataque dos caças e da artilharia anti-aérea. A grande altitude operacional exigia que seu piloto voasse com um traje de astronauta.
Desde a sua introdução em serviço, em 1957, o U-2 revelou-se extremamente eficiente, especialmente em uma época ainda sem satélites espiões disponíveis. Como se confiava na grande altitude como proteção, muitas missões de reconhecimento (na verdade, espionagem) da CIA -
Central Inteligency Agency foram realizadas diretamente sobre o território soviético. Essas missões foram praticamente encerradas quando um U-2 foi derrubado sobre a cidade de Sverdlovsk por um míssil terra-ar, em 1º de maio de 1960.
Essa missão foi conduzida pelo Capitão Francis Gary Powers, então com 31 anos de idade. A base de operações de Powers era Incirlik, na Turquia. O alvo era Sverdlovsk (atual Ekaterimburgo), onde os soviéticos mantinham bases e indústrias estratégicas tão secretas que o acesso à cidade era vedado até mesmo a cidadãos russos de outras cidades sem uma permissão oficial.
A aeronave cumpria sua missão em Sverdlovsk quando foi atingida por um míssil terra-ar S-75 Dvina, denominado SA-2 pelos americanos. Com o motor apagado pelo impacto do míssil, Powers perdeu altura, esperando ejetar quando o avião estivesse mais baixo, onde suas chances de sobrevivência seriam maiores, devido ao ar mais denso e mais rico em oxigênio. Essa manobra foi muito arriscada, visto que expunha a aeronave e seu piloto ao fogo antiaéreo de baixa altitude dos russos.
O U-2 tinha um equipamento de auto-destruição, que tinha a função de impedir o inimigo de conhecer sua verdadeira missão e seus equipamentos secretos. Powers não usou esse dispositivo e viria a ser severamente criticado por isso, quando retornou aos Estados Unidos.
Powers desceu de paraquedas direto para os braços dos agentes da KGB, o Serviço Secreto Soviético, que o capturaram. Os americanos reportaram o desaparecimento em ação de Powers como um "acidente" em uma aeronave de "pequisa meteorológica", devido a "problemas no sistema de oxigênio". Desconheciam o fato de que os russos capturaram a aeronave quase intacta, assim como suas câmaras, que denunciaram a verdadeira função do avião. Isso causou grande constrangimento ao então Presidente Eisenhower, quando foi desmentido pelos russos.
O Capitão Francis Gary Powers foi condenado, em 17 de agosto de 1960, a 3 anos de prisão e mais 7 anos de trabalhos forçados depois de uma "confissão voluntária" de sua missão de espionagem e uma apologia pública de sua participação nos serviços de espionagem americanos. Foi mandado para a prisão de Vladimirsky Central, em Vladimir, a leste de Moscou, reservada a prisioneiros políticos de "alto escalão", onde passaria os próximos 18 meses.
A sorte de Powers mudou quando os russos e americanos resolveram fazer uma "troca de prisioneiros", em 10 de fevereiro de 1962. Powers e um estudante americano, Frederic Pryor, também condenado por espionagem, foram trocado pelo famoso agente russo "Rudolf Abel", nome de guerra do Coronel da KGB Vilyan Fisher, que havia sido capturado pelo FBI em New York em 21 de junho de 1957. A operação de troca de prisioneiros ocorreu na Ponte Glienicke, em Potsdam, Berlim, e foi a primeira de várias operações semelhantes realizadas nos anos posteriores.
Powers retornou aos Estados Unidos, e foi severamente interrogado pela CIA e por uma comissão do Senado americano, sendo muito criticado por não ter destruído a aeronave e os comprometedores filmes. Também foi questionado por não ter utilizado o dispositivo de suicídio criado pela CIA, um alfinete envenenado oculto em uma moeda de um dólar. Powers revelou que todas as suas "confissões" foram realizadas sob tortura física e psicológica.
Devido ao incidente do U-2 em Sverdlovsk, as missões sobre o território soviético foram suspensas e o governo pediu à Lockheed que desenvolvesse uma aeronave que "voasse tão alto quanto o U-2, mas pelo menos 3 vezes mais rápido". Tal pedido resultou no famoso SR-71 Blackbird, capaz de voar mais de 3 vezes a velocidade do som e atingir até 95 mil pés.
Powers deixou a Força Aérea e a CIA e trabalhou na Lockheed como piloto de testes de 1963 a 1970. Faleceu em 1977 em um acidente de helicóptero, na cidade de Los Angeles, onde trabalhava como repórter aéreo para a emissora de TV KNBC. Em 2000, o Governo Americano concedeu homenagens e condecorações póstumas ao piloto, 40 anos depois do incidente que o levou à fama.
Os destroços do U-2 capturado pelos russos ainda são preservados no Museu Central das Forças Armadas em Moscou, na Rússia (foto abaixo). Uma parte dos destroços foi mandada os Estados Unidos, onde estão em exibição no Museu Criptológico Nacional, em Maryland.
Curiosamente, o Lockheed U-2 sobreviveu ao incidente de Sverdlovsk e ao seu sucessor SR-71, e ainda está em serviço na Força Aérea dos Estados Unidos, 52 anos após entrar em operação, e deve permanecer na ativa pelo menos até 2011.