Lições de quem sonhou alto

Lançado em abril do ano passado, o livro Sonhar Alto, Pensar Grande – Lições de um brasileiro que enfrentou obstáculos e tornou-se presidente de uma multinacional (Editora Gente), de Theunis Marinho, já chegou à terceira edição e figura entre os mais vendidos de sua categoria. Na obra, o autor narra os fatos mais marcantes da sua escalada profissional, incluindo mais de oito anos como executivo na Alemanha, até chegar ao topo do mundo corporativo: a presidência da Bayer Polímeros S/A e a direção regional América Latina para a Divisão de Plásticos de Engenharia do Grupo Bayer.


Temperado com deliciosas histórias pessoais, o livro agrada todos os tipos de leitores  profissionais das mais variadas posições, que têm enviado mensagens ao autor com retornos positivos, nos quais manifestam a importância de ouvir depoimentos inspiradores de alguém que “chegou lá”. Entre as histórias contadas por esse mineiro de Alto Rio Doce, cidade localizada a 90 quilômetros de Tiradentes, merece destaque a do seu primeiro “trabalho” conquistado aos 6 anos de idade, quando ficou responsável por ajudar a mãe a diagnosticar as taxas de açúcar do irmão diabético.


Em razão do trabalho do pai, que era bancário, com 8 anos de idade, Theunis já havia morado em cinco cidades além de Alto Rio Doce: Angra dos Reis, Ubá, Belo Horizonte, Socorro e São Paulo. Nesta última, começou a trabalhar como office-boy aos 14 anos de idade e não parou mais – a capacidade de se adaptar a diferentes lugares o ajudaria em sua trajetória profissional.


Aos 22,entrou na área de Recursos Humanos da Bayer; aos 36, já casado e com três filhas, se mudou para a Alemanha em um programa de jobrotation. Lá venceu obstáculos do idioma – havia aprendido alemão por conta própria –, do clima e da adaptação, viajando por 58 países e retornando mais de oito anos depois para assumir a presidência da Bayer Polímeros no Brasil.


Depois que deixou a Bayer após quase 30 anos de trabalho, Theunis passou a se dedicar a projetos pessoais e voluntários. Tornou-se presidente da ABRH-SP (Seccional São Paulo da Associação Brasileira de Recursos Humanos) – uma forma de retribuição à área de RH, na qual iniciou a carreira – e coach e mentor de jovens CEOs.


Além da trajetória de Theunis, o livro traz ainda lições aprendidas por ele nesses anos todos, resumidas no que ele chamou de“15 mandamentos para sucesso no mundo corporativo”, dicas que se encaixam perfeitamente em diversas situações e em todas as etapas da carreira. São elas:


1. Sonhe alto e faça planos desafiadores para o futuro. Lembre-se, nossos olhos não ficam na nuca.

2.  Não delegue seu destino a terceiros.

3.  Aprenda a dizer não, sempre que necessário e na hora certa.

4.  Não cultive relacionamentos destrutivos. Eles são epidêmicos.

5.  Discipline-se com pensamentos positivos. A vida fica mais suave.

6. Reflita sobre as consequências dos seus atos antes de colocá-los em prática.

7.  Cultive suas amizades, mesmo que sejam passageiras.

8.  Aprenda com seus erros. Eles são ótimos “professores”.

9.  Não sofra por antecipação.

10.Não apague seu passado. Ele é seu alicerce mais profundo. Negá-lo é tornar-se um “indivíduo falsificado”.

11.Não adie as soluções para seus problemas. Resolva-os respeitando o tempo e todos os envolvidos.

12.Perdoe quem já o magoou. Você desocupará espaços para preenchê-los com coisas boas.

13.Estude sempre.

14.Errar é inevitável.

15.Tenha bom humor.

 

 

Theunis Marinho, presidente da presidente da ABRH-SP, (Associação Brasileira de Recursos Humanos - SP) e autor do livro Sonhar Alto, Pensar Grande