Igreja de Nossa Senhora da Conceicão em Itans, distrito do município de Itapiúna, Ceará, em registro do autor.
Igreja de Nossa Senhora da Conceicão em Itans, distrito do município de Itapiúna, Ceará, em registro do autor.

O escritor Renato Barros de Castro, do portal de crônicas Mundo na Janela, traz aos seus leitores novo livro de crônicas de viagens, Inventário dos lugares do Brasil. A obra "reúne crônicas de viagem sobre todas as regiões do país (incluindo seu Distrito Federal), revelando as mais variadas facetas de lugares, personagens históricos e pessoas anônimas – como a fabricante de biscoitos da “Macondo brasileira”, no interior do Tocantins, que garante ter também uma receita para o amor; o construtor de caleidoscópios na Chapada dos Guimarães; o taxista que conhece um segredo bem guardado de Porto Alegre ou ainda a guia maranhense de Alcântara detentora de uma curiosa “História do Brasil como poderia ter sido”. Ante uma linguagem objetiva, ágil e dinâmica, onde aventura e bom humor estão sempre presentes, o leitor irá se surpreender com este conjunto de textos que une informação
e cultura, dando relevo ao patrimônio natural, material e imaterial do Brasil."

Falando sobre o sentido social da obra, Renato Barros de Castro diz que o livro "busca ainda inspirar tanto aqueles que já decidiram para onde viajar quanto aqueles que ainda não sabem o caminho a trilhar nesse país insólito e diversificado – mas que também apreciam descobri-lo por meio do seu povo, das suas lendas e dos seus costumes".

SOBRE O AUTOR

Renato Barros de Castro nasceu em 1982, no Ceará, e reside em Porto Alegre. É doutorando em Letras (Literatura Comparada) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde desenvolve tese sobre narrativas de viagem e Bildungsroman sob supervisão do Prof. Dr. Gerson Roberto Neumann. Mestre em Letras e graduado em Comunicação Social (Jornalismo), é autor dos livros de crônicas Viagem a um Brasil insólito (Prêmio SECULT, 2015) e Geografia afetiva (Prêmio Milton Dias, 2011). Publicou, no campo da ficção, os livros O mistério de Frida Zeiden (contos), obra finalista do Prêmio SESC de Literatura 2016, e Inventário das sombras (romance). José de Alencar: entre o jornalismo e a ficção (ediPUCRS, 2020) marcou sua estreia como crítico literário, mostrando o lado realista do maior autor do Romantismo brasileiro, bem como trazendo a lume dois textos dele, então inéditos em formato livro.

ONDE ADQUIRIR