Jogo de damas: Urano Vieira, lenda viva no Rio Grande do Sul

Damista veterano/venerando completará 90 anos no dia 25 de fevereiro de 2010.

 

 

 

          

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

           Para Urano Vieira, que joga damas, a quase um mês do transcurso de seu 90º aniversário,

           para Luciana, minha filha, que estuda Advocacia e hoje completa 20 anos de vida,

           e sua mãe, Irene, profissional da área de Saúde que aniversaria no dia 29 de janeiro,

           e para Fernanda A. L. Bittencourt, genitora do colunista da "Recontando...", que completará

           92 anos de idade - é ela dois anos menos nova do que Urano Vieira e é avó da aniversariante

           de hoje - no dia 28 de janeiro próximo:

           PARABÉNS PRA VOCÊS,

           NESTAS DATAS QUERIDAS,

           MUITAS FELICIDADES,

           MUITOS ANOS DE VIDA!

            

22.1.2010 (Brasília) - Pelo menos quatro aniversários! - É com grande respeito e admiração que a Coluna "Recontando Estórias do Domínio Público" homenageia aquele que é conhecido como Urano Mestre Vieira. O texto é da COLUNA DO PROTÁSIO, do portal TOPDAM, e sua reprodução foi expressamente autorizada por seu autor, PROTÁSIO BUENO FILHO ([email protected]), um campeão de damas que também é um pesquisador, um jornalista especializado e um teórico dessa maravilhosa experiência desportivo-lúdico-científica que é o jogo de damas:

"Oi Flávio 

É com satisfação que recebo teu e-mail. O Douglas Diniz tb trabalhou no BB em Brasília. Ele é meu amigo e um dos 3 GMI do Brasil. Tens toda a liberdade para divulgar meus trabalhos. É bom para o Jogo de Damas esta proliferação. Vamos manter contato e do que tu precisar de minha parte, pode contar comigo. Um grande abraço  
Protásio Bueno"  (E-mail recebido em 21.1.2010, 17h38).
 
Obrigado, Protásio!
 
Surpreendemente associando a prática do damismo de Urano Vieira às obras de literatura e arte da Semana de Arte Moderna de 1922 - procedimento com o qual concorda em gênero, número e grau esta Coluna -, Protásio Bueno deixa claro que URANO VIEIRA É UM NONAGENÁRIO EFETIVAMENTE MODERNO. [Isso, sem se comentar, sob a ótica puramente "formal, estrutural e abstrata", que a prática das associações de idéias é muito prezada neste espaço de crítica e discussão, sendo que até anteontem não tínhamos conhecimento de que Protásio Bueno é um mestre nesse tipo de procedimento semiótico-eletrônico-teleinfocomputacional (ou telemático, como preferem dizer os franceses)!]

A COLUNA DO PROTÁSIO pode ser localizada, na Web, em

http://www.topdam.com.br/release/coluna_do_protsio/coluna_do_protsio.html. Passo, então, imediatamente, ao painel eletrônico que Protásio Bueno Filho dedicou ao grande mestre Urano Vieira.

Flávio A. L. Bittencourt ([email protected]

=== 

URANO VIEIRA

"Nascido em São Gabriel – RS,

cidade conhecida como Terra dos Marechais, ele completará simplesmente 90 anos a 25 de fevereiro próximo.

Oficial do Exército Brasileiro, na arma de Cavalaria, é filho de Loreto Bazes Vieira e Alice dos Santos Vieira" (PROTÁSIO BUENO FILHO).  

"A Confederação Brasileira está resgatando a história do Jogo de Damas no Brasil, utilizando-se de Torneios para Idosos, imagens e fotos das décadas de 30 em diante e explanações, pela internet, de fatos e conteúdos ali existentes, dentre outras coisas mais.

É um ato louvável e necessário.

         Colaborando com estes fatos, pretendemos apresentar ao Brasil um pouco do nosso URANO VIEIRA, possivelmente o mais velho damista brasileiro em atividade.  

   
     

     
     
 

                                  Praça Fernando Abott – São Gabriel - RS.

 
     
 


 

 


À época de seu nascimento, entre 11 e 18 de fevereiro de 1922,  estabelecia-se no Brasil a Semana de Arte Moderna, trazendo a perfeita demonstração de que em nosso meio havia espaço para o crescimento da escultura, da arquitetura, da música, da literatura e da cultura em si, como amplo horizonte, conforme citavam os jornais daqueles dias. 

 

Catálogo da exposição

da Semana da Arte Moderna

 À época de seu nascimento, entre 11 e 18 de fevereiro de 1922,  estabelecia-se no Brasil a Semana de Arte Moderna, trazendo a perfeita demonstração de que em nosso meio havia espaço para o crescimento da escultura, da arquitetura, da música, da literatura e da cultura em si, como amplo horizonte, conforme citavam os jornais daqueles dias. 

[Acima, à esquerda] Apresentação de 

Villa-Lobos, 1922                                                                                

 [Acima, à direita] Catálogo da exposição

da Semana da Arte Moderna

 
     

 

 

 
     
         Sendo o Jogo de Damas um esporte de genialidades, de criatividades, de surpresas, esta modificação dos tempos, este ar de inovação, certamente atingiriam nosso esporte, como realmente atingiu.

        Assim, cria-se Urano, com este espírito da arte inovada e da beleza inesperada. E isto seria uma característica dele, e que faria parte de sua maneira de ser pela vida toda, o que se poderia observar melhor ainda quando ele se sentava à frente de um tabuleiro de damas. A elegância e o surpreendente, como o define Othon Ferreira Pinho.

         A década de 20 se encerra com as primeiras transmissões de rádio  no nosso País. É interessante observar a diferença entre  a praticamente inexistência dos recursos tecnológicos da época, contrastando com o imediatismo da comunicação dos dias de hoje.

          Mas, mesmo assim, ali está o menino Urano Vieira, sem nenhuma obra literária de apoio, começando a ter contato com um mundo meio mágico, meio hipnotizante do Jogo de Damas, do mesmo modo como  muitos e muitos meninos do Brasil começariam a conhecer este tabuleiro apaixonante.

         A década de 30, entre os anos de  1931 e 1939, foi uma das épocas mais sangrentas de toda a história mundial. Os conflitos na busca de poderes não tiravam, no entanto, do então jovem Urano, a sua procura incessante pelas vitórias nas guerras que ele travava, mas que eram tão somente nos tabuleiros por onde andava !

         Este era seu mundo, como era o de muitos damistas novatos por este Brasil.

         Na década de 40, entre os anos 1940 e 1949,  os conflitos armados que assolaram os anos anteriores chegam ao seu apogeu. Em compensação, nesta  década, foi criado o primeiro computador, o ENIAC, e esta inovação teria, mais tarde, efeitos de revoluções e revoluções, mas revoluções no espírito criativo dos damistas, de quem Urano já era um destacado exemplo na sua São Gabriel.

A década de 1950, entre os anos 1950 e 1959, é a época de transição entre o período de guerras da primeira metade do século XX e o período das revoluções comportamentais e tecnológicas da segunda metade.

Esta revolução comportamental, que se observa no interior de  cada ser, trasnformaria Urano de um simples observador, a um criador e suas obras se salientam em partidas e em composições que revelam o seu espírito inteligente e criativo, a tal ponto de serem publicadas por Geraldino Izidoro, na Revista O GURI, como a de 28 de fevereiro e a de 7 de março de 1953.

E ter uma composição sua, publicada pelo Mestre Izidoro, era motivo de orgulho e o anunciava o

1º GRANDE TORNEIO IMPRENSA GAÚCHA

cartaz colocado na porta de entrada da ACM na Rua Washington Luiz, 1050, em Porto Alegre.

 

E aqui, praticamente, é o berço de tudo que viria a acontecer no Rio Grande do Sul no que se refere ao Jogo de Damas.

Participantes: Marcus Biegum, Otílio Araújo, Erondino Camilo, Nilton Waldemar Stock, Alberto Martins, Osmar Almeida, Adolfo Rafanelli, Milton Ribeiro, Darcy Fagundes, Antônio Câmara, Rio Branco Ripoll, Eraldo Munhoz, Carlos Scherer, Lahyr Gnocchi e Urano Mestre Vieira.

Por muitos anos eu achei que o ¨Mestre¨ fazia parte do nome dele. Mas não, era uma deferência do Nilton Stock às suas qualidades.

Eu, menino ainda, perdi para Urano, impressionado pela maneira de ele sentar, pela sua elegância e por sua educação. A partir daí, ele se tornaria meu professor e muitas coisas boas que procuro preservar até hoje são resquícios daqueles tempos.

 

   
 

 

   

   
 

Na década de 60, entre os anos 1960 e 1969 se dá o meu primeiro encontro com URANO VIEIRA, mais precisamente em agosto de 1964, quando ele já se radicara aqui em Porto Alegre, cidade onde, segundo ele, existe  o Rio Guaiba. 

   

     
     
     

     
 

 


 

 

 

Nas décadas de 70 em diante, depois de muitos torneios vencidos, ele se lança novamente à composição e cria, dentre outras, uma que ganharia um concurso. Ousada e surpreendente, ainda hoje traria dificuldades de solução para muitos damistas. 

Aqui temos a composição de Urano, onde as vermelhas jogam e vencem. 

Se você não encontrar a solução clique em cima do diagrama e assista ao vídeo.

 
     

   
 

Recentemente, convidado a participar do Torneio Integração, sua imagem é apresentada numa foto histórica, cheia de significados e simbolismos.


Na foto, O mais novo e o mais velho damista do Rio Grande do Sul: 

 

Tainã (Rio Grande – 14 anos) e Urano Vieira (Porto Alegre) no Torneio Integração – 2008, em Rio Grande.

 

         Acima deles, uma pintura que, como por encanto,  representa o progresso, a inteligência humana, o começo de várias épocas no desenvolvimento da civilização e que parece reverenciar a um homem que atravessou décadas e décadas participando e distribuindo seus conceitos em prol do Jogo de Damas.

         Esta foto deve emocionar a qualquer damista. Tanto aqueles que se tornaram verdadeiros ídolos no passado, como aqueles jovens talentos que hoje disputam e vencem torneios por este Brasil e pelo mundo afora.

         Quem sabe há em todos eles um pouco desta magia que um Urano traz consigo e deixa como semente por onde passa.

         Até hoje ele se alegra em dizer que estuda Damas nos livros que tem e que o acompanha sempre um tabuleiro magnético por onde vá.

 

 

Batista Souza – Sérgio Robaski – João Guimarães – Amaral - Urano Vieira e Carvalho.

Perfilado, diante de tantos jovens, Urano mostra toda sua elegância.


 

       Urano recebendo o prêmio por ter ganho o Torneio Integração.


         Quando um damista de 90 anos atravessa todo o Estado do Rio Grande do Sul para disputar, com relógio, um torneio e vence este torneio, ele está dizendo à Confederação Brasileira do Jogo de Damas que a luta dela em resgatar o passado não é em vão e tem um sentido: tudo o que se fez ou se fizer pelo nosso esporte está embasado na garra, na disciplina, na dignidade e na postura.

         Cada década tem seus representantes maiores com seus nomes registrados na memória damística do Brasil.

         O que dizer, então, de um damista que vem de Villa Lobos até nossos dias e que pertence não a uma, mas a todas as décadas da nossa história.

         Seu nome ?

                  Urano Vieira, ou Urano Mestre Vieira.

                                 Como queiram.

 


Obs: Agradeço o valioso apoio que me foi dado por SÉRGIO ROBASKI na elaboração desta coluna

GRANDE TORNEIO IMPRENSA GAÚCHA

anunciava o cartaz colocado na porta de entrada da ACM na Rua Washington Luiz, 1050, em Porto Alegre.

E aqui, praticamente, é o berço de tudo que viria a acontecer no Rio Grande do Sul no que se refere ao Jogo de Damas.

Participantes: Marcus Biegum, Otílio Araújo, Erondino Camilo, Nilton Waldemar Stock, Alberto Martins, Osmar Almeida, Adolfo Rafanelli, Milton Ribeiro, Darcy Fagundes, Antônio Câmara, Rio Branco Ripoll, Eraldo Munhoz, Carlos Scherer, Lahyr Gnocchi e Urano Mestre Vieira.

Por muitos anos eu achei que o ¨Mestre¨ fazia parte do nome dele. Mas não, era uma deferência do Nilton Stock às suas qualidades.

Eu, menino ainda, perdi para Urano, impressionado pela maneira de ele sentar, pela sua elegância e por sua educação. A partir daí, ele se tornaria meu professor e muitas coisas

 

 atestado de que a obra era plena de qualidades para a época.

(http://www.topdam.com.br/release/documents/coluna_9.html)