INTERNET ESTÁ VENCENDO TV
Por Rogel Samuel Em: 31/08/2012, às 13H45
, iG São PAulo |
As campanhas publicitárias destinadas às emissoras de televisão nos EUA estão perdendo força. De acordo com um novo estudo da empresa de mídia Simulmedia, elas não atingem mais o número de pessoas desejado pelos anunciantes, como o faziam até há alguns anos. Em cenários otimistas, 20% do público-alvo não assiste nem uma única vez aos anúncios. Nos casos extremos, o índice chega a 60%.
O estudo utilizou números da Nielsen, principal mediadora de audiência televisiva nos EUA, e da Kantar Media, especializada em pesquisa de mercado. Atualmente, são investidos cerca de R$ 128 bilhões (US$ 64 bilhões) em propagandas direcionadas para televisão no mercado norte-americano, mais de 40% dos gastos das grandes empresas com publicidade.
Leia: Publicidade na internet cresceu o dobro da média do mercado em 2011 no Brasil
O meio continua sendo o principal destino das campanhas, mas o volume de verbas destinado a ele cresce em ritmo mais lento que o de outras mídias, em especial as digitais. Em cinco anos o investimento na televisão cresceu 3% nos EUA, enquanto em publicidade na internet aumentou 15% somente no primeiro trimestre deste ano, para US$ 8,4 bilhões – a comparação é com o primeiro trimestre do ano passado e, a fonte, o Internet Advertising Bureau (IAB).
No Brasil, a participação da TV é ainda maior, mas a tendência de diversificação de investimentos é a mesma. Segundo o projeto Intermeios, a TV ficou com 65% dos R$ 8,9 bilhões investidos em publicidade no primeiro quadrimestre de 2012. O percentual corresponde a R$ 5,8 bilhões. A internet ficou com 11%, mas a expectativa é de que chegue a 13,7% no final de 2012. O faturamento total do meio em 2010 foi de R$ 2,4 bilhões, e em 2011 apresentou crescimento de 37,3%, alcançando R$3,3 bilhões.