[Flávio Bittencourt]

Homenagem a Elmo S. Amador

E a lenda do gigante de pedra.

 

 

 

 

CONVITE

 

ELMO AMADOR PRESENTE!!!
Com muito orgulho e emoção informo que hoje a tarde Elmo da Silva Amador estará recebendo a Medalha do Mérito Geográfico, uma homenagem especial da Sociedade Brasileira de Geografia - SBG (in memorian).
Será terça feira 25/3 [2014] às 15h na SBG. Quem puder ir está convidado, quem não puder mande uma vibração positiva.
O espirito militante e combativo do Elmo continua vivo nos inspirando na luta por um mundo melhor. 
Um forte abraço
Andre Amador

 

 

 

 

  

"O Gigante de Pedra é uma imagem que se observa na entrada da Baía de Guanabara, com o conjunto de monumentos naturais, que lembra uma enorme criatura hunana em decúbito dorsal"

(ELMO DA SILVA AMADOR, Baía de Guanabara e Ecossistemas Periféricos: Homem e Natureza

Rio de Janeiro/RJ: E. S. Amador, 1997, p. 5)

 

 

 

 

 

25.3.2014 -        F.

 

 

 "(...) Na Mitologia Grega, os Gigantes são os filhos dos Titãs, e aparecem como vilões e também ajudantes, alguns provocavam desastres quando se enfiavam de baixo da terra, causando terremotos ou erupções de vulcões.

 
 
No folclore de toda a Europa, os Gigantes são tidos como a civilização anterior aos humanos, por que nada mais poderia explicar as grandes construções de monumentos enormes como Stonehenge ou os Moais da Ilha de Páscoa.
 
 
 
Contos de fadas como João e o Pé de Feijão formaram a percepção moderna sobre os Gigantes.
 
Lenda do Gigante de Pedra:


No Brasil, existe a lenda do Gigante de Pedra do Rio de Janeiro. Quem chega no Rio de Janeiro, pelo mar, vê que as serras que cercam a baía de Guanabara, tem a impressão que elas formam um enorme vulto de um homem deitado, percebendo-se perfeitamente a cabeça, peito e pernas.
A lenda diz que o corpo do gigante de pedra que guardava a Guanabara e por ter assassinado uma mulher foi transformado em pedra por Deus. Os pescadores contavam que o Gigante de Pedra, às vezes se levanta para passear e para isso, chama as nuvens e cobre os morros para ninguém notar sua ausência."

(http://misteriosfantasticos.blogspot.com.br/2010/12/gigantes.html)

 

 

 

 

 

 
 

(http://misteriosfantasticos.blogspot.com.br/2010/12/gigantes.html)