Uma curta-metragem do mestre da "stop-motion"
Uma curta-metragem do mestre da "stop-motion"

HANSEL E GRETEL

Miguel Carqueija

 

Resenha do filme “A história de João e Maria” (The story of Hansel and Gretel) – Bailey Films, Estados Unidos, 1951. Produção e direção: Ray Harryhausen. Adaptação de Charlotte Knieht para o conto dos Irmãos Grimm. Narrador: Hugh Douglas. Curta-metragem (dez minutos) a cores.

 

            “Hansel e Gretel”, um dos mais famosos contos dos Irmãos Grimm (que, como se sabe, recolhiam fábulas do folclore europeu, especialmente alemão), entre nós é conhecido como “João e Maria” e inspirou um sem-número de versões cinematográficas e versões narrativas. Aqui temos uma animação do mestre Ray Harryhausen, especialista na “stop motion” ou animação com bonecos, e fotogramas feitos posição por posição, com todo o trabalho que isso dá. Apesar das limitações desse tipo de arte Harryhausen conseguiu realizar um belo filme com incrível expressividade dos bonecos. Os irmãos que moram com o pai lenhador e passam fome saem pelo bosque e se perdem, e afinal são atraídos pela bruxa — bem horrorosa nessa versão — e sua casa mágica feita com jujubas, caramelo e biscoito.

            É significativo que Gretel, vendo que ela e o irmão seriam devorados pela bruxa canibal, tem sangue frio e coragem para empurrar a megera na fornalha.

            Este filme curto é uma pequena preciosidade esquecida, produzida e dirigida por aquele que é reconhecido como grande mestre nesse tipo de animação que difere do desenho animado, por utilizar bonecos sólidos.

 

Rio de Janeiro, 8 de julho de 2021.