Gramática de Bolso do Português Brasileiro

 Da redação 

O Ensino de Língua Portuguesa nas escolas sofreu profundas mudanças nas últimas duas décadas. Ao mesmo tempo em que incorporou as recentes contribuições da linguística à prática docente, tornando o texto o centro do ensino do português, o ensino-aprendizagem lançou novos olhares sobre como ensinar a gramática na escola. Uma das mais destacadas contribuições no novo cenário do ensino da Língua Portuguesa  é a do linguista e gramático Marcos Bagno.

Depois de publicar a “Gramática do Português Brasileiro”, ele reforça suas pesquisas lançando a versão sintética dessa publicação. O objetivo da nova obra, segundo ele, “é oferecer informação imediata e precisa para as pessoas empenhadas na exigente tarefa da educação linguística!”. Nesse sentido, focaliza o que deve ser ou não ensinado nas aulas de Português.

Reforçando as razões para a perspectiva em que se constrói A Gramática de Bolso do Português Brasileiro, enfatiza Marcos Bagno: “A sociedade brasileira sofre linguisticamente com o que Celso Cunha chama de “dualismo das normas”. Ao lado da norma culta efetivamente praticada, existe uma norma importada, que não combina com o senso linguístico brasileiro, mas que nos tem sido imposta por um discurso pseudopurista que contamina em particular, o sistema escolar e a mídia.”

Desde que a linguística se tornou matéria universitária no Brasil (1962), tem havido inúmeros estudos sistemáticos da história e da realidade sociolinguística e dialetológica do nosso país. O Linguística Marcos Bagno tem se empenhado para tornar de amplo conhecimento social esse nosso saber acumulado, produzindo importantes obras de divulgação e de referência, como esta Gramática de bolso do português brasileiro, que se aplica ao ensino, de forma sinté­tica, pontos, conforme já se disse anteriormente, discutidos em sua extensa Gramática pedagógica do português brasileiro.

O AUTOR - Marcos Bagno é professor da Universidade de Brasília (UnB). Escritor, poeta e tradutor. Dedica-se à pesquisa e à ação no campo da educação linguística, com interesse particular no impacto da sociolinguística sobre o ensino. Mantém colunas mensais nas revistas Caros Amigos e Carta na educação; é constantemente convidado a fazer conferências e a ministrar cursos no Brasil, na Argentina, no Uruguai, no Paraguai, na Espanha e no Canadá. Tem diversos livros publicados, entre os quais se destacam A língua de Eulália – novela sociolinguística; Preconceito linguístico – o que é, como se faz; Português ou brasileiro? Um convite à pesquisa; Língua materna – letramento, variação e ensino; A norma oculta – língua & poder na sociedade brasileira; Nada na língua é por acaso – por uma pedagogia da variação linguística. 

Leia a coluna de Marcos Bagno

Serviço

Título da obra: Gramática de bolso do português Brasileiro

Autor: Marcos Bagno

ISBN: 978-85-7934-060-4

Páginas: 344pp

Preço: R$ 29,00

Editora: Parábola Editorial