“Gêneros em ação: abordagens sociorretóricas”
Em: 24/07/2014, às 07H19
[Beatrice Monteiro]
Os gêneros textuais tornaram-se importante objeto de reflexão e estudo no Brasil principalmente quando os PCN’s de Língua Portuguesa passaram a recomendar que eles fossem abordados no ensino de leitura e produção de textos. Assim, surgiram diversos focos de estudo sobre gênero no universo acadêmico brasileiro, com diferentes enfoques teóricos. No Piauí, a abordagem sociorretórica, na qual o gênero é visto como uma forma de ação social, tem sido posta em prática pelo núcleo Cataphora, da Universidade Federal do Piauí.
Criado em 2009 e coordenado pelo professor Francisco Alves Filho, o Cataphora realiza pesquisas que enfocam as intersecções entre texto, gênero e discurso. Em 27 de junho de 2014, o núcleo lançou seu primeiro livro intitulado “Gêneros em ação: abordagens sociorretóricas”. O livro reúne os trabalhos apresentados pelos integrantes do núcleo de pesquisa por ocasião da segunda edição do COGITE (Colóquio de Estudos sobre Gêneros e Texto), evento anualmente organizado pelo Cataphora. A obra é composta por 8 artigos que se subdividem na abordagem de três eixos: gêneros jornalísticos, gêneros no contexto escolar e gêneros digitais.
No primeiro eixo, os autores mostram como diferentes gêneros abordam eventos da mesma natureza, posses de presidentes, em um estudo de caráter histórico. No segundo eixo, a discussão sobre o ensino de gêneros volta-se para as propostas de redação da UNICAMP e suas mudanças ao longo do tempo, o que redundou em modificações na própria de concepção de gênero dessas propostas. O último eixo reúne pesquisas direcionadas ao mesmo objeto, perfis de empresas de venda no Twitter, enfocando
O livro “Gêneros em ação” pode ser uma fonte de aprendizado para aqueles que desejam conhecer a abordagem sociorretórica sobre gêneros, sejam eles graduandos, pós-graduandos, professores. Além de aspectos teóricos, existem vários exemplos, na obra, de aplicações de pesquisas, que podem nortear aqueles que ainda estão iniciando o estudo sobre gêneros.