0

Plinio Apuleyo Mendoza, jornalista colombiano e amigo próximo de Gabriel García Márquez, disse que o escritor e ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1982, está perdendo a memória.

Apuleyo fez a afirmação após uma conversa com a mulher de García Márquez, Mercedes Barcha. "No dia em que ele completou 85 anos (6 de março), liguei para dar parabéns, mas quem falou comigo foi Mercedes. Ela preferiu assim porque ele não se lembrava de mim", disse ao portal colombiano Kienyke.

A ideia de que o autor de Cem Anos de Solidão (1967) esteja perdendo a memória surgiu há algum tempo, quando o biógrafo britânico Gerard Martin comentou o fato em um livro.

Apuleyo Mendoza também recordou a última vez que conversou com Márquez e contou que, de fato, o escritor colombiano não se lembrava de alguns episódios e repetia diversas vezes as mesmas coisas em uma conversa. "Não reconhece alguns amigos", completou.

O filho de Márquez, Rodrigo, disse a Apuleyo que seu pai tem que ver as pessoas para reconhecê-las "porque se não, pela voz, não sabe quem está falando".