[Paulo Ghiraldelli Jr.]

PUBLICADO NA FOLHA DE S. PAULO – TENDÊNCIAS E DEBATES – 11/01/2012

Lula repetiu Vargas, mas com mais sucesso. Nossa democracia atual imita um pouco a de 1945-1964, mas com menos melodrama; o elo entre elas é o swing, a oscilação do “udenismo”. Eu explico.

Após 1945, Vargas procurou se adaptar ao figurino democrático.  Criou dois partidos: o PSD (Partido Social Democrático) e o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro). Inchou o primeiro com funcionários públicos e parte dos setores agrários. No segundo, colocou os sindicalistas e suas bases. Na oposição, ficou a UDN (União Democrática Nacional), que de um ideário liberal inicial passou a ostentar uma única bandeira, a de combate à corrupção. Os termos “udenismo” e “moralismo” tornaram-se sinônimos.

Quando nos anos oitenta o Brasil começou a buscar mais efetivamente o fim do regime militar iniciado em 1964, as oposições ganharam espaço por meio do PMDB e do PT. Ainda que o PT tivesse uma série de propostas, o discurso ético-moral era o seu carro chefe. O PMDB dizia que aquilo não era uma boa política, era apenas um “udenismo” com capa de esquerda.

Com o PT participando da política mais efetivamente, o discurso ético-moral perdeu força. O termo já era um cadáver quando, com o “mensalão” de 2005, o PT não deixou mais nenhuma possibilidade de se apresentar com qualquer discurso moralizador. O PT enterrou seu apelido de “udenista” do modo mais ironicamente possível.

Foi então que uma parte da classe média, justamente a de mentalidade conservadora, agarrou o que já era dela: o discurso moralista, contra a corrupção. Não tendo nenhum partido próprio, esse pessoal se dirigiu para o PSDB, então na oposição. Atônito, o PSDB terminou por aceitá-los e, por isso mesmo, como havia ocorrido com a UDN, acabou se distanciando das parcelas mais amplas da população.

Afinal, após 2005, Lula recolheu os cacos do PT pós-“mensalão” e então realmente começou a governar. Com Mantega à frente, ele colocou na praça os programas de bolsas, o PAC e toda uma política de ampliação do mercado interno, anulando a má herança do governo FHC e, ao mesmo tempo, sabendo aproveitar a estabilidade da moeda, a boa herança de FHC. Lula se tornou então uma quase unanimidade nacional, assumido como um excelente presidente. Digo quase unanimidade, porque o discurso moralista, o “udenismo”, ainda que minoritário e completamente ideológico – talvez até hipócrita – tem lá o seu folêgo. Até porque toda vez que um tal discurso começa a perder gás, a imprensa consegue achar mais um setor corrupto no governo federal.

A classe média conservadora, vendo a sua impotência eleitoral se explicitar nos fracassos do PSDB, vai para a Internet para “fazer política com as próprias mãos”. Despeja na rede um sentimento de impotência e um ódio que, no limite, é anti-político. Nesse tipo de onda, as pessoas começam a querer punições sem o recurso da lei  e sem investigações acuradas, alimentando assim todo um modo autoritário de comportamento.  Para essas pessoas, a democracia passa a ser vista como algo ruim, uma vez que ela parece só dar vitórias ao Lula ou, digamos, aos setores populares. Aliás, esse tipo de ódio não está distante do que sempre existiu no interior do “udenismo”. Eis a minha conclusão, em forma de alerta: não é porque esses setores não possuem porta de quartel para bater que eles não deveriam ser vistos como fomentando algo perigoso.

Paulo Ghiraldelli Jr, filósofo, escritor e professor da UFRRJ, autor de A filosofia como medicina da alma (Editora Manole, 2011)