Filatelia: os despersonalizados
Por Flávio Bittencourt Em: 20/05/2011, às 06H01
[Flávio Bittencourt]
Filatelia: os despersonalizados
Se há os personalizados, sua "antimatéria" são os selos postais despersonalizados.
LEIA, POR FAVOR, NESTE MESMO Entretextos,
O ARTIGO DE BRAÚLIO TAVARES SOBRE O
CONTO INFANTIL DE OSCAR WILDE
INTITULADO O FANTASMA DE CANTERVILLE (1887):
http://www.portalentretextos.com.br/colunas/canta-ares/o-fantasma-de-canterville,176,6200.html
O ERUDITO MARQUÊS DE SADE,
EM DESENHO NO QUAL APARECE
INJUSTAMENTE ENCARCERADO
(http://www.britannica.com/EBchecked/media/111240/Marquis-de-Sade-in-prison-18th-century-line-engraving, onde se lê:
Sade, Marquis de)
SELO PERSONALIZADO, mas o que
está "personalizado" é o da direita,
E A PESSOA É JURÍDICA, ALIÁS
(selo corporativizado):
(http://apaginadavida.blogspot.com/2010/04/crie-seus-proprios-selos-personalizados.html)
APAREÇA VOCÊ TAMBÉM NUM SELO
AUTOPERSONALIZADO!
(http://apaginadavida.blogspot.com/2010/04/crie-seus-proprios-selos-personalizados.html)
"A ANTIMATÉRIA DOS SELOS GIRAFALIZADOS SÃO AS PEÇAS FILATÉLICAS
DESGIRAFALIZADAS"
(COLUNA "Recontando...")
O pássaro SOLDADINHO DO ARARIPE (desenho)
(http://verdejandonoradio.blogspot.com/2011/01/premio-ambientalista-do-ano-edicao-2011.html)
(http://soldadinhodoararipe.blogspot.com/2010/12/projeto-soldadinho-do-araripe-sera.html,
sendo que o passarinho SOLDADINHO DO ARARIPE voa na Chapada do Araripe [A Chapada do Araripe é um planalto localizado na divisa dos estados brasileiros do Ceará, Piauí e Pernambuco. A chapada abriga uma floresta nacional (1946), uma área de proteção ambiental (1997) e um geoparque (2006). (http://pt.wikipedia.org/wiki/Chapada_do_Araripe)])
Soldadinho-do-araripe cortejando a fêmea. (Foto: Ciro Albano)
(http://soldadinhodoararipe.blogspot.com/2010_09_01_archive.html)
Outro animal das cores do soldadinho-do-araripe nas levadas!
(http://soldadinhodoararipe.blogspot.com/2010_09_01_archive.html)
(http://www.flickr.com/photos/almircandido/5493322500/)
"(...) qualquer um pode fazer [MANDAR FAZER] seus próprios selos personalizados... (...)"
(SOMRICARDO,
http://selosdobrasil.forumeiros.com/t1417-selos-personalizados-mais-duvidas)
"(...) tenho como informação que eles não entram na coleção anual (...)"
(IDEM)
"(...) como alguns se parecem com selos já emitidos, é bom conseguir eles com tarjas ou canto de folha. Caracterizando que são mesmo despersonalizados. (...)"
(ODILO,
http://selosdobrasil.forumeiros.com/t1417-selos-personalizados-mais-duvidas)
"SE EXISTEM OS PERSONALIZADOS E OS DESPERSONALIZADOS, TAMBÉM EXISTEM OS SELOS POSTAIS girafalizados, PARA ALEGRIA DE SÉRGIO EDUARDO SAKALL, RESPONSÁVEL PELO FORMIDÁVEL site GIRAFAMANIA!"
(COLUNA "Recontando estórias do domínio público")
"A DICA DE EXPERT - consultei um - É A SEGUINTE:
SE QUISER TER, É MELHOR TER UM personalizado
(não importa qual seja a personalização...), PORQUE,
sempre, PARA UM SELO personalizado SE TRANSFORMAR EM
despersonalizado É SÓ DESTACAR O QUE AO LADO DELE ESTÁ
(não se recomenda fazer-se isso!) E EXISTE A POSSIBILIDADE
DE O despersonalizado NÃO TER VALOR FILATÉLICO, FUTURAMENTE"
(IDEM, ressaltando que se trata de OPINIÃO e não de CERTEZA
o que acima se afirmou)
(http://www.girafamania.com.br/)
HOMENAGEANDO SÉRGIO EDUARDO SAKALL,
QUE AMA AS GIRAFAS E OS SELOS ONDE ELAS
ESTÃO GRAFICAMENTE REPRESENTADAS
(seu grande site apresenta versões em espanhol,
francês e inglês) E AGRADECENDO AOS FOTÓGRAFOS
CIRO ALBANO E ALMIR CÂNDIDO DE ALMEIDA
PELAS EXCELENTES FOTOS DO
PASSARINHO SOLDADINHO DO ARARIPE
(S. E. SAKALL FOTÓGRAFO PROFISSIONAL TAMBÉM É)
20.5.2011 - HÁ SELO PERSONALIZADO COM O PASSARINHO SOLDADINHO DO ARARIPE, COM FOTOGRAFIA DE CIRO ALBANO! - Informa-nos Sérgio Eduardo Sakall, em seu magnífico site GIRAFAMANIA"Selo personalizado comemorativo aos 60 Anos da Floresta Nacional do Araripe – FLONA, com a imagem da ave “soldadinho-do-araripe”, cujo nome científico é Antilophia bokermanni (espécie rara de pássaro identificada em 1997 no Parque do Arajara, só encontrada na FLONA) e logotipo do IBAMA. O pássaro que só ocorre próximo às fontes de água da Chapada do Araripe, entrou para a edição 2000 do Livro Vermelho de Espécies Ameaçadas de Extinção. A obra é publicada pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês). Localizada ao sul no Estado, em pleno Sertão, na região do Cariri, a Chapada do Araripe se encontra na divisa entre Ceará e Pernambuco e é uma reserva ecológica que reúne fontes naturais, grutas e sítios paleontológicos... A ave foi descoberta em 1997, pelo ornitólogo Artur Galileu Coelho, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O trabalho contendo a taxinomia (classificação) do soldadinho-do-araripe foi publicado em 1998 pela Revista Brasileira de Ornitologia (SBO), mesmo ano em que foi batizado por Coelho & Silva. (...)". (SALVEMOS O SOLDADINHO DO ARARIPE, TORNANDO-NOS SOLDADOS-CIVIS DA ECOLOGIA QUE AJUDAM OS SERVIDORES DO IBAMA/MMA A DESENVOLVER SUA MUITO DIGNA ATIVIDADE PROFISSIONAL DE PROTEÇÃO DAS VIDAS PRESENTE E FUTURA - mas não post-mortem - DA FLORA E DA FAUNA BRASILEIRAS!) F. A. L. Bittencourt ([email protected])
(http://www.saviofragoso.com/?cat=21)
O girafólogo Sérgio Eduardo Sakall -
que nos autoriza a transcrever seus
artigos, desde que citados autor e fonte -,
o feliz responsável pelo site GIRAFAMANIA,
explica-nos pacientemente, sobre os:
"SELOS DESPERSONALIZADOS
– O que são selos despersonalizados?
Para quem ainda não ouviu falar deles, “selos-despersonalizados” são os “selos-personalizados” que os Correios estão vendendo sem as vinhetas personalizáveis. Portanto, são os selos personalizados sem as vinhetas.
Uma vez que os Correios disponibilizaram estes selos para venda em forma e preços diferentes dos originais personalizados, entende-se que são novos selos...
Desde que foi lançado o primeiro selo personalizado em 2000, comemorativo aos “500 Anos do Descobrimento do Brasil”, os Correios vinham acumulando folhas com defeitos nas impressões das vinhetas destes selos. Além disso, também as folhas remanescentes dos modelos que deixariam de ser comercializados como personalizados.
No início de 2007 (maio?), resolveram destacar estes selos das vinhetas e colocá-los à venda isoladamente. Estavam criados os selos despersonalizados.
Para efeito de catalogação, estes selos recebem o correspondente código RHM dos comemorativos, acrescidos da letra ‘D’ na frente, desde que tenham sido disponibilizados para venda dessa maneira pelos Correios.
Assim, em 2007, por exemplo, tivemos 13 selos despersonalizados: “500 Anos” (C-2254D), “Festividades” (C-2540D), “Mata Atlântica” (C-2541D), “Grêmio” (C-2542D), “Romance” (C-2558D), “Alianças” (C-2559D), “Gatinhos” (C-2560D), “Guará” (C-2564D), “Brasil” (C-2584D), “Tangará” (C-2596D), “Turismo” (C-2598D), “Boas Festas” (C-2663D) e “Jogos Pan-americanos” (C-2700D).
– Os selos despersonalizados constarão nos suplementos anuais, como?
Segundo consulta de Julio (Filatelia 77) aos dois editores de álbuns, temos os esclarecimentos:
Peter Meyer, editor do Álbum Selos Classic, colocará os selos despersonalizados no suplemento 2007, mas imprimirá folhas exclusivas para eles, ficando a critério de cada colecionador adquirir o suplemento anual com ou sem as folhas dos selos despersonalizados.
Leão Marek, editor do Álbum Selos do Brasil, colocará no suplemento anual os 13 despersonalizados listados acima, ainda os despersonalizados correspondentes aos 2 modelos “Bandeira e Ipê” (horizontal e vertical) e a série de 6 do “Rio de Janeiro”, entendendo que, embora os Correios ainda não estejam vendendo estes 8 selos despersonalizados, o farão em um futuro próximo...
Nota: Não existe programação de lançamentos e os colecionadores tem que procurar regularmente os informativos dos clubes e comerciantes filatélicos, para verificar se foi lançado algum personalizado...
05/05/2006: Selo personalizado comemorativo aos 60 Anos da Floresta Nacional do Araripe – FLONA, com a imagem da ave “soldadinho-do-araripe”, cujo nome científico é Antilophia bokermanni (espécie rara de pássaro identificada em 1997 no Parque do Arajara, só encontrada na FLONA) e logotipo do IBAMA. O pássaro que só ocorre próximo às fontes de água da Chapada do Araripe, entrou para a edição 2000 do Livro Vermelho de Espécies Ameaçadas de Extinção. A obra é publicada pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).
Localizada ao sul no Estado, em pleno Sertão, na região do Cariri, a Chapada do Araripe se encontra na divisa entre Ceará e Pernambuco e é uma reserva ecológica que reúne fontes naturais, grutas e sítios paleontológicos... A ave foi descoberta em 1997, pelo ornitólogo Artur Galileu Coelho, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O trabalho contendo a taxinomia (classificação) do soldadinho-do-araripe foi publicado em 1998 pela Revista Brasileira de Ornitologia (SBO), mesmo ano em que foi batizado por Coelho & Silva.
Foi homenageado Weber C. A. Bokermann (1929-1995) como reconhecimento pelas inúmeras contribuições que ele deu ao conhecimento da fauna brasileira, denominando esta nova espécie como Antilophia bokermanni. “Trata-se de uma espécie endêmica da área da chapada no Ceará”, explicou o pesquisador. A Floresta Nacional do Araripe (FLONA) se estende ainda por Pernambuco e Piauí. Nas regiões dos outros dois Estados, segundo o professor, não há registro, até hoje, da ocorrência dessa espécie.
De acordo com o ornitólogo, a espécie Antilophia bokermanni está em extinção porque é, entre outros pontos, uma ave considerada sensível às alterações ambientais. Apesar de viver em uma área de Reserva Privada do Patrimônio Natural (RPPN), ainda ocorre, na região, o corte indiscriminado de mata. O macho do soldadinho-do-araripe é branco e tem um penacho vermelho na cabeça, que se prolonga até o dorso. A ponta da cauda e as rêmiges, que são as penas usadas para voo, apresentam cores branca e preta. Já as fêmeas têm cor verde-musgo e não apresentam penachos. A ave tem 15 centímetros do bico à cauda.
Espécies:
Antilophia bokermanni – Soldadinho-do-araripe / Araripe Manakin
Antilophia galeata – Soldadinho / Helmeted Manakin
Agradeço a Júlio e Thiago pelas informações e imagens. Também pela bela foto (abaixo) tirada no Parque do Arajara em 27/XII/2005, por Ciro Albano, do site www.birdforum.net
Envelope personalizado com carimbo CBC comemorativo aos 60 Anos da FLONA – localizada em Crato – Ceará (CE). Veja uma página em Girafamania sobre aves brasileiras!
(http://www.girafamania.com.br/introducao/acontece.html)
Sérgio Eduardo Sakall, fotógrafo e girafólogo,
mostra sua coleção de girafas em miniatura
(o grande escritor gaúcho Álvaro Moreyra fazia
coleção de burricos de pano e presenteou-me,
quando eu tinha 6 anos de idade, com um deles -
nas cores marrom e amarelo -, que até hoje guardo
com o máximo cuidado)
(http://www.girafamania.com.br/index/frances_girafamania.htm)
COM A INOVAÇÃO DOS SELOS PERSONALIZADOS E
DESPERSONALIZADOS (já há no Brasil, na França,
em Portugal etc.), surgiu o conceito de ANO COMPLETÍSSIMO,
a diferenciar-se do ANO COMPLETO, como está assinalado
no portal de FILATELIA 77:
|
||
Por quê “Ano Completíssimo“? Porque é o ano completo mesmo, com todas as emissões brasileiras disponibilizadas para venda pelos Correios em 2010: 6 Blocos, 44 Selos Comemorativos e 84 Personalizados (também classificados como comemorativos). Não estão inclusos os selos despersonalizados. |
(http://www.filatelia77.com.br/product_info.php?products_id=83491)